sexta-feira, 13 de agosto de 2010

NOTAS BIOGRÁFICAS DE EZEQUIEL FONSECA FILHO

(O texto adiante está publicado no livro sob o título "Arca de Noé", do antologista e poeta açuense Rômulo Wandereley. A data daquela publicação deve ser do início da década de cinquenta. Vamos conferir).

I

Nasceu na cidade do Açu, a 02 de julho de 1895. Ezequiel Epaminondas da Fonseca Filho. Não pretendia ingressar em política. Depois da revolução de 30, porém, tomou gosto pela coisa principalmente em virtude da possibilidade de fazer frente ao seu parente e colega Pedro Amorim, que era então o tucháu daquele famoso município de famosos carnaubais.

II

Estudou no antigo colégio Santo Antônio e no Aires Gama, do Recife. Fez preparatórios no Ateneu, ao lado de Kerginaldo cavalcante, José Ferreira de Souza, Anfilóquio e Adauto Câmara. Cursou o 1. ano da Escola de Farmácia do Recife e a seguir transferiu-se para o Rio formando em Medicina em 1925. Quando terminou o curso médico, estava habilitado também para o matrimônio. Especializou-se em vias urinárias, porém, indo clinicar em sua terra natal, teve teve que fazer clínica geral para hobter a devida média orçamentária. Em 1983, sendo ainda prefeito (fora nomeado em 1930), recepcionou o presidente Vargas e ao saudá-lo desejou a S. Excelência. um governo longo e proveitoso. Acertou: ao menos na primeira parte.

III

Entregou a S. Excelência. Um memorial solicitando a construção de uma ponte sobre o rio Açu, centenária aspiração daquela ilustre gente. A obra foi mandada construir e inaugurada antes de terminar o 2. Reinado.

IV

Muito benquisto na sua terra, depois foi eleito deputado estadual. Antes disso, figurou na chapa de deputado federal, tendo ficado como 1. suplente. Mas, não, exigiu nunca um gesto de "renúncia rara" de Café |Filho. Preferiu "continuar no posto em que a revolução o colocou".

V

Na última campanha estava pendidndo para a corrente do governador José Varela e terminou definindo-se pela Aliança Democrática, atitude de que hoje se arrepende amargamente.

VI

Como parlamentar ninca fez grandes discursos. Mas, tem apresentado muitos requerimentos e um deles se referiu à construção de um canal para à lagoa Piató. Contudo escrevendo diz o que pensa e com muita precisão. Por último fez uma aliança com Manelzinho Montenegro, ex-prefeito do Açu, aliança que foi uma tremenda frente única contraa`Pedro Amorim.

VII

Os seus correligionários reconhecem nele o Vice-Governador do Estado, qualidade que hoje é negada pelos adversários e até mesmo pelos aliados de ontem.

VIII

É um homem muito experiente, reconhece a necesidade de estar convivendo com os seus eleitores, simplesmente porque, em política, é comno o amor, quem não é visto não é lembrado...

(Do blog: Ezequiel faleceu na dpecada de oitenta, pouco tempo depois de ter publicado aos 90 anos de idade, o livro intitulado "Poetas e Boêmios do Açu, 1984).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UM POUCO SOBRE MEUS ANTEPASSADOS

Meus bisavós chamados Manoel Cavalcante de Queiroz e Vigorvina Fontes Fernandes de Queiroz (Fotografias abaixo) nasceram na então Vila de Lu...