sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Maria Olímpia Neves de Oliveira ou "Maroquinha" como era chamada carinhosamente, se viva fosse estaria completando hoje, 18, cem anos de idade. Além de ter sido a primeira mulher a se eleger vereador, foi também a primeira mulher a se eleger prefeito do município do Assu, pelo então PSD, administrando a terra assuense entre 1963 a 1968. Antes, porém Maria Olímpia fora aluna do Colégio Nossa Senhora das Vitórias (Colégio das Freiras), professora no Grupo Escolar Cel. José Correia e participou ativamente da vida social, cultural e política da terra assuense. Em fins dos anos sessenta ou início de setanta ela regressou ao Rio de Janeiro, para trabalhar no INDA atual INCRA (Institututo de colonização e reforma agrária), a convite do ex-senador e ex-prefeito de Mossoró, Dix-Zuit Rosado. Tranferida para Brasilia, onde se aposentou aos setenta anos de idade, Maria Olímpia viveu os últimos dias de sua vida. O seu nome, o que ela representou, honra e dignifica a cidade do Assu. Ela, Maroquinha, era minha vizinha e com ela convivi no meu tempo de adolescente.

Na fotografia abaixo, Maria Olimpia ladeada pelo presidente da República Humberto de Alencar Castelo Branco, num encontro de prefeitos da América Latina, 1965. Fica o registro.

Fernando Caldas
A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas em pé

Nenhum comentário:

MANOEL CALIXTO CHEIO DE GRAÇA E quem não se lembra de Manoel Calixto Dantas também chamado de "Manoel do Lanche?" Era um dos nosso...