sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Um ateliê para a cultura boêmia

Publicação: 19 de Outubro de 2012 às 00:00

Aos poucos e sempre, o bairro da Ribeira toma as feições desejadas por quem curte seu astral boêmio. E no limiar entre a nostalgia e a contemporaneidade, nasce o Ateliê Bar e Petiscaria, no térreo do prédio pertencente ao artista plástico Flávio Freitas, que entra como parceiro artístico da empreitada capitaneada pelos sócios André Maia e Suze Alves. Na inauguração, hoje (19), a cantora Juliana Menezes, acompanhada por Carlinhos Moreno, desfia repertório bossa nova e outras pérolas da MPB, a partir das 19h.
Aldair DantasO prédio onde funciona o ateliê de Flávio Freitas, desde 2005, é um dos poucos exemplares remanescentes da estética art déco em Natal. Estima-se que tenha sido construído na década de 30.
O prédio onde funciona o ateliê de Flávio Freitas, desde 2005, é um dos poucos exemplares remanescentes da estética art déco em Natal. Estima-se que tenha sido construído na década de 30.

O espaço vai reunir arte, música e dança, entre outros elementos culturais, com uma boa carta de cerveja e petiscos variados. O ateliê do artista Flávio Freitas funciona no mesmo prédio desde 2005. Na noite de inauguração, uma modelo será retratada ao vivo pelo artista. Eventualmente, serão sorteados brindes culturais e haverá exposições de outros artistas.

"Unir gastronomia, bar e arte mantém o esforço que tenho de criar uma atmosfera cultural e ao mesmo tempo traz novas pessoas à Ribeira, além de criar a possibilidade de um novo uso à comunidade", afirma Flávio, que expõe mais de 50 telas no salão principal, onde está ambientada a petiscaria.

O Ateliê Bar e Petiscaria fica localizado na avenida Duque de Caxias, na esquina onde começa a travessa José Alencar Garcia, mesmo beco do conhecido Buraco da Catita. O trecho foi revitalizado em 2008 pela Prefeitura de Natal e hoje apresenta um calçadão com obras de grafite e pinturas nos muros laterais. Na calçada, também haverá mesas, ampliando a capacidade total do lugar para 200 pessoas.

O cardápio do novo bar vai oferecer desde antepastos de berinjela e sardela, do Papilas Gourmet, aos petiscos à base de camarão, filé e frango criados por André Maia, que residiu uma temporada na Irlanda, onde adquiriu experiência na gastronomia. Os petiscos envolvem clássicos da culinária nordestina com uma pitada de criatividade, como camarão ao molho de mostarda de Dijon, dadinhos de tapioca, lula à dorê, quiche de caranguejo e pratos tradicionais, como camarão ao molho de gorgonzola com fritas.

Outro destaque é o acervo de cervejas, que inclui variadas opções de marcas importadas, como Bierland, Bandebargen, Therezópolis, St. Gallen, Quilme, Strella Galicia, além das já conhecidas Skol, Budweiser e Heineken. O ambiente de trabalho de Freitas será aberto eventualmente nas noites de funcionamento do bar. O cliente do bar pode pedir para visitá-lo e será atendido prontamente. Uma boa pedida.

SERVIÇO: ATELIÊ BAR E PETISCARIA - Av. Duque de Caxias, 182. Ri-beira. Inauguração hoje (19), às 19h, com Juliana Menezes e Carli-nhos Moreno. Amanhã, show com Wigder. A casa funcionará às sextas e sábados, a partir das 18h. Aceita cartões Visa e Mastercard.

Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

PELO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA Se Guilherme de Almeida escreveu 'Raça', em 1925, uma obra literária “que tem como tema a gênese da na...