quarta-feira, 24 de novembro de 2010

RN VOLTA A SER O MAIOR PRODUTOR DE BANANA DO BRASIL


Ilustração do blog.

A banana foi o produto de maior incremento na pauta de exportação do Rio Grande do Norte no setor da fruticultura, em 2010. A cultura, que enfrentou graves problemas depois dos invernos de 2008 e 2009, voltou a crescer em ritmo acelerado, atingindo alta de 25,38%. O crescimento da produção e exportação da banana consolida o Rio Grande do Norte como maior exportador brasileiro voltando a superar Santa Catarina, segundo ionforma do coordenador de Comércio Exterior da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Otomar Lopes Cardoso Júnior, em entrevista à Tribuna do Norte.

A empresa Del Monte Fresh, localizada na região do Vale do Açu, é responsável por mais de um terço dessa produção, cerca de 60 mil toneladas, ou 35,08%. No entanto, sem concorrente no Estado, ela é responsável por toda a exportação da fruta, gerando uma receita anual de mais de U$ 25 milhões.

A Del Monte teve durante os invernos de 2008 e 2009, sua área de produção reduzida em mais da metade, saindo de 2.200 hectares para 1000 hectares atuais. Antes de 2008, a produção da Del Monte era de 7 milhões de caixas (110 mil toneladas), já os empregos despencaram de 3.200 para 1.500.

Passadas as duas grandes enchentes, este é o primeiro momento em que a empresa reage positivamente.

Escrito por Alderi Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que eu seja eternamente eterno louco e nunca deixe de sonhar na vida. (João Lins Caldas, pensador potiguar).