quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

ALUGUEL IRRISÓRIO

Uma estória de Theodorico

Theodorico Bezerra (1903-1994) foi um influente político brasileiro, natural de Santa Cruz/RN, proprietário rural no município de Tangará – Fazenda Uirapuru. Figura espirituosa. As suas citações sábias, os seus conceitos, as suas estórias pitorescas, os seus ensinamentos são incontáveis e estão catalogadas no dicionário folclórico potiguar. Por sinal, a TV Globo, no início dos anos setenta, produziu um documentário sobre ele intitulado de Theodorico, o Imperador do sertão, que foi um sucesso no país inteiro. Theodorico foi deputado estadual por várias legislaturas pelo PSD e por outras agremiações partidárias, além de grande pecuarista e hoteleiro. Ele teve o privilégio de gozar intimamente da amizade de Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, dentre outros da política brasileira. Ele chegou a lançar-se com o apoio de JK, candidato ao governo da terra potiguar (Theodorico 65, era a sua logomarca de campanha). Pois bem, em Natal, Theodorico era o locatário de um imóvel de propriedade do Governo do Estado, no bairro da Ribeira, onde atualmente funciona o Poder Judiciário de Pequenas Causas, onde ele explorava um hotel denominado de Grande Hotel que chegou a ser o melhor, nos anos quarenta (época da Segunda Grande Guerra) e cinquenta, de Natal. Ele era amado e odiado também pelos seus adversários políticos que propagavam que ele pagava a título de locação do referido imóvel, um valor irrisório. Certo dia, alguém lhe perguntou: Major Theodorico (título que ele tinha da Guarda Nacional e como era mais conhecido), quanto o senhor paga pelo aluguel do prédio onde funcional o Grande Hotel: Foi taxativo e matreiro: Eu pago o valor que o governo do estado me cobra. E papo encerrado. 

Em tempo: Certa vez, Theodorico mesmo com aquela toda sua sabedoria, fora infeliz quando o poeta matuto do Assu já consagrado nacionalmente chamado Renato Caldas ofereceu a ele, Theodorico, um livro de sua autoria intitulado de "Fulô do Mato". Como agradecimento, Theodorico chamou Renato de Vagabundo. Renato, calado ficou, não guardou mágoas, nem ressentimentos, porém não esqueceu. Dias depois daquele ocorrido, escreveu:

Eu conheci Theodorico,
Quando lavava penico
No hotel de dona Danona.
Hoje é rico, é potentado.
É major, é deputado.
Oh sorte velha sacana!

Fernando Caldas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DELÍRIO Por que é que nós vivemos tão distantes, Si estamos neste sonho todo incerto: - Eu ao teu lado em pulsações vibrantes, E tu, long...