“Alguns consumidores tem até seis débitos cadastrados, porém 48% têm dívidas até R$ 100", diz CDL Natal
A chegada do fim de ano e do 13º salário para muitos serão período de quitar as dívidas acumuladas para voltar ao poder de compra dos presentes no comércio para o Natal e Ano Novo. Pensando em incentivar o consumidor a “limpar o nome”, o Procon Natal, em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Natal) lançaram a campanha “Natal Sem Dívidas”.
O diretor do Procon Natal, Kleber Fernandes destacou que a campanha está valendo até o dia 6 de dezembro com os consumidores indo até a sede do Procon Natal levando RG, CPF, comprovante de renda e residência. “Vamos fazer o trabalho de intermediação entre o consumidor e o credor, identificando o perfil financeiro e a melhor forma de negociação da dívida”, disse Kleber.
Após o cadastro no Procon Natal, haverá o período das audiências de negociação entre 9 e 13 de dezembro na sede da CDL Natal. Segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), cerca de 101 mil natalenses estão negativados, em uma soma de mais de 240 mil registros. “Alguns consumidores tem até seis débitos cadastrados, porém 48% têm dívidas até R$ 100, e nesse período da campanha poderá renegociar seus débitos e voltar a ter crédito no mercado”, explicou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal, Amauri Fonseca.
Mais de 30 empresas e instituições já aderiram à campanha que pretende estimular o consumo consciente no fim de ano, a partir do momento do pagamento da primeira parcela da dívida, o consumidor tem seu nome retirado do cadastro de negativados. O público feminino responde por 51% da inadimplência em Natal e 34% dos devedores têm entre 50 e 64 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário