quinta-feira, 20 de maio de 2010

O príncipe plebeu e seu biógrafo
Livro inédito disseca a vida de Othoniel Menezes, autor de Praieira e um dos maiores poetas potiguares
Sérgio Vilar // sergiovilar.rn@dabr.com.br

A Rua das Laranjeiras ainda lamenta o fim do poema. A última estrofe de um soneto ritmado pelo balançar lânguido das jangadas ou de serenatas ao luar. Uma poesia de altos e farras boêmias. Frases metrificadas e desgarradas, soltas pelo pioneirismo modernista. A história de Othoniel Menezes vai além da Serenata do Pescador - a popular Praieira. Daquela rua ribeirinha foi precursor de Jorge Fernandes na poesia moderna potiguar, assumiu cargos de chefia no alto escalão governamental e viveu a maior parte da vida como príncipe plebeu. Um príncipe da poesia, amante tímido da simplicidade.


Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press
A história do autor do hino natalense foi imortalizada em prosa, verso e canção. O biógrafo e escritor Cláudio Galvão iniciou as pesquisas para o livro em 1981 e reuniu um compêndio de informações raras e inéditas. Príncipe Plebeu: uma biografia do poeta Othoniel Menezes foi editado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern). Ainda sem data agendada para lançamento,o livro virá acompanhado de CD composto por nove poemas de Othoniel Menezes musicados por diferentes autores. Afora Praieira, e também Sereia - inserida em um LP produzido pelo projeto Memória, da UFRN, as outras canções são inéditas.

Cláudio achou antigos seresteiros que ainda lembravam das canções. Visitou cada um acompanhado de um violonista, gravou as canções e repassou as partituras em casa. Muitas delas compõem o livro A Modinha Norte-Rio-Grandense, também de sua autoria. A demora na confecção do CD tem adiado o lançamento do livro. O filho de Othoniel, Laélio Ferreira - que assina o prefácio - pretende uma grande serenata para o lançamento do livro, em frente à antiga morada do "xaria mediano e formoso da Rua das Laranjeiras (quanta mansidão nos olhos claros!) era e seguirá sendo, sempre, o meu Príncipe e meu pai", escreveu. 

Um comentário:

  1. Fernando estou lendo este livro. É um trabalho belíssimo, bem ao estilo do Prof. Cláudio Galvão. Um livro que nos mostra todas as nuances do grande poeta Otoniel Menezes. Breve farei comentário dele no meu blog. Parabéns pelo seu, cada dia melhor. Abraços

    ResponderExcluir

Da solidão por Redação Tribuna do Norte  3 de abril de 2024     Vicente Serejo serejo@terra.com.br O ser humano, desde a caverna, tem medo d...