5 DE OUTUBRO
DIA DO PROFESSOR
HISTÓRIA
1827 – Implantada a primeira cadeira de latim em Assu pelo professor Francisco Emiliano Pereira. As mais antigas cadeiras de latim foram pela ordem: 1ª Natal (1731), 2ª Assu (1827), 3ª Caicó (1832).
1829/43 – O Professor José Felix de Espírito Santo implanta a primeira cadeira primária. Passando a ser a primeira escola e o primeiro professor primário da história do Assu.
1834/43 – A professora Maria Joaquina Ezequiel da Trindade mantém uma escola primária, sendo a primeira professora primária da história do Assu.
1843/66 – O Padre e professor Francisco Theodósio de Seixas Bailon mantém uma cadeira de latim em Assu.
1855/66 – A Professora Francisca Germina das Chagas Cavalcante, mantém, neste período, uma Cadeira Primária em Assu.
* Diversas outras escolas primarias surgiram no Assu até a implantação do Grupo Escolar do Assu. Depois, recebeu o nome de um dos professores idealizadores da ideia, José Correia.
* Diversas outras escolas primarias surgiram no Assu até a implantação do Grupo Escolar do Assu. Depois, recebeu o nome de um dos professores idealizadores da ideia, José Correia.
1911 - No Grupo Escolar Tenente Coronel José Correia - primeiro estabelecimento de ensino do Assu e do interior do Estado - se destacaram abnegados mestres. Dentre estes a professora Carolina Wanderley que anos após veio a pertencer a Academia Norte-Rio-Grandense de Letras.
Carolina Wanderley |
1958/63 – A professora Maria Olímpia Neves de Oliveira assume uma vaga na Câmara Municipal do Assu. A mesma professora e vereadora foi eleita a primeira mulher Prefeita do Assu tendo assumido de 31 de março de 1963 a 31 de janeiro de 1969.
Maria Olímpia - Maroquinha |
Sinhazinha Wanderley |
* Das 06 vereadoras eleitas do Assu (até hoje) 03 delas eram professoras: Maria Olímpia Neves de Oliveira - Maroquinha, Maria da Glória Ferreira Pessoa - Dona Glorinha e Mariza Cardoso Pinto.
Maria da Glória Ferreira Pessoa
Mariza Cardoso Pinto
* O primeiro divórcio da Comarca do Assu e do Rio Grande do Norte foi requerido pelaprofessora Maria Willima Barbosa (1977 e homologado em 1978).
* Centenas de professores (as) se destacaram em Assu, sobretudo na poesia, na literatura e no jornalismo.
PARABÉNS A TODOS OS PROFESSORES E PROFESSORAS DO ASSU E REGIÃO.
Fonte: Assu Gente Natureza e História - Celso da Silveira;
Assu da Minha Meninice - Francisco Amorim.
Assu dos Janduís ao Sesquicentenário - Ivan Pinheiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário