domingo, 27 de junho de 2010

Localizada a 210km de Natal, o município de Assú desde a sua criação teve diferentes nomes, como “ Arraial de Santa Margarida” , “Arraial Nossa Senhora dos Prazeres” e “Vila Nova da Princesa”, em homenagem a Dona Carlota Joaquina, Princesa de Portugal.


Com 47.857 habitantes e com temperatura média de 30 graus, Assú é notadamente enaltecido pelo amor e entusiasmo dos seus filhos, pela poesia e, graças a inteligência e a inspiração poética existentes no sangue dos assuenses, tornou-se conhecida como a “Atenas Norte-Rio-Grandense”. Melões, uvas, acerolas, mangas, e bananas, saem dali para o mundo inteiro. Assim é o Assú, um município feliz que canta e encanta a todos, com seus versos e o seu presente confirma ser o município dos poetas. No mês de junho, Assú emociona a todos com os festejos dedicados ao Padroeiro São João Batista. A cidade toma ares de festa.

Fonte: Site da SETUR (Secretaria de Turismo do RN) http://www.setur.rn.gov.br/atracoes.html#assu.

Oficina:

Dando seqüência a nossa caravana, a oficina na cidade de Assú tinha, entre seus objetivos, a abordagem do segundo ato da peça Ricardo III. Mais uma vez, nos defrontamos com a tarefa de, junto com a turma, entender a trama desse fragmento e descascar as diversas camadas engendradas pelo autor.

Assim como em Angicos, a heterogeneidade era uma característica presente. Mas, logo de início, percebemos que a turma de Assú já trazia uma maior vivencia no teatro. E isso nos permitiu um maior aprofundamento, tanto no pensamento, como na prática.

Outro diferencial foi à experiência adquirida na cidade anterior, o que nos permitiu alguns ajustes. Optamos por focar na técnica da contação, ainda mais do que na etapa anterior, por acreditar que era o caminho menos árduo e por isso mais viável para a compreensão da fábula.

Esse conjunto de fatores nos levou a um perceptível progresso. O trabalho rendeu e a semana passou rápido. Outro aspecto de extrema importância foi a relação estreitada entre o grupo e a classe artística local. Assú, tanto pelo histórico dos seus grupos de teatro, quanto pelo Auto de São João Batista, espetáculo anual sobre a saga do santo, apresenta um número significativo de pessoas que buscam por formação e conhecimento nesta área. Reencontramos companheiros de outras jornadas, dos grupos Teatrália, Não sei de Có e Cactus.

Como grupo que busca sempre pautar suas atividades no princípio da troca e na construção coletiva do conhecimento, sentimo-nos movidos a tentar viabilizar novos encontros com esse conjunto de artistas, como forma de oferecer um subsídio maior para um entendimento mais amplo sobre formação de grupo e de relacionamento de classe.

Oficina ministrada em Assú
Foto: Jean Lopes

Lagoa do Piató:





Lagoa do Piató: Considerada o maior reservatório natural de água do Estado, com capacidade para armazenar 96 bilhões de metros cúbicos de água. Possui uma extensão de 18 km de comprimento por 2,5 de largura. O seu entorno é propício para a realização de trilhas ecológicas e para a prática de espeleologia nas cavernas existentes às margens da lagoa. No anel da Lagoa de Piató, pode-se visitar diversos baobás, árvore rara no Brasil e de extraordinária beleza. Esses atrativos fazem da Lagoa de Piató uma das maiores referências turísticas da Região.



Fonte: Site da SETUR (Secretaria de Turismo do RN) http://www.setur.rn.gov.br/atracoes.html#assu.











Lagoa do Piató
foto: César Ferrário (Clowns)







Seu Francisco:



"Não freqüentei banco escolar por não ter tido oportunidade, mas com a ajuda dos amigos cheguei a universidade" (Seu Chico Lopes)



Logo de manhã cedo, o grupo estava na margem da lagoa do Piató, esperando o barqueiro que iria nos levar para um passeio. Fomos previamente alertados que o nosso guia era merecedor de apreciação tanto quanto os lugares que nos levaria. No entanto, mesmo com o prévio aviso, faltou espaço na pequena embarcação para a surpresa e o encantamento com pessoa tão especial.



Seu Francisco Lucas da Silva já foi objeto de várias pesquisas científicas, prova viva que o pensamento fora das fronteiras acadêmicas pode ter o mesmo valor do conhecimento sistematizado na academia. Observador perspicaz do cotidiano, Seu Chico foi capaz de desvendar de forma sistêmica várias questões do universo ao seu redor.



Durante o passeio ficou claro como Seu Chico, que só assina o nome, ja tinha rendido ao seu conhecimento muitos letrados, entre eles alguns engenheiros do INCRA, professores universitários e alunos de pós-graduação.



Segue uma das histórias de Seu Chico:



Certa vez, vários pesquisadores vieram a região para tentar explicar e reverter o processo de diminuição do número de peixes da lagoa. Depois de vários estudos acabaram entendendo que a tese construída por Seu Chico era, entre as outras, a mais digna de crédito.



Pois bem, Chico alertou que, no final da década de 1980, com o fim da cultura do algodão devido a praga do "bicudo", vários agricultores se viram forçados a vender suas terras. Houve uma grande multinacional alemã que veio a adquirir boa parte dessas terras para a extração do calcário.



Seu Chico juntou essa informação à de que, em ciclos regulares, suas redes de pesca começavam a acumular lodo. E que a técnica utilizada para a limpeza era a imersão por um determinado período em tanques com água e cal.



Assim Chico concluiu que, devido a consistência calcária do terreno, e o assoreamento da lagoa devido ao desmatamento em sua margem, a quantidade de lodo na água teria diminuído ou até desaparecido, observando também que o lodo era a base da cadeia alimentar daquele ecossistema.



Seu Chico, então, deu a solução: "ou resolve o problema do desmatamento e repõe a vegetação do lugar ou então faz o controle químico da lagoa!"



BATATA!!! Ponto para o "Dotô Chico". A lagoa hoje voltou a ter peixe.



Seguem também alguns dos seus ditos:



"O único sujeito que dialoga consigo mesmo somos nós, por conta da consciência e do encontro dela com a natureza."



"Tudo que o homem faz, que ele inventa, ele pensa que fez algo diferente. Mas eu não vejo por esse lado. É significante a algo que já existe. O homem fez o computador que armazena tudo. É como você: nasceu e armazenou tudo que aprendeu. A coisas imitam o que já existe no planeta."



"Os próprios cientistas, com todas as máquinas, as vezes prevêem uma coisa e dá errado. A natureza está sempre evoluindo. Então, pode haver algum problema e muda todo o esquema. A natureza é um corpo vivo."





Francisco Lucas
foto: César Ferrário (Clowns)







Baobás:



Navegando nas águas da lagoa do Piató, já de longe se avista a magnitude desses seres. Exuberante é um bom adjetivo. Pelo tamanho e pelo tempo de existência, os baobás que encontramos ressaltam a condição transitória de nossa existência.



Segundo Seu Chico, não são árvores nativas da região. Foram trazidas da África pelos primeiros escravos e colonizadores. Mais uma vez, ele tem a razão. A pequena sementinha, transportada nos porões dos navios negreiros, quando cultivada, cresce em clima brasileiro e transforma-se na Adansônia digitata.



Foi necessário o grupo todo para abraçar a arvore centenária que, pelos cálculos que fizemos, nasceu no tempo em que Shakespeare existiu. Uma criança, se levarmos em conta que esse planta pode chegar a 6.000 anos de idade.





Baobás
foto: Marco França (Clowns)





Chefe de Gabinete:







Nascido em Assú, no ano de 1961, Ivan Pinheiro é o chefe de gabinete do atual prefeito Ronaldo Soares. Esta é uma função exercida no poder executivo que tem como tarefa o assessoramento direto do prefeito, tendo o status de secretário.



Por isso, Ivan tem uma estreita relação com o poder administrativo da cidade, o que nos despertou interesse, devido ao teor político da peça Ricardo III. Generosamente, ele nos recebeu para uma conversa matinal na própria prefeitura.



Ivan é formado em história pela Universidade Regional do Rio Grande do Norte e especialista em História do Brasil República. Também cultiva admiração por outro tipo de história. Trata-se de um história difícil de ser comprovada e que, menos ainda, permite-se averiguar sob a tutela da ciência. São causos e contos que surgem e se adornam no imaginário do povo. E como resultado do seu interesse por essa prosódia lançou no ano de 2007 o livro "Dez contos Cem causos".



Segue aqui um deles:



BARRISMO

Histórias diversas são contadas sobre o velho português João Cachina - patriarca de uma enorme e respeitável família em Assú. Certo dia o portuga ia passando nas proximidades da Prefeitura e um curioso indagou:

- Seu João, porque os portugueses são tão burros?

E ele sem pestanejar respondeu:

- São tão burros que descobriram esta merda.



Por esse conjunto de tarefas e interesses, Ivan é pessoa multifacetada, tendo conhecimento prático dos processos políticos, mas também sensibilidade para perceber a escola de bufonaria que circunda esse ambiente. Amigo de políticos e de poetas, soube contar fatos irreverentes e marcantes da história de Assú, sem deixar descoberto seu território, afinal, ele também representa o poder público.



Quando indagado sobre o fato da fama de Assú ser terra de poetas, nos explica que esse termo que tanto propaga o nome da cidade em outras regiões do estado, como também assume um caráter pejorativo em meio aos seus habitantes. Para o assuensse, poeta também é sinônimo de vagabundo, desocupado. E sobre isso Ivan nos da a réplica de Renato Dantas, boêmio inveterado:



"Eu, com essa força que deus me deu, trabalhar para sustentar um vagabundo que nem eu? Jamais!"



...........



Finalizados os trabalhos em Assú, nos preparamos para Santa Cruz, próxima cidade em nosso roteiro. Assú nos mostrou resultados importantes, principalmente pelo conjunto de pessoas que já esboça a formação de uma classe teatral. Esse é um momento que requer atenção especial das instituições financiadora e, principalmente, do poder público. É o ponto exato para a formação, para ações determinantes na consolidação dessa expressão artística junto a população. E isso precisa ser feito com responsabilidade.

























Localizada a 210km de Natal, o município de Assú desde a sua criação teve diferentes nomes, como “ Arraial de Santa Margarida” , “Arraial Nossa Senhora dos Prazeres” e “Vila Nova da Princesa”, em homenagem a Dona Carlota Joaquina, Princesa de Portugal.




Com 47.857 habitantes e com temperatura média de 30 graus, Assú é notadamente enaltecido pelo amor e entusiasmo dos seus filhos, pela poesia e, graças a inteligência e a inspiração poética existentes no sangue dos assuenses, tornou-se conhecida como a “Atenas Norte-Rio-Grandense”. Melões, uvas, acerolas, mangas, e bananas, saem dali para o mundo inteiro. Assim é o Assú, um município feliz que canta e encanta a todos, com seus versos e o seu presente confirma ser o município dos poetas. No mês de junho, Assú emociona a todos com os festejos dedicados ao Padroeiro São João Batista. A cidade toma ares de festa.



Fonte: Site da SETUR (Secretaria de Turismo do RN) http://www.setur.rn.gov.br/atracoes.html#assu.













Oficina:





Dando seqüência a nossa caravana, a oficina na cidade de Assú tinha, entre seus objetivos, a abordagem do segundo ato da peça Ricardo III. Mais uma vez, nos defrontamos com a tarefa de, junto com a turma, entender a trama desse fragmento e descascar as diversas camadas engendradas pelo autor.



Assim como em Angicos, a heterogeneidade era uma característica presente. Mas, logo de início, percebemos que a turma de Assú já trazia uma maior vivencia no teatro. E isso nos permitiu um maior aprofundamento, tanto no pensamento, como na prática.



Outro diferencial foi à experiência adquirida na cidade anterior, o que nos permitiu alguns ajustes. Optamos por focar na técnica da contação, ainda mais do que na etapa anterior, por acreditar que era o caminho menos árduo e por isso mais viável para a compreensão da fábula.



Esse conjunto de fatores nos levou a um perceptível progresso. O trabalho rendeu e a semana passou rápido. Outro aspecto de extrema importância foi a relação estreitada entre o grupo e a classe artística local. Assú, tanto pelo histórico dos seus grupos de teatro, quanto pelo Auto de São João Batista, espetáculo anual sobre a saga do santo, apresenta um número significativo de pessoas que buscam por formação e conhecimento nesta área. Reencontramos companheiros de outras jornadas, dos grupos Teatrália, Não sei de Có e Cactus.



Como grupo que busca sempre pautar suas atividades no princípio da troca e na construção coletiva do conhecimento, sentimo-nos movidos a tentar viabilizar novos encontros com esse conjunto de artistas, como forma de oferecer um subsídio maior para um entendimento mais amplo sobre formação de grupo e de relacionamento de classe.





Oficina ministrada em Assú
Foto: Jean Lopes





Lagoa do Piató:





Lagoa do Piató: Considerada o maior reservatório natural de água do Estado, com capacidade para armazenar 96 bilhões de metros cúbicos de água. Possui uma extensão de 18 km de comprimento por 2,5 de largura. O seu entorno é propício para a realização de trilhas ecológicas e para a prática de espeleologia nas cavernas existentes às margens da lagoa. No anel da Lagoa de Piató, pode-se visitar diversos baobás, árvore rara no Brasil e de extraordinária beleza. Esses atrativos fazem da Lagoa de Piató uma das maiores referências turísticas da Região.



Fonte: Site da SETUR (Secretaria de Turismo do RN) http://www.setur.rn.gov.br/atracoes.html#assu.











Lagoa do Piató
foto: César Ferrário (Clowns)







Seu Francisco:



"Não freqüentei banco escolar por não ter tido oportunidade, mas com a ajuda dos amigos cheguei a universidade" (Seu Chico Lopes)



Logo de manhã cedo, o grupo estava na margem da lagoa do Piató, esperando o barqueiro que iria nos levar para um passeio. Fomos previamente alertados que o nosso guia era merecedor de apreciação tanto quanto os lugares que nos levaria. No entanto, mesmo com o prévio aviso, faltou espaço na pequena embarcação para a surpresa e o encantamento com pessoa tão especial.



Seu Francisco Lucas da Silva já foi objeto de várias pesquisas científicas, prova viva que o pensamento fora das fronteiras acadêmicas pode ter o mesmo valor do conhecimento sistematizado na academia. Observador perspicaz do cotidiano, Seu Chico foi capaz de desvendar de forma sistêmica várias questões do universo ao seu redor.



Durante o passeio ficou claro como Seu Chico, que só assina o nome, ja tinha rendido ao seu conhecimento muitos letrados, entre eles alguns engenheiros do INCRA, professores universitários e alunos de pós-graduação.



Segue uma das histórias de Seu Chico:



Certa vez, vários pesquisadores vieram a região para tentar explicar e reverter o processo de diminuição do número de peixes da lagoa. Depois de vários estudos acabaram entendendo que a tese construída por Seu Chico era, entre as outras, a mais digna de crédito.



Pois bem, Chico alertou que, no final da década de 1980, com o fim da cultura do algodão devido a praga do "bicudo", vários agricultores se viram forçados a vender suas terras. Houve uma grande multinacional alemã que veio a adquirir boa parte dessas terras para a extração do calcário.



Seu Chico juntou essa informação à de que, em ciclos regulares, suas redes de pesca começavam a acumular lodo. E que a técnica utilizada para a limpeza era a imersão por um determinado período em tanques com água e cal.



Assim Chico concluiu que, devido a consistência calcária do terreno, e o assoreamento da lagoa devido ao desmatamento em sua margem, a quantidade de lodo na água teria diminuído ou até desaparecido, observando também que o lodo era a base da cadeia alimentar daquele ecossistema.



Seu Chico, então, deu a solução: "ou resolve o problema do desmatamento e repõe a vegetação do lugar ou então faz o controle químico da lagoa!"



BATATA!!! Ponto para o "Dotô Chico". A lagoa hoje voltou a ter peixe.



Seguem também alguns dos seus ditos:



"O único sujeito que dialoga consigo mesmo somos nós, por conta da consciência e do encontro dela com a natureza."



"Tudo que o homem faz, que ele inventa, ele pensa que fez algo diferente. Mas eu não vejo por esse lado. É significante a algo que já existe. O homem fez o computador que armazena tudo. É como você: nasceu e armazenou tudo que aprendeu. A coisas imitam o que já existe no planeta."



"Os próprios cientistas, com todas as máquinas, as vezes prevêem uma coisa e dá errado. A natureza está sempre evoluindo. Então, pode haver algum problema e muda todo o esquema. A natureza é um corpo vivo."





Francisco Lucas
foto: César Ferrário (Clowns)







Baobás:



Navegando nas águas da lagoa do Piató, já de longe se avista a magnitude desses seres. Exuberante é um bom adjetivo. Pelo tamanho e pelo tempo de existência, os baobás que encontramos ressaltam a condição transitória de nossa existência.



Segundo Seu Chico, não são árvores nativas da região. Foram trazidas da África pelos primeiros escravos e colonizadores. Mais uma vez, ele tem a razão. A pequena sementinha, transportada nos porões dos navios negreiros, quando cultivada, cresce em clima brasileiro e transforma-se na Adansônia digitata.



Foi necessário o grupo todo para abraçar a arvore centenária que, pelos cálculos que fizemos, nasceu no tempo em que Shakespeare existiu. Uma criança, se levarmos em conta que esse planta pode chegar a 6.000 anos de idade.





Baobás
foto: Marco França (Clowns)





Chefe de Gabinete:







Nascido em Assú, no ano de 1961, Ivan Pinheiro é o chefe de gabinete do atual prefeito Ronaldo Soares. Esta é uma função exercida no poder executivo que tem como tarefa o assessoramento direto do prefeito, tendo o status de secretário.



Por isso, Ivan tem uma estreita relação com o poder administrativo da cidade, o que nos despertou interesse, devido ao teor político da peça Ricardo III. Generosamente, ele nos recebeu para uma conversa matinal na própria prefeitura.



Ivan é formado em história pela Universidade Regional do Rio Grande do Norte e especialista em História do Brasil República. Também cultiva admiração por outro tipo de história. Trata-se de um história difícil de ser comprovada e que, menos ainda, permite-se averiguar sob a tutela da ciência. São causos e contos que surgem e se adornam no imaginário do povo. E como resultado do seu interesse por essa prosódia lançou no ano de 2007 o livro "Dez contos Cem causos".



Segue aqui um deles:



BARRISMO

Histórias diversas são contadas sobre o velho português João Cachina - patriarca de uma enorme e respeitável família em Assú. Certo dia o portuga ia passando nas proximidades da Prefeitura e um curioso indagou:

- Seu João, porque os portugueses são tão burros?

E ele sem pestanejar respondeu:

- São tão burros que descobriram esta merda.



Por esse conjunto de tarefas e interesses, Ivan é pessoa multifacetada, tendo conhecimento prático dos processos políticos, mas também sensibilidade para perceber a escola de bufonaria que circunda esse ambiente. Amigo de políticos e de poetas, soube contar fatos irreverentes e marcantes da história de Assú, sem deixar descoberto seu território, afinal, ele também representa o poder público.



Quando indagado sobre o fato da fama de Assú ser terra de poetas, nos explica que esse termo que tanto propaga o nome da cidade em outras regiões do estado, como também assume um caráter pejorativo em meio aos seus habitantes. Para o assuensse, poeta também é sinônimo de vagabundo, desocupado. E sobre isso Ivan nos da a réplica de Renato Dantas, boêmio inveterado:



"Eu, com essa força que deus me deu, trabalhar para sustentar um vagabundo que nem eu? Jamais!"



...........



Finalizados os trabalhos em Assú, nos preparamos para Santa Cruz, próxima cidade em nosso roteiro. Assú nos mostrou resultados importantes, principalmente pelo conjunto de pessoas que já esboça a formação de uma classe teatral. Esse é um momento que requer atenção especial das instituições financiadora e, principalmente, do poder público. É o ponto exato para a formação, para ações determinantes na consolidação dessa expressão artística junto a população. E isso precisa ser feito com responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que eu seja eternamente eterno louco e nunca deixe de sonhar na vida. (João Lins Caldas, pensador potiguar).