sexta-feira, 27 de agosto de 2021

 


Pra São Rafael, Itajá e Ipanguaçu
Ela oferece passagem
E aqui eu presto homenagem
A ponte do Rio-Açu.
Ligando Assu a Jucurutú
Ligando Campo Grande a Macau
Ligando Mossoró a Natal
Se essa ligação for por terra
A ponte Felipe Guerra
Está um lindo Cartão Postal.

(Chagas Matias)



Se a distância falasse só ela saberia dizer o quando dói uma saudade.

Elizabethe Alves

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

O mar de Cotovelo (Por Paulo Caldas Neto) Fonte: Portal Grande Ponto


24/08/2021

Em algumas das manhãsde domingo, sempre que minha esposa vem para Natal, em período de férias, costumamos excursionar os quatro cantos do litoral potiguar sem poupar, muitas vezes, esforços para provar um pouco de sua gastronomia. Saindo de Natal e antes parando para curtir a simplicidade da feirinha de artesanato de Ponta Negra, onde decidimos comprar iguarias da cultura local, a fim de presentearmos conhecidos de outro estado da federação, seguimos o caminho do verão: as praias do litoral sul. Nenhuma discriminação para com as do litoral norte. É que, de onde residimos, as praias da zona sul acabam sendo mais próximas, facilitando muito o nosso percurso.

Mais precisamente na manhã deste domingo, dia 01, como nós dois dormimos até tarde e, ainda assim, ela também não havia tido uma boa noite de sono, resolvemos tomar um café da manhã não tão reforçado para que tivéssemos fome para o almoço, que já se aproximava. Saímos às 10h20min. Um horário não muito apropriado para quem deseja desfrutar intensamente as belezas do litoral do RN. O normal é levantar-se cedo. Assim, aproveita-se melhor o turno matutino, especialmente o curto intervalo de tempo entre 8h30min e 10h00min, quando, na opinião dos dermatologistas, os raios de sol não são prejudiciais à epiderme, evitando-se, com isso, doenças como o câncer de pele. Nossa sorte é que não nos expusemos ao forte sol de dezembro, o qual já prenunciava a alta estação do mês de janeiro do ano que entra, ansiosamente esperada por todos, em função das férias e dos frequentes banhos de mar dos veranistas.

Não estando minha companheira bem-disposta a altas caminhadas, fossem a pé, fossem de carro, estacionamos o meu Fox em Cotovelo, uma das praias que servem de acesso à praia de Pirangi, uma das mais badaladas da zona sul. Como o bar Barramares estava lotado, e o atendimento deixa a desejar em matéria de celeridade, optamos pelo restaurante Falésias por ser menos agitado e o atendimento eficiente. Em compensação, os preços dos pratos são salgados. Almoçamos uma peixada brasileira e bebemos suco de laranja gelado, porque o ambiente e a sua temperatura exigiam algo bem refrescante. De onde estávamos, o que impressiona é o mar, toda a enseada. Mesmo sendo meio caminho andado, assim como a Praia dos Artistas, vulgo Praia do Meio, localizada em plena a urbanidade de Natal e servindo de acesso a duas outras – a do Forte dos Reis Magos e a de Areia Preta –, Cotovelo possui Resorts, casas de veraneio ainda bem conservadas, embora seu entretenimento noturno seja fraco, sem a estrutura de grandes estabelecimentos que atraiam a juventude potiguar com bastante entusiasmo. Geralmente, os jovens costumam atravessá-la para ir a Pirangi, cujos empreendimentos oferecem uma ampla e diversificada culinária, bem como inúmeros pontos turísticos, estrategicamente explorados pelo ramo empresarial, a começar pelo grande Cajueiro.

 Sentado em frente ao mar de Cotovelo, pois havíamos pedido ao garçom uma mesa próxima a algo que fizesse sombra, pude sentir a brisa me beijando, seduzindo-me lentamente, que, por um segundo, pensei que estivesse incorrendo em adultério. E logo ali, com a minha esposa ao lado. Que insensatez! Ainda bem que foi só a brisa! Mas o mar! O mar e a sua poética! Ele realmente é sedutor, lírico… Inspirador de poetas, compositores, ultrapassa milênios mantendo aquilo que é de mais belo, titânico e misterioso. Vê-se toda a imensidão do mar de Cotovelo que sensibiliza os olhares apaixonados! Uma boa quantidade de banhistas é vista compartilhando suas delícias com o mar, e este tentando acolher e banhar as pessoas com suas águas espumosas numa espécie de ritual, salgando e renovando os corpos que dali retornam à orla. Meu olhar recebe a hipnose de todo um espetáculo que se desenvolve em sua beleza natural. Um misto de paz e candura me leva de volta ao passado. E ao testemunhar o que a natureza faz, minhas lembranças me transportam às manhãs e às tardes de domingo da década de 80. Ainda criança, só conhecia o mar das praias urbanas anteriormente citadas. A família, vez ou outra, gostava de explorar novos paraísos litorâneos, e eu adorava. Vêm-me os versos da canção de Roberto e Erasmo:

 Eu me lembro com saudade o tempo que passou.

O tempo passa tão depressa, mas em mim deixou

Jovens tardes de domingo, tantas alegrias,

Velhos tempos, belos dias.

[…]

Hoje os meus domingos são doces recordações

Daquelas tardes de guitarra, sonhos e emoções.

O que foi felicidade

Me mata agora de saudade.

Velhos tempos, belos dias.

Jovens tardes de domingo!…

 Olhos quase marejados diante do mar de Cotovelo. Escondo uma lágrima da minha mulher. Escondo até o meu saudosismo. Sou assim. O mar de Cotovelo me trouxe uma parte de mim, um passado feliz. Pois é! Um passado no qual eu era feliz e não sabia.

Por Paulo Caldas Neto

Fonte: Portal Grande Ponto

https://www.grande/ponto.com.brblog

Pode ser uma imagem de texto que diz "IV CAMPEONATO MUNDIAL DE FOOTBALL ECBDE ESTADIO MUNICIPAL RIO DE JANEIRO CAMAROTE 2307 6 6a00 Setor XVIII №O INGRESSO PARA 5 (cinco) Pessoas Preço :Cr$ 600,00 ENTRADA RUA DERBY CLUB"

 RELEMBRANDO MOSSORÓ-RN ®

Lindomarcos Faustino 
Administrador
Castelinho, que ficava entre as Ruas Mário Negócio com Almino Afonso, Centro de Mossoró
Pode ser uma imagem de rua

Açu Ontem - Assú Hoje

Rua Ulisses Caldas


O Caminho de Moisés, Alagoas - Brasil. Só quando a maré está muito baixa, fica a descoberto o famoso ′′ Caminho de Moisés ′′ localizado na praia de Barra Grande, no estado de Alagoas



quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, sentada, calçados e área interna

SBT 
Hoje pela manhã um funcionário meu me perguntou qual minha roupa mais cara, eu respondi: "Minha roupa mais cara é esse par de sapatos." então ele disse: " custou quanto, 20mil reais? eu respondi: "não, custou R$60,00 na 25 de Março. Ele sorriu não acreditando, então eu perguntei a ele quanto custou aquele tênis que ele estava, envergonhado ele disse que pagou 1.500,00 em 10x de 150,00. Sabe, na vida sou muito criticado, mas vejo muito pobre gastando tudo o que tem para fingir ser o que não é, em vez de eu gastar 1.500,00 em um sapato, eu prefiro pagar 60,00 e dar o resto dos 1.500,00 aos necessitados e ser quem eu sou, um homem rico que vive com pouco para dar tudo o que me sobra aos mais pobres, porque isso Jesus me ensinou e assim serei sempre. Senor Abravanel Silvio Santos

Morre Antônio Câmara, ex-deputado federal e ex-presidente do TCE-RN



Faleceu na manhã desta quarta-feira(25 de agosto), o advogado Antônio Severiano da Câmara Filho, ex-deputado estadual, ex-deputado federal pelo RN e ex-presidente do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte(TCE-RN). Antônio Câmara faleceu em decorrência de um câncer, aos 83 anos de idade. Deixa viúva a senhora Marli Alecrim, com a qual teve quatro filhos: Ana Cláudia, Ana Amélia, Marjorie e Sérgio Câmara.

Toinho, como era conhecido pelos mais próximos, nasceu na cidade de Baixa Verde, atual João Câmara, no Agreste Potiguar, em 13 de junho de 1938. Por tradição familiar, entrou na política de forma quase natural, atuando em órgãos como a Sudene e também em sistemas de cooperativas. Ao longo da vida, cultivou valores como simplicidade, compromisso e tolerância. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. 

O ingresso na política partidária se deu em 1966, como consequência de alguns fatores: os contatos permanentes com os homens do campo; carisma pessoal e tradição familiar (sobrinho do senador João Câmara e filho do ex-prefeito de Touros, Antônio Severiano da Câmara), além da simpatia demonstrada pelo governador Walfredo Gurgel, que ajudou na sua candidatura a deputado estadual.

Foi eleito deputado estadual, aos 28 anos, pela Aliança Renovadora Nacional (ARENA), com 4.347 votos, atuando na legislatura 1967-1971. Em seguida, mudou para o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) como reação à cassação de Aluizio Alves, em 1969. Foi reeleito deputado estadual por mais três legislaturas: 1970(com 6.630 votos), 1974(com 8.565 votos) e 1978(com 10.840 votos). 

Em 1982 foi eleito deputado federal  pelo PMDB, conquistando 39.855 votos. Reelegendo-se no pleito de 1986, com 38.837 sufrágios. Em seu último mandato eletivo, concluído em 1990, teve a honra de ser deputado constituinte(1988). 

Em 1990, foi convidado pelo então governador José Agripino Maia a ocupar uma vaga no TCE. Ele atuou como membro da Corte de Contas por 19 anos, entre 1991 e 2000, sendo presidente no biênio 1997-1998.

*Com informações do TCE-RN e Blog Fatos do RN.
 
 https://portalfatosdorn.blogspot.com/
 

O burro disse ao tigre: - "A grama é azul". O tigre respondeu: - ′′ Não, a grama é verde ". A discussão aqueceu, e os dois decidiram submetê-lo a uma arbitragem, e para isso concorreram perante o leão, o Rei da Selva. Já antes de chegar à clareira da floresta, onde o leão estava sentado em seu trono, o burro começou a gritar: - ′′ Sua Alteza, é verdade que a grama é azul?". O leão respondeu: - ′′ Certo, a grama é azul ". O burro se apressou e continuou: - ′′ O tigre discorda de mim e me contradiz e incomoda, por favor, castigue-o ". O rei então declarou: - ′′ O tigre será punido com 5 anos de silêncio ". O burro pulou alegremente e seguiu seu caminho, contente e repetindo: - ′′ A grama é azul "... O tigre aceitou sua punição, mas antes perguntou ao leão: - ′′ Vossa Majestade, por que me castigou? Afinal a relva é verde ". O leão respondeu - ′′ Na verdade, a grama é verde ". O tigre perguntou: - ′′ Então, por que você me pune?".

O leão respondeu: - ′′ Isso não tem nada a ver com a pergunta de se a grama é azul ou verde. O castigo acontece porque não é possível que uma criatura corajosa e inteligente como você perca tempo discutindo com um burro, e ainda por cima venha me incomodar com essa pergunta ". A pior perda de tempo é discutir com o tolo que não se importa com a verdade ou realidade, mas apenas com a vitória de suas crenças e ilusões. 
 
Jamais perca tempo em discussões que não fazem sentido... Há pessoas que, por muitas evidências e provas que lhes apresentamos, não estão na capacidade de compreender, e outras estão cegas pelo ego, ódio e ressentimento, e a única coisa que desejam ter é razão mesmo que não tenham. Quando a ignorância grita, a inteligência cala. Sua paz e tranquilidade valem mais. Bom dia, bom início de semana para você e sua família!!!
 
(Da Linha do Tempo/Face de Laurita Silveira)

domingo, 22 de agosto de 2021

Aos maus, Senhor, porque aos bons os que procuro ver....

Senhor, eu conheço tanto da maldade, tanta maldade

Que é debalde e que é inútil

Que eu procuro me esquecer...


João Lins Caldas, poeta assuense

 


sábado, 21 de agosto de 2021

 

A porta “pega-gordo” do mosteiro de Alcobaça, em Portugal. Lá os monges eram obrigados a buscar sua própria comida na cozinha, mas o problema é que a largura da entrada era de apenas 32 centímetros, ou seja, se o monge não conseguisse passar, ele deveria ficar sem comida até emagrecer o bastante para caber ali. Dessa forma, eles evitavam que os moradores do mosteiro ficassem obesos, já que a gula é considerada um dos pecados capitais para eles.



 Lucílio Filho Barbalho Cici está em Assu Terra Dos Poetas.

Assú, seu povo e sua história. O açude do mendubim nos anos 70, foi o principal refúgio dos jovens de nossa cidade em busca de lazer aquático e uma cachaça das boas. A empresa Bom Jesus era quem fazia o percurso aos domingos. Aqui o registro dos jovens boêmios na pedra do Mendubim; Altair, Gilmar Rodrigues, Sérgio Mário, Duda, Bonifácio, Sá José e o motorista do ônibus, o cabeludo, Gilmar do acordeon.

Arquivo e informações: José Duda.



 RELEMBRANDO MOSSORÓ-RN ®

Lindomarcos Faustino 16 h 
Túmulo de José Leite de Santana, vulgo Jararaca, membro do bando de Lampião, morto em 1927 quando o bando entrou na cidade. O túmulo mais visitado no dia de finado, situado no Cemitério São Sebastião, em Mossoró



De:  Assu Antigo E QUEM SE LEMBRA DA FORMAÇÃO DO GRUPO DOS 11, DO ASSU Era 1963, tempo efervescebte no Brasil, o presidente João Goulart (Ja...