segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Maior cuidado com saúde bucal na terceira idade

Postado por: Equipe Terceira Idade | Em: Vivendo com Saúde


http://www.aterceiraidade.com
Post2 Face Sorriso_300x223px
A saúde bucal ainda é bastante negligenciada no Brasil, conforme afirmam especialistas da área, porém, recentemente, tem aumentado a preocupação com cuidados preventivos e com tratamentos, que estão mais modernos e menos invasivos, também para os problemas comuns à terceira idade.
Da mesma maneira que tem aumentado os cuidados preventivos, pela terceira idade, com a saúde de modo geral, há recentemente uma maior preocupação entre aqueles que já passaram dos 60 anos em cuidar da saúde bucal, muito negligenciada até pouco tempo atrás. Além da cárie dental, as doenças periodontais (na gengiva) e a necessidade de próteses são alguns dos problemas mais comuns em idosos.
A cirurgiã Dentista Hericka Caldas, do consultório CH Odontologia em São Paulo, listou cinco itens relacionados à saúde bucal na terceira idade que merecem atenção especial:
1- Higiene adequada. O ideal é uma escovação sem muita pressão, para não machucar a gengiva e desgastar os dentes. Fazer uso frequente do fio dental, nunca se esquecendo dele na escovação noturna.
2- A importância da presença dos dentes,pois a sua ausência pode acarretar má mastigação e, consequentemente, uma má digestão, o que pode causar aumento de produção de ácido gástrico para digerir os alimentos que não foram mastigados na boca.
3- Uma boa adaptação de próteses,pois caso estejam mal adaptadas podem causar lesões que, por sua vez, podem levar até ao aparecimento de tumores cancerígenos.
4- Hoje, os implantes podem ser feitos em pessoas com mais de 70 anos, pela segurança do procedimentos(desde que a saúde do paciente não restrinja o procedimento). Com o avanço da tecnologia em várias áreas da odontologia, os implantes não ficaram atrás. Os implantes feitos de titânio são mais compatíveis biologicamente, evitando os altos índices de rejeições. E as técnicas mais modernas são menos invasivas e traumáticas.
5- Aparelho ortodôntico não é mais somente para crianças e adolescentes. Na ortodontia, desde que os pacientes tenham uma boa estrutura óssea, utilização de aparelho não é contraindicada, e auxilia no alinhamento e posicionamento, ajudando a criar espaços necessários para uma futura instalação de implante.
Vamos aproveitar essas dicas e cuidar de nossa saúde bucal e sorrir ainda mais pra vida.


Nenhum comentário: