sexta-feira, 21 de agosto de 2020

COMO SURGIU O RELÓGIO DO ALECRIM?

Já era hora de falar deste importante símbolo de Natal: o relógio do Alecrim. Muita gente não sabe como ele foi parar ali e se tornou um importante símbolo pra o bairro.

Isso porque ele é o maior ponto de referência para frequentadores do comércio do Alecrim desde o ano de 1966, este que pode ser confuso pra muita gente.

Praça Gentil Ferreira (Alecrim) no século passado. Foto extraída do site: brechando.com

E falando dos anos 60, foi em 1966 que o Rotary Club do Alecrim deu o relógio de presente a praça Gentil Ferreira (ou praça do Relógio), que fica no famoso cruzamento das avenidas Amaro Barreto e Presidente Bandeira.

Mas por que o presente? Vou explicar, e olha que interessante, o Rotary Club tinha como objetivo prestar um serviço a uma população que na época não tinha condições de comprar um relógio, e acreditem, muita gente era assim.

Até hoje o Relógio do Alecrim é referência para mais de 90% das pessoas que passam pelo local: “sabe o relógio? pronto, uma rua depois!”.

Foto do Relógio do Alecrim (Praça Gentil Ferreira), nos anos 70. Foto: facebook.com/natalcomoteamo

O relógio permaneceu do jeitinho que tá na foto acima até 2011, quando, após 45 anos de uso, o Rotary Club o trocou por um novo, que é o que está hoje (foto abaixo), em comemoração ao centenário o bairro do Alecrim.

Assim ele ficou com a aparência que está hoje, só não mudaram as propagandas agregadas.

Foto do Relógio do Alecrim (Praça Gentil Ferreira) em dias atuais. Foto: Victor Hugo Azevedo, em https://ensinofotecufrn.wordpress.com

Gostou? Compartilhe e espalhe conhecimento para seus amigos!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O INTELIGENTE E O SABIDO

Há duas categorias de pessoas que, sobretudo no Rio Grande do Norte, merecem um debruçamento maior, uma atenção mais atenta, um enfoque mais...