domingo, 14 de junho de 2009

SÃO JOÃO, O PADROEIRO DO ASSU

Entre os dias 14 e 24 deste mês, é muita festa na cidade de Assu, um dos municípios da maior importância para o Rio Grande do Norte e para o Brasil, por que não dizer assim? Dia 20, será a "Noite da Colônia Assuense em Natal, Celebração da sexta novena e apresentação no palco (que fica instalado na praça Getúlio Vargas, entre a igreja Matriz e a Casa Paroquial) da cantora assuense Fadja Lorena, bem como será apresentado o terceiro Arraiá do Reencontro, ainda mais um shoow com apresentado pelo Os Nonatos, animando a galera. Lá pelas 22 horas, será realizado a Festa do Reencontro, no salão da Associação Atlética Banco do Brasil - AABB (que há décadas, vem emprestando o seu clube a sociedade assuense), que vai até o raiar do dia, ao som da orquestra Losmanos. Ainda terá na praça apresentação do cantor José Orlando, e Inala. Dia seguinte (21), começando pelas 11 horas, será realizado o tradicional Almoço de São João. Reencontro da sociedade assuense (ricos e pobres), no Largo Maria Eugênia (praça da matriz). A animação será dos músicos assuenses Carlos Bem e Nelsinho (meus grandes amigos), durante todo o dia. Lá pelas 20 horas, após a cerimônia religiosa, a Orquestra Filarmônica Maestro Cristóvão Dantas se apresentará para o povo em geral, seguido do shoow do asuense cantor sertanejo Bebeto, bem como apresentação dos músicos (um dos maiores ícones da canção brasileira) Zezé de Camargo e Luciano, além da banda Balanço de Menina.
Para participar daquela festa não precisa convite, nem pagar ingresso, não. Ela é nossa, do povo!
O Assu é uma cidade acolhedora, recebe seus visitantes com prazer e de braços abertos. Quem lá chegar não quer mais sair. Logo se casa, fica enraizado como a carnaubeira (uma espécie de palmeira então abundante no Vale do Assu), no dizer do poeta Renato Caldas. A cidade oferece estrutura para receber bem os turistas, têm o que motrar aos seus visitantes, como seus casarões centenários, seus balneários, seus belos açudes, sem esquecer seus Baobás da Lagoa do Piató. Afinal, o "Assu é +", é uma cidade plurarista, onde acontece de tudo. É a Terra dos Poetas, jornalistas, escritores, têm tradição de pioneirismo. É a terra norte-riograndense que depois de Natal, mais poeta teve, alguns deles de fama nacional como o poeta matuto Renato Caldas. Pois bem, Assú é uma cidade festeira, mesmo. É como disse certa vez, o ex governador do Estado potiguar Geraldo Melo, em resposta a uma pessoa que lhe pedira uma ajuda financeira para realizar uma festa na sua cidade: "Quer festa, minha senhora? Vá pro Assu que lá tem todo dia!"
Estarei lá, na minha querida cidade do Assu, nos próximos dias 20 e 21, para abraçar velhos amigos, recordar, comer uma galinha caipira torradinha, um filé de peixe no Restaurante do Dida Bola, acompanhado de uma geladinha "que ninguém é de ferro."'

EM TEMPO: O Assu, por volta de 1700, já fora denominado (antes de Vila Nova da Princesa) de Freguesia de São João Batista, Julgado de São João Batista, povoação de São João Batista da Ribeira do Assu. E o seu padroeiro já era o glorioso São João, que tinha o seu próprio patrimônio, como terrenos e fazendas. Celso da Silveira, em depoimento a Ferreira Nobre, transcrito no seu livro intitulado "Breve Notícias Sobre a Província do Rio Grande do Norte", diz que "o patrimônio de São João Batista foi feito de três Vezes: A primeira em 1712, por Sebastião de Souza Jorge, que deu o terreno estritamente necessário a construção da Matriz e da Paróquia; a segunda, em 12 de outubro de 1774, por dona Clara de Macedo, que doou 75 braças menos dois palmos. A terceira, finalmente, pela mesma dona Clara de Macedo, que doou a maior parte dos terrenos ao patrimônio no dia 6 de outubro de 1777."

blogdofernandocaldas.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

  UMA VEZ Por Virgínia Victorino (1898/ 1967) Ama-se uma vez só. Mais de um amor de nada serve e nada o justifica. Um só amor absolve, santi...