quinta-feira, 18 de março de 2010

JEITOS PRA TUDO

Por Valério Mesquita, escritor, da Academia Norte-Riograndense de Letras

O1) José Melo, pecuarista em Santana do Matos, é sogro de Nilo Soares, pessoas conhecida e bem relacionada em Natal. Acometido de problemas prostáticos, Zé Melo não pode evitar a temida cirurgia. Hospitalizou-se e no dia da operação submeteu-se com a enfermeira designada ao asseio pré-opeatório. Sentindo mãos femeninas roçar as partes genitais começou de pronto uma ereção espontânea que não o constrangeu. Olhou para a enfermeira meio encabulado e comentou: "Minha filha pode deixar de fazer isso que ele se põe em pé sozinho".

02) Nos anos de chumbo, Josemar Azevedo, ex-presidente da Caern, esteve detido como preso político no Regimento de Obuses (R.O) em Natal. Com ele, também Zé Gago de Mossoró, companheiro de cela. Zé Gago era lider sindical dos ferroviários na sua região. O tempo passou e com ele a anistia ampla, geral e irrestrita. Josemar concluiu o seu curso de engenharia e se tornou agropecuarista. Zé Gago, por sua vez, voltou a Mossoró. Um dia, soube que o doutor Josemar era o presidente da Caern e resolveu visitá-lo. Na recepção cumprimentou a secretária: "Bom, bom, bom dia! Dotô, Jo, Jo, Josemar está?". "Quem é o senhor?", indaga a burocrata oficial. "Sou, sou, co, co, colega dele". "Ah!, o senhor é engenheiro?", quis saber mais a funcionária. "Não. Co, co, colega de cadeia", respondeu Zé Gago.

03) Essa é mais antiga. Américo Soares de Macedo, assuense, radicado na região, aliou-se ao famoso general Plácido de Castro, um dos heróis da anexação do Acre ao Brasil. Tempo depois, passadas as refregas, veio morar em Natal com o filho Lucas (Luiz Soares de Macedo). Américo, ao longo da vida, foi forjado nas pelejas e a tranquilidade de Natal lhe afetou, deprimindo-o depressa até a esclerose. Passou a residir num quarto solitariamente onde recebia os cuidados diários do filho. Certo dia, saiu nu do seu compartimento e, em pé, chamou o filho em voz alta: "Luís, Luís vem cá. Vem ver que te fez e hoje não vale mais nada".

04) Recém formado em medicina pela Faculdade do Recife, no ramo da psiquiatria, foi clinicar em Mossoró o doutor Alcimar Torquato de Almeida, ex-deputado e ex-presidente da Assembléia Legislativa. Jovem, chamoso, cabelos longos dos anos setenta, tornou-se o médico preferido de todos. Certo dia, um rapaz o procurou no consultório em busca de socorro. "Doutor, eu vivo um problema existencial muito grave. Só o senhor pode me curar". "Qual é o problema?", indaga o psiquiatra. "Eu sou homosexual e não quero aqui em Mossoró que o meu pai saiba. Seria a maior vegonha para ele, a família e para mim também", contou o desesperado paciente. "Não há como você reprimir esses impulsos"?, interrogou Alcimar. "Doutor, é coisa que não posso evitar. Já faço isso há muito tempo. É da minha natureza". "Então", disse o médico, "como não há jeito na medicina, só tem uma saída: T'áqui o dinheiro da passagem, vá para São Paulo dar o cedenho longe do seu pai".

05) Achei, nos porões da memória, uma faceta litúrgica do inequecível vigário de Macaíba Antonio de Melo Chacon, que aainda não havia narrado. O fato está registrado nos albores dos anos cinquenta quando ainda estudava catecismo com, D. Paulina, na rua da igreja. Vi e ouvi, na bancada dos inocentes da cruzada eucarística da paróquia local, sob a batuta de D. Lila, que hoje reside em Natal, uma conclamação, no mínimo, estapafúrdia. Aos domingos, por ocasião da santa missa matutina, o padre Chacon lia em voz alta e incisiva os "proclamas" dos casamentos do mês, assim se expressando, ao final: "Quem souber, de algum impedimento calúnico, que torne nulas as celebrações matrimoniais deste fim de mês, que denuncie, sob pena de pecado mortal não se manifestar". Nos casamentos que assisti ou ouvi falar, ao longo desses quase sessenta anos, ninguém ousou asssumir a carapuça. Mas, hoje em dia, não é aconselhável proclamar tão claro e alto como falava o padre Chacon. Os papeis podem e devem correr em silêncio, porque o mundo deu um tombo...

blogdofernandocaldas.blogspot.com
Fernando "Fanfa" Caldas - 84.99913671

Um comentário:

  1. amigo Renato, Dr. Valério faz parte da Academia Norte Rio-Grandense de Letras, e não a Potiguar. pois esta não existe mais. Abraços.

    ResponderExcluir

Da solidão por Redação Tribuna do Norte  3 de abril de 2024     Vicente Serejo serejo@terra.com.br O ser humano, desde a caverna, tem medo d...