segunda-feira, 15 de junho de 2009

LEMBRANDO JOÃO MACAÍBA

Macaíba era soldador de profissão, tocador de cavaquinho e dava-se o gosto de fazer versos. Lembro-me dele (ele faleceu, salvo engano, há uns quinze anos atrás) nos anos sessenta tocando nas serestas realizadas no bar Beira Sesp , que marcou uma época no Assu. Pois bem, recebi de Chagas Matias (que é declamador e admirador dos poetas assuenses, irmão do poeta Ynamá Matias), uns versos do poeta Macaíba, que diz assim:

Chegando ao cemitério,
Bem triste fiquei pensando,
Fui também observando
Que a vida é um mistério.

Quem tinha tanto império,
Tem sua vida acabada,
Pisei numa cruz quebrada
Bem em cima de uma cova,
Aquilo serviu de prova,
Que o pecador não é nada.

Ao chegar ao corpo santo,
eu vi a cada jasigo,
Nome de poetas amigos,
A quem pude lembrar tanto.

Não pude enchugar meu pranto,
De lágrimas sentimentais,
São momentos naturais,
E coisas que são concretas,
Ir a cova dos poetas,
Que foram e não voltam mais.

Quando eu for esta viagem,
Meu povo, não seja ingrato,
Me botem junto a Renato
Ou a manoel de Bobagem,

Me prestem esta homenagem,
Já que fui um João Ninguém
E na cruz o nome que tem
Só um "P" aparecendo,
Pra alguém sair dizendo,
João foi poeta também.

blogdofernandocaldas.blogspot.com

Um comentário:

  1. Valeu grande Fanfa! voce publicou JOAO MACAIBA, vamos publicar mais este: Certa vez numa bebedeira nas barracas do rio açu, ao olhar aquelas garotas deitadas so de biquini nas areias, se bronzeando, o grande Barrinho deu este mote a Macaiba:

    Ou rapaz, TANTO TABACO NO RIO E EU COM O NARIZ ENTOPIDO.
    Macaiba Glosou:

    Ninguem aquece o meu frio,
    Ninguem mata o meu desejo,
    E meio desesperado vejo,
    TANTO TABACO NO RIO.
    Um homem sendo vadio,
    Fica logo enfurecido.
    Eu mesmo ja dei gemido
    Que estou me sentindo fraco
    De olhar tanto tabaco
    E EU COM O NARIZ ENTUPIDO.

    Abraço,
    Chagas Matias.

    ResponderExcluir

UM POUCO SOBRE MEUS ANTEPASSADOS

Meus bisavós chamados Manoel Cavalcante de Queiroz e Vigorvina Fontes Fernandes de Queiroz (Fotografias abaixo) nasceram na então Vila de Lu...