quarta-feira, 14 de novembro de 2012

"De Pé no Chão Também se Aprende a Ler"

 


Acampamentos escolas da Campanha "De Pé no Chão Também se Aprende a Ler", do governo Djalma Maranhão (1915-1971), quando prefeito de Natal-RN (1961-1964). Naquela campanha trabalhavam todos de todos os segmentos religiosos. Para ele, Djalma, o que estava em jogo era a alfabetização. O reporter Ricardo Araújo depõe:

Numa cruzada contra o analfabetismo, os acampamentos escolares iam aonde os analfabetos estavam. Em cada  canto de praia, em cada favela. Naquela época, início dos anos 60,  a disputa nas ruas da capital não era entre gangues, como ocorre hoje em dia, e sim pelo menor índice de analfabetos. Com faixas estendidas de um canto a outro das ruas e vielas, a população vibrava a cada novo alfabetizado. Como se a vitória de um, fizesse parte do esforço de cada morador. Sim, era esta a Natal governada pelo prefeito Djalma Maranhão. Sob palhoças erguidas no chão arenoso dos bairros periféricos, nas ruas de barro, crianças eram alfabetizadas. Afinal de contas, "De Pé no Chão, Também se Aprende a Ler".







Nenhum comentário:

PELO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA Se Guilherme de Almeida escreveu 'Raça', em 1925, uma obra literária “que tem como tema a gênese da na...