São Paulo 2012: Novo Clio e Fluence GT são as apostas da Renault
24/10/2012 15:00 -
Fotos: Rodrigo Machado/CZN e Divulgação
Hatch é
reestilizado para o mercado brasileiro e sedã ganha motor
turbo
por Raphael
Panaro
MotorDream
A 27ª edição do Salão Internacional do
Automóvel em São Paulo abre nesta quarta-feira (24) ao público. E o grande
destaque da Renault é o Clio 2013. Já que o Brasil não receberá a quarta geração
do hatch que foi apresentada no Salão de Paris recentemente, os brasileiros
terão que se contentar apenas com uma reestilização. O carro visto como popular
para a marca francesa, teve a frente modificada, com adoção de novos faróis,
para-choques, capô e entradas de ar. Uma grade estreita liga um farol a outro e
converge para o centro. Abaixo, uma grande tomada de ar em formato trapezoidal
dá um toque de agressividade ao modelo. Na traseira, foi incorporado um
aerofólio com brake-light. As lanternas, no formato ligeiramente triangular têm
as luzes com nova disposição. A tampa do porta-malas ganhou dois vincos
horizontais, que partem das lanternas em direção ao centro. O motor 1.0 de 80
cavalos ganhou etiqueta A do Inmetro em economia de combustível.
No interior, o quadro de instrumentos é novo, com
marcadores de nível de combustível e temperatura do líquido de arrefecimento
digitais, além do computador de bordo. Um dos diferenciais da linha 2013 do Novo
Clio é que o veículo pode ser personalizado interna e externamente para ficar ao
estilo do proprietário. São quatro kits de personalização disponíveis, sendo
três para o exterior: Sport, Look e Adesivos (com faixas esportivas ou desenho
geométrico); e um para o interior: Kit Estilo.
Outro destaque presente no estande
da marca é o Fluence GT, que traz a assinatura Renault Sport – divisão
responsável pela preparação de modelos esportivos da marca –, tem motor 2.0 16V
de 180 cv de potência. Graças ao turbo “twin-scroll”, compacto e de última
geração, quase 80% da força já está disponível a partir de 1.500 rpm. E o torque
máximo de 30,6 kgfm aparece logo aos 2.250 rpm. Assim, o Fluence GT é o modelo
com maior torque da categoria. A aceleração de 0 a 100 km/h leva 8,0 segundos e
a velocidade máxima é de 220 km/h. O visual é quase o mesmo do sedã
convencional. Os diferenciais da versão turbo ficam por conta das rodas de 17
polegadas com design exclusivo, aerofólio, saias dianteira, traseira e laterais,
além de retrovisores e maçanetas na cor “Dark Metal”.
Por dentro, painel digital, pedaleiras de
alumínio, soleiras nas portas com a inscrição “Renault Sport”, novo interior na
cor preta com detalhes em preto brilhante, além de costuras em vermelho nos
bancos esportivos, volante e manopla são os diferenciais no acabamento interno
do Fluence GT.
Além das duas novidades, a
Renault expõe também a série especial do Duster, chamada de "Tech Road" com um
sistema multimídia Media Nav integrado ao painel com tela de sete polegadas e
GPS, rádio e Bluetooth. O Sandero e o Logan que tem o mesmo Media Nav como
inovação também marcam presença, além do Sandero GT Line, recentemente lançado.
A Renault mostra ainda para o público brasileiro dois modelos elétricos: o
Fluence Z.E. e o Twizy. Os dois já são vendidos na Europa e fazem parte da
estratégia mundial da marca de veículos com zero emissão de poluentes e já foram
mostrados por aqui na Convenção sobre Sustentabilidade, a Rio+20. Um carro de
Fórmula 1 da Red Bull Racing, que usa motores Renault, também é destaque no
evento paulista.
Ainda na área dos esportivos, está o lendário Willys
Interlagos, primeiro carro esportivo fabricado no País, que despertou a cobiça
de quem era jovem na década de 60 e hoje arranca suspiros dos admiradores de
automóveis antigos. Este modelo foi fabricado a partir de 1961 pela Willys
Overland – que obteve na época a licença da Renault – inspirado no Renault
Alpine, comercializado na Europa.
Veja mais:
Salão de São Paulo vai refletir o bom momento do mercado brasileiro
Veja
também: Novo
Sandero será o carro mais barato vendido no Reino Unido
Fonte: Bol