sexta-feira, 20 de setembro de 2013

PMDB: Muita encenação e nada de novo

Por Robertocostalima@jornalmetropolitano.com.br

A reunião promovida pelo diretório estadual do PMDB no Rio Grande do Norte, em um hotel de Natal, esta semana, esperada e festejada antecipadamente como um fato político histórico, na verdade, se vista por vários ângulos, não apresentou qualquer novidade. O partido que já se tornou conhecido por suas posições dúbias, continua craque no tudo falar sem nada dizer. Senão vejamos:

O presidente Henrique Eduardo, diante de uma plateia ansiosa que lotou o auditório, disse em seu discurso que o partido já não faz parte do governo Rosalba, sistema que apoiou até a exaustão e que a partir de agora decidiu que apresentará um candidato ao governo, pois, após dez anos sem ter o comando do Estado, está preparado e pronto para retomar o lugar de chefe do poder executivo do Rio Grande do Norte. E, com o olhar fito no primo Garibaldi, sentenciou que dali, daquela mesa, sairá o futuro governador do Estado. Alguma novidade em suas palavras? Não. Repetiu o que todos já sabiam ser sua vontade.

O Ministro e Senador Garibaldi Filho, maior liderança eleitoral do partido e considerado por todos os presentes como a melhor e quase imbatível alternativa para disputar a cadeira ocupada pela hoje adversária Rosalba Ciarlini, emocionado, repetiu que não deseja entrar na batalha e pediu para que os liderados esqueçam seu nome, pois seu tempo já teria passado e devolveu para Henrique a oferta de candidatura. Algo de novo? Não.

O deputado Walter Alves, terceiro líder do clã, cujo nome vem sendo lembrado para a disputa, disse-se candidatíssimo a reconquistar seu mandato como titular na Assembleia Legislativa e num ensaio tríplice, afirmou que o nome ideal para a disputa majoritária é Garibaldi ou Henrique. Ou seja, também choveu no molhado.

Diante de tudo isto e deconectados aplausos de uma plateia misto de euforia e decepção, a se perguntar: o partido tem outro nome fora deste quadrante?  Resposta que não precisa de meditação: Não. Assim, como acreditar que o PMDB apresente candidato a governador, se todos os potenciais candidatos não se dizem aptos a enfrentar a luta? Incoerência, ou apenas ensaio de um jogo de faz de conta. 

 Destoante

Os primos e deputados Henrique Eduardo e Walter Alves falam idiomas diferentes em relação ao pleito do próximo ano. Walter confirma conversas com o vice-governador Robinson Faria a fim de atraí-lo para o partido,onde iria para ser seu candidato a governador. Henrique que é o presidente do partido, disse desconhecer o assunto e considera essa questão "desrespeitosa" a Robinson (e a ele também?).

 
Bloco na rua

A governadora Rosalba Ciarlini, que já decidira semana passada ser candidata à reeleição, resolveu adiantar sua intensão e já começou a botar o bloco na rua. Participou de maratona de visitas no alto oeste em estilo de campanha. Seu esposo e mentor, o chefe da Casa Civil, Carlos Augusto Rosado, vem declarando: "quem pensa que Rosalba está morta, está muito enganado".

 
Teste

O primeiro teste da nova fase do governo na Assembleia Legislativa vai ser a apreciação do novo orçamento do Estado para o próximo ano. O executivo encaminhou proposta reduzindo os gastos do Tribunal de Justiça, do Poder Legislativo, do Ministério Público e do Tribunal de Contas. A matéria promete muita turbulência. 

 
Negativa

O TSE acatou parecer ministerial e negou, na última terça-feira,o direito a "justa causa" ao deputado Betinho Rosado para se desfiliar do DEM. Agora só resta ao parlamentar enfrentar o risco de perder o mandato se realmente pretende disputar às eleições do próximo ano por um novo partido. A interlocutores próximos Betinho tem garantido que este será seu caminho. Caminho, aliás, que poderá leva-lo ao PPou ao PTB.

 

Preferência

A preferência do parlamentar mossoroense é pelo Partido Popular, haja-visto sua estrutura em todo país. O problema é que Betinho diz que ao se filiar ao PP, assumiria o controle da legenda no Rio Grande do Norte "tomando" a sigla do deputado Ricardo Motta e isso representaria um grande problema para o governo do Estado junto à Assembleia Legislativa, cuja relação política já está bastante fragilizada.

 
Filiação

A ex-prefeita de Mossoró, Fafá Rosado se filia na próxima segunda-feira ao PMDB em solenidade que vai acontecer na Câmara de Vereadores. A presença das maiores lideranças do partido no Estado está assegurada, podendo inclusive contar também com nomes do partido no cenário nacional.

 
Próximos

Estão cada vez mais próximos os primos Henrique Eduardo, Garibaldi Filho e Carlos Eduardo Alves. 2014 pode trazer nova configuração entre os três.

 
Região metropolitana

O vereador George Câmara, autor do projeto de criação da região metropolitana de Natal anda falando sozinho sobre o assunto. O edil informa que a cinco meses o comitê da região que discute os problemas comuns da área não se reúne.

 
Defesa

Finalmente surgiu um aliado da governadora Rosalba Ciarlini que resolveu defender a sua candidatura à reeleição. Foi o democrata José Adécio que em discurso na Assembleia Legislativa mostrou pontos positivos do governo e disse que Rosalba Precisa mostrar à sociedade o que tem feito pelo Rio Grande do Norte. 


Voto Aberto

O prefeito de São José do Mibipu, Arlindo Dantas (PMDB) não esconde o voto que pretender dar em 2014, para a chapa majoritária. Só não vota em Wilma de Faria se do outro lado da disputa estiver o senador Garibaldi Filho.


Assu

De Assu, chegam os dados de uma pesquisa realizada pelo instituto Mundial Marketing E Pesquisa entre 05 e 08 passados: na espontânea para o senado: Wilma 54,80% Fatima Bezerra 45,20%. Para Governo Wilma 38,00% João Maia, 10,154, Robinson Faria 9,35% e Rosalba Ciarlini 6,80%. Para a chapa de federal quem despontou foi o empresário Romildo Queiróz com 34,20% na estimulada.

 
Greve

Bancários do Estado entraram ontem, (quinta-feira), em greve por tempo indeterminado. Se esta situação se estender até o final do mês haverá grande problema com a folha do Estado, cujo pagamento vem sendo especulado, que pode correr risco de atraso.

 
Sinal

A Tv Metropolitano que leva seu sinal à Natal e Parnamirim através da Cabo Telecom chegará nos próximos dias também a outras cidades do Estado. Entendimentos neste sentido estão sendo mantidos pela direção da empresa.

 




Nenhum comentário:

ULISSES CALDAS DE AMORIM, se não me engano, era funcionário do DNOCS, escritório de Assu. Era meu parente e cheguei ainda a conhecê-lo. Pois...