sábado, 4 de julho de 2009

UM POUCO MAIS DE JOÃO CELSO NETO

A fotografia é antiga.
.
João Celso (já comentei sobre ele aqui neste blog) é poeta potiguar do Assu da velha guarda. Mas ele tem somente 64 anos de idade. Nasceu em terras assuenses, morou em Natal, Recife, Rio de Janeiro, Fortalez e atualmente reside em Brasilia, capital federal, mas nunca esuqeceu a sua terra natal. Ele é um dos ultimos remanescente daquela geração de poetas que dignificam aquela terra assuense e engrandecem as letras norte-riograndenses. Ele começo a produzir poesias, ainda na sua adolescência. Em data de 6 de junho de 1963, numa feliz inspiração, escreveu o poema sem epígrafe, nunca antes publicado (que ele escondeu num baú inviolável, que eu fui buscar e transcrevo abaixo para o nosso deleite. Vamos conferir:
.
"Um beijo teu apenas bastaria
para me fzer feliz,
a fúria de meu amor aplacaria,
acalmando também meu coração.
.
Tudo me falta e nada te comove,
mesmo que vejas o sofrimento meu.
A solidão do mundo me acompanha
e tua alma não me dá carinho.
.
Teus braços não me abraçam,
teus lábios não me beijam,
de ti só a distância eu recebo,
e nem isso eu desprezo.
.
Meu penar, sem culpa alguma,
revolta a todos, exceto a ti,
que, soberana a oprimir,
espezinhas o meu amor."
.
Pouco tempo depois, João Celso refez aqueles versos transformando em soneto (aproveitando a primeira estrofe do pema acima transcrito) que escreveu num caderninho que eu também fui buscar entre seus guardados, que diz assim:
.
"Um beijo teu apenas bastaria
para me fazer feliz,
a fúria de meu amor aplacaria,
acalmando também meu coração.
.
Queres a distância, eu me afasto,
tudo me falta e nada te comoves
a solidão do mundo me acompanha,
e tua alma não me dá carinho.
.
Vivo sem tí, e te amando sempre,
vives sem mim, me espezenhando muito.
mais eu insisto: negociemos:
.
Dá-me um abraço, toma este beijo,
e nestas trocas intermináveis
vivamos sempre enamordos.
.

Um comentário:

  1. Olá Sr. Fernando Caldas, gostaríamos que nos passasse o seu e-mai e, se possível, o número do telefone, pois estamos procurando manter um contato com os principais Blogs políticos do Rio Grande do Norte. É importantíssimo que nós tenhamos os contatos com os grandes formadores de opinião do Rio Grande do Norte, seja um admirador, seja um opositor. A transparência será fundamental.

    Agradecemos a compreensão, Equipe de comunicação do Sen. José Agripino Maia.

    As informações podem ser enviadas para o seguinte e-mail, e em breve estaremos entrando em contato:

    E-mail: equipeagripino@gmail.com

    ResponderExcluir

  UMA VEZ Por Virgínia Victorino (1898/ 1967) Ama-se uma vez só. Mais de um amor de nada serve e nada o justifica. Um só amor absolve, santi...