domingo, 30 de setembro de 2012


Desafios de Parnamirim e compromissos dos candidatos

Publicação: 30 de Setembro de 2012 às 00:00

Terceiro maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte, a cidade de Parnamirim 164.975 eleitores. Um crescimento de 7% se comparado com o pleito eleitoral de 2010. Inserido na região da Grande Natal, o município tem  214mil habitantes.
Júnior SantosEducação e desafios do municípios: candidatos do terceiro maior colégio eleitoral do RN apresentam suas propostasEducação e desafios do municípios: candidatos do terceiro maior colégio eleitoral do RN apresentam suas propostas

Nesse pleito municipal quatro candidatos disputam a Prefeitura. O prefeito Maurício Marques é candidato a reeleição pelo PDT. Ele integra a coligação "Vitória da Continuidade", onde estão PRB, PDT ,PT,PMDB, PPS, PSDC, PRTB , PHS ,PMN , PSB ,PRP , PPL , PSD , PC do B , PT do B . O gestor tem como candidata a vice a vereadora Lucinha Tiago (PSD).

O deputado estadual Gilson Moura disputa a Prefeitura pelo PV. Ele é da coligação "Muda Parnamirim", integrada pelos partidos PP , PTB , PSC , PR , DEM , PTC , PV , PSDB , PTN  e tem como vice o atual vice-prefeito Epifânio Bezerra (PR).

José Walter Xavier, conhecido como Camarada Leto, é candidato a prefeito pelo PCB, em chapa puro sangue. Também sem compor coligação, disputa a Prefeitura de Parnamirim João Batista Terto de Holanda, conhecido como Tita Holanda, do PSOL.

No caso de Gilson Moura essa é a terceira vez que ele tenta chegar a Prefeitura Municipal. Na primeira vez entrou na disputa contra o hoje deputado estadual Agnelo Alves. Depois enfrentou nas urnas Maurício Marques, seu atual opositor.

Entre os apoiadores, Moura tem o deputado federal João Maia, os senadores José Agripino Maia e Paulo Davim e os deputados federais Paulo Wagner e Felipe Maia.

No palanque de Gilson Moura está exposto um racha da base do prefeito Maurício Marques. O candidato a vice de Moura, Epifânio Bezerra (PR), é o atual vice-prefeito da gestão. No período pré-eleitoral, o político do PR ainda ensaiou uma candidatura a prefeito, mas terminou por se aliar a coligação do PV.

Já o atual prefeito, depois de ter sido vice-prefeito no segundo mandato de Agnelo Alves (PDT), hoje deputado estadual, e de estar no primeiro mandato como gestor, tenta a reeleição. No palanque dele estão o vice-governador Robinson Faria, o deputado federal Henrique Eduardo Alves, o ministro da Previdência Garibaldi Filho e o deputado estadual Agnelo Alves.

A candidata a vice na chapa de Maurício Marques é a vereadora Lúcia Tiago (PSD). Prestes a encerrar seu primeiro mandato no Legislativo parnamirinense, Lucinha, como é conhecida pela população, busca um novo projeto, aliada do atual gestor municipal.

Outro candidato a prefeito de Parnamirim é o professor João Batista Terto de Holanda, conhecido como professor Tita Holanda, que entrou no pleito para representar o PSOL. Em uma chapa "puro sangue", o candidato a vice é Cleber Anacleto da Silva.

AusênciaO candidato a prefeito de Parnamirim pelo Partido Verde, o deputado estadual Gilson Moura, foi convidado a participar da sabatina da TRIBUNA DO NORTE. No dia 8 de setembro ele chegou a confirmar a gravação da entrevista para as 14h. No dia agendado, através da assessoria, ele desmarcou a entrevista e agendou para o dia 10 de setembro, às 14h30. Poucas horas antes do agendado, a assessoria voltou a telefonar para reportagem e desmarcou a entrevista.

O novo dia ficou sendo 11 de setembro às 14h30. Novamente Gilson Moura desmarcou.

Na última segunda-feira, a TRIBUNA DO NORTE entregou ofício na sede da coordenação de campanha do deputado estadual Gilson Moura. Foram oferecidos dois dias com diversos horários distintos para que ele pudesse fazer a gravação e participar da sabatina. No entanto, o candidato não respondeu.

Pelo reiterado cancelamento das entrevistas, os quais foram alertados ao candidato de que não haveria como remarcar pela terceira vez, a TRIBUNA DO NORTE exibe apenas as sabatinas com o prefeito Maurício Marques e o candidato Tita Holanda.

O quarto prefeitável da cidade é o Camarda Leto, do PCB. No entanto, foi usado o critério de convidar apenas os candidatos cujos partidos têm representação na Câmara dos Deputados, por isso, o PCB não participou da sabatina.

Maurício Marques • PDT

Júnior SantosMaurício Marques, candidato do PDTMaurício Marques, candidato do PDT

Desafios do município 
"Parnamirim hoje cresce com 6 mil habitantes por ano. Isso nos dá uma responsabilidade de ter uma cidade em desenvolvimento para acompanhar a população e o seu crescimento com ações. E as ações que vamos implementar é, principalmente, completar a obra do século. Vamos concluir a obra de saneamento básico que oferece melhor qualidade de vida. Estamos aumentando a população nessa proporção e são necessárias ações voltadas para educação, formação do cidadão do amanhã. Então, com tudo isso, temos um compromisso sério de dar continuidade a 11 anos de um governo que veio para acompanhar o crescimento da cidade. Vamos investir fortemente em educação, em saúde. Vamos pavimentar mais 450 mil metros quadrados de pavimentação, asfalto e paralelepípedo. Isso significa dizer que há um compromisso, um projeto. Eu costumo dizer que não são promessas, são projetos para que a cidade fique 100% drenada e pavimentada. É um compromisso que nós vamos cumprir.  Tem também a questão da habitação. Nós, nesses três anos e poucos meses, tínhamos o compromisso de entregar a população menos favorecida 1.200 unidades habitacionais. Estamos entregando 3.728. Mas independente do processo eleitoral, já temos asseguradas mais 2.600 unidades. Isso é a previsão para o crescimento, para que nós possamos erradicar o déficit habitacional que temos em Parnamrim. Temos dito a pessoas mais próximas, a população. Isso tudo que apresento não são promessas. São compromissos de que nós vamos fazer e continuar o que já fizemos até agora." 

EDUCAÇÃO
"Aqueles opositores estão desinformados. O melhor Ideb do Rio Grande do Norte fica em Parnamirim, na Escola Nossa Senhora da Guia. Mas eu entendo, eles (os opositores) não residem em Parnamirm, não convivem com seu povo, não acompanham a evolução do seu povo. Construímos seis novas escolas, cinco novos centros infantis. E hoje temos 26 escolas municipais e 18 centros infantis. Todos os alunos têm farda, livro, merenda e transporte. Se nós temos o melhor Ideb e eles não sabem. Temos também que fazer jus a quem faz com que sejamos os melhores. Implantamos o Piso Nacional de 1.451, que é para quem trabalha 40 horas, mas em Parnamirm só se trabalha 30 horas, mas eu mantive o mesmo valor do piso de R$ 1.451."



Tita Holanda• PSOL
Júnior SantosTita Holanda, candidato pelo PSOL à prefeitura de ParnamirimTita Holanda, candidato pelo PSOL à prefeitura de Parnamirim

Desafios do município 
"O desafio é grande demais. A falta de políticas públicas durante muitos anos em Parnamirim transformou a cidade em uma área de refugiado, um campo de refugiado. É impressionante o que está acontecendo em Parnamirim. Precisamos criar um conjunto de políticas públicas que transformem Parnamirim, de fato, numa cidade. Esse é o grande desafio. É um desafio importante porque quem conseguir dar resposta positiva ao que está acontecendo nessa cidade ele se credencia a assumir qualquer cargo político nessa nação, inclusive, sem exagerar, de presidente da República. Parnamirim, de fato, se torna uma posição estratégica para quem quer assumir uma posição no Estado e no país. Parnamirm é um mini laboratório. Tudo que você imaginar que ocorre no Brasil, ocorre em Parnamirm em uma área pequena. É um desafio e, ao mesmo tempo, um privilégio você desenvolver um conjunto de políticas públicas para o que acontece na minha cidade. Eu nasci e me criei na cidade e não pode continuar assim. Minhas filhas nasceram lá. Precisamos responder positivamente, criar conjunto de política que consiga atender e responder positivamente as demandas da nossa cidade."

EDUCAÇÃO
"Sou professor há 30 anos, essa é minha praia. O problema mais grave de Parnamirim é educação. Se fizer pesquisa verá que a população responde que o maior problema da cidade é segurança, mas é mesmo educação. Estou absolutamente certo disso. está a resposta no Ideb. Na última gestão houve regressão no índice. O Ministério da Educação investigou 55 escolas em Parnamirim, 12 tiveram índice menor que em 2009. Veja que tivemos regressão em 12 escolas. Somente uma escola que teve índice interessante, mas ainda assim é 6,7. Evidente que está acima da meta do Minsitério da Educação, mas a meta do MEC é tímida, que exige hoje 4,1 para o ensino fundamental 1 e 3,2 para o ensino fundamental 2. Vamos inovar na área de educação. É importante transformar a escola Santos Dumont em Escola da Aeronáutica. Vamos transformar numa escola para militar da aeronáutica. Criar o ensino médio municipal. Vamos fazer o ensino fundamental 1 e 2 de ponta. Temos que dar continuidade a qualidade da educação por isso vamos criar o ensino médio municipal e vamos cobrar do aluno".

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  UMA VEZ Por Virgínia Victorino (1898/ 1967) Ama-se uma vez só. Mais de um amor de nada serve e nada o justifica. Um só amor absolve, santi...