INFÂNCIA
REVÓLVER DE PAU
Em Pedro Avelino a meninada também promovia suas brincadeiras de guerra, incentivadas pelos filmes em preto e branco do Cinema Paroquial, do padre Antas, principalmente dos antigos filmes sobre o oeste americano, com seus caubóis e sua indumentária peculiar, o infalível revólver que nunca necessitava carregar, o chapelão de aba larga, tipo mexicano, que não caía jamais
REVÓLVER DE PAU
Em Pedro Avelino a meninada também promovia suas brincadeiras de guerra, incentivadas pelos filmes em preto e branco do Cinema Paroquial, do padre Antas, principalmente dos antigos filmes sobre o oeste americano, com seus caubóis e sua indumentária peculiar, o infalível revólver que nunca necessitava carregar, o chapelão de aba larga, tipo mexicano, que não caía jamais
e o mais bonito e reluzente cavalo que se possa imaginar, além de índios, cidades fantasmas e o artista principal, que nunca morria.
Como na minha época de infância ainda não eram comuns os brinquedos de plástico, a turma tinha mesmo era que improvisar. Um cabo de vassoura, um talo de carnaúba ou mesmo uma palha de coqueiro substituíam muito bem o fogoso cavalo do herói. O indispensável revólver era feito mesmo de um pedaço de pau roliço. Precisava mais? Claro que não e todo mundo era feliz. A meninada era dividida em grupos e se escondia nos becos e nas esquinas e quando um inimigo avistava outro, acertava o tiro imaginário com o grito de guerra: 'queimano aí!'. Hoje o tiro é outro.
Marcos Calaça, jornalista (UFRN)
Como na minha época de infância ainda não eram comuns os brinquedos de plástico, a turma tinha mesmo era que improvisar. Um cabo de vassoura, um talo de carnaúba ou mesmo uma palha de coqueiro substituíam muito bem o fogoso cavalo do herói. O indispensável revólver era feito mesmo de um pedaço de pau roliço. Precisava mais? Claro que não e todo mundo era feliz. A meninada era dividida em grupos e se escondia nos becos e nas esquinas e quando um inimigo avistava outro, acertava o tiro imaginário com o grito de guerra: 'queimano aí!'. Hoje o tiro é outro.
Marcos Calaça, jornalista (UFRN)
Nenhum comentário:
Postar um comentário