quarta-feira, 10 de novembro de 2010

"REBULIÇO" NA TV GLOBO

"Rebuliço" é o título de um dos mais notórios poemas do consagrado poeta potiguar do Açu, Renato Caldas, de linguagem genuinamente matuta. Inclusive o deputado federal pelo Rio Grande do Norte, Ney Lopes declamou aqueles versos no plenário da Câmara Federal, a propósito do falecimento do poeta açuense, em 1991, bem como o poeta vaqueiro Zé Praxedes recitou o referenciado poema nas apresentações artísticas que fazia na década de cinquenta e sessenta, país a fora.

Afinal, para surpresa de quem conhece a poesia renatocaldiana, quem assistiu o capítulo do dia 8 deste mês, da Novela "Araguya" (da TV Globo), logo observou que parte daquele poema ou seja as quatro últimas estrofes, foi declamado por um certo personagem (numa das cenas) daquela novela que vai ao ar âs 18 horas. Vamos conferir o irreverente poema para o nosso bem estar, que diz assim:

Menina me arresponda,
Sem se ri e sem chorá:
Priquê você se remexe,
Quando vê home passá?
Fica toda balançando,
Remexendo, remexendo,
Penso tarvez qui nós véio,
Num tem oio e nem tá vendo?
Mas se eu fosso arturidade,
Se eu tivesse argum valô,
Eu botava na cadeia,
Esse teu remexedô.
Adepois dele tá preso,
Num lugá bem amarrado,
Eu pedia minha nêga,
Remexe pro delegado.

Postado por Fernando Caldas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O INTELIGENTE E O SABIDO

Há duas categorias de pessoas que, sobretudo no Rio Grande do Norte, merecem um debruçamento maior, uma atenção mais atenta, um enfoque mais...