segunda-feira, 22 de março de 2010

JOÃO CACHINA, O PORTUGUES

João Gonçalves Cachina era um velho português nascido numa pequena e bonita cidade de Viana do Castelo, ao norte de Portugal de onde ele fugiu para o Brasil ainda no início da sua juventude. Primeiramente desembarcou no Rio de Janeiro, morou no Recife e depois Macau, litoral do Rio Grande do Norte. Na localidade de Arapuá, então distrito de Santana do Matos e hoje pertencente ao município de Ipanguaçu-RN, comprou uma propriedade rural onde construiu uma casa em estilo português (fotografia acima), usina de descaroçamento de algodão e outra de beneficiamento de cera de carnaúba. Conta-se que ele, chateado por algum motivo, logo deixou de viver na sua fazenda Arapuá, propriedade que adquiriu no ano de 1922 (para onde nunca mais voltou), fixando residência na cidade de Assu-RN.

Cheguei a conhecer Seu João Cachina, tipo magro, estatura mediana. Decente, um pouco calado. Vestia-se de paletó e gravata. Certa vez ao passar pelas ruas da cidade de Assu que escolheu para viver até a sua morte em 1981 foi surpreendido com uma brincadeira de mal gosto por certo assuense que disse assim: "Seu João, o português é muito burro". E ele (mesmo amando o Brasil teve que defender a sua origem), dizendo:  "O português é tão burro que descobriu esta merda".

8 comentários:

  1. Olá,Fernando seu João Cachina era meu bisavô,sou neta de seu filho Moacir Gonçalves Cachina,adoro história;e resgatar a minha é melhor ainda...Estou fazendo uma pesquisa tentando resgatar o que puder de minha família.Adorei sua idéia e diante mão agradeço por recordar o meu querido bisavô..Há sou Ana Paula Lamas Cachina,sou estudante de administração e empresária,inclusive possuo loja na cidade de Açú.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi eu tbm sou da familia dos cachina tadeu de lemos cachina

      Excluir
    2. Ana Paula. Veja os emails que recebi de um português Cachina estudioso em genealogia que deseja contato com os Cachinas do Brasil! Abraços.


      Olá Fernando, boa tarde!

      Tem alguns meses que escrevi com você sobre seu João Gonçalves Cachinha e o Fernando me respondeu mas até hoje nunca ninguém relacionado com seu João me contatou!
      Será que você me consegue por em contato com alguém da família Cachina ai em Assu ou mesmo Natal, que se interesse pela história do seu João? é que eu tenho todos dados e sei quem foram e de onde vieram os antepassados do seu João e gostava de compartilhar. Os antepassados de seu João também são meus antepassados, ai eu sei as origens.
      No seu blog na página
      http://blogdofernandocaldas.blogspot.pt/2010/03/joao-cachina-o-portugues.html#comment-form_1250576621446765413
      tem lá uma Ana Paula Cachina que se interessa por história dos Cachina e deixou um e-mail dela isto em 2010 mas o endereço de e-mail desse tempo não está funcionando.

      Fico muito agradecido se o Fernando me conseguir algum contato e que desta vez, me contatem!!

      Forte abraço,

      Fernando Lourenço


      No dia 1 de Fevereiro de 2014 às 01:56, escreveu:

      Olá, Fernando. Conheci João Gonçalves Cachina. Eu morava na cidade de Assu, interior do estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Passava todo quando eu era menino próximo a sua casa, com destino ao colégio que eu estudava. Sou amigo de seus filhos, netos. Vou entar em contato informando a respeito da genealogia que você se refere. Ele vai gostar muito. Um dos netos dele Francisco Das Chagas Pinheiro é odontólo famoso aqui em Natal, Capital-RN e já esteve em Viana do Castelo e conheceu alguns dos seus ancestrais. Depois lhe dou mais notícia a prop[ósito! Abraços.




      De: origens.genealogia@gmail.com
      Enviada: Sexta-feira, 31 de Janeiro de 2014 18:55
      Para: fernando.caldas@bol.com.br
      Assunto: Jo�o Gon�alves Cachina

      Prezado Fernando Caldas

      Sou Português, genealogista e moro em Viana do Castelo, Portugal.
      Tenho a genealogia toda do seu João Gonçalves Cachina, seus pais, avós, etc.
      Como ele foi muito menino para o Brasil não tenho nada sobre ele, será que você tem alguma foto dele? ou conhece alguém com alguma foto dele?Gostava de saber o nome fos filhos dele do 1º e 2º casamento, pode me ajudar? Será que conhece algum descendente dele que me possa ajudar?
      No que eu poder ajudar fico ao dispor!
      Abraços,
      Fernando Lourenço



      Excluir
  2. meu e-mail para contato:anapaulacachina@bol.com.br

    ResponderExcluir
  3. oi eu sou dafamilia tadeu de lemos cachina

    ResponderExcluir
  4. Essa casa ainda existe fanfan?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Sim, existe.
      Um tanto deteriorada mas ainda em pé.

      Excluir
    2. claro que essiste fica em arapuá prosimo a ipanguaçu rn

      Excluir

  UMA VEZ Por Virgínia Victorino (1898/ 1967) Ama-se uma vez só. Mais de um amor de nada serve e nada o justifica. Um só amor absolve, santi...