quinta-feira, 24 de março de 2011

Comerciantes lançam o projeto Viva Petrópolis

Apesar de concentrar um bom conjunto de bares e restaurantes de tradição, e ser uma área frequentada basicamente pela classe média, os bairros de Tirol e Petrópolis estão há muito tempo fora do eixo agitado quando o assunto é lazer e badalação em Natal, se comparado com Ponta Negra, por exemplo. Os problemas se agravam no período de alta estação, quando praticamente ficam vazios também nos finais de semana, já que poucos turistas se aventuram a mudar o roteiro turístico.  A iluminação antiga e precária dos bairros é um dos pontos dessa baixa frequência, agravada pela falta de segurança à noite, escassez de estacionamentos e ainda o hábito dos moradores do bairro de não frequentarem a vida noturna durante a semana.

Para mudar essa realidade, comerciantes da área de gastronomia e entretenimento de Tirol e Petrópolis  criaram o projeto coletivo Viva Petrópolis. As ações foram apresentadas hoje, no restaurante Agaricus,  e contou com a presença de associados, representantes de entidades como Sesc, Senac, Fecomércio, Prefeitura do Natal, Sebrae e empresas privadas que aderiram à empreitada. 

melhorias

O Viva Petrópolis vai cobrir várias frentes. Buscar melhorias para o bairro, como iluminação e segurança, ações culturais e de lazer, integrando inclusive espaços como o Mercado de Petrópolis, e ainda ações comerciais, com descontos, promoções em todas as casas engajadas, além de eventos gastronômicos abertos — há um projeto de um festival gastronômico em frente ao Palácio dos Esportes — e um relacionamento com o consumidor através das redes sociais. O site com o guia do bairro já está no ar pelo www.vivapetropolis.com.br

O Secretário da Semsur, Claudio Porpino, garantiu que nas próximas semanas fará um “choque de luz” no bairro, começando pela av Afonso Pena, a partir da praça Aristófanes Fernandes (praça das Flores). “Também estamos com um projeto de melhoria da praça das Flores e realização de eventos mensais nas outras praças (Pedro Velho) e ampliar a iluminação na área”, disse ele.

Um dos idealizadores do projeto, o empresário Alexandre Capistrano, disse que essa união será importante para angariar melhorias aos dois bairros. “Estamos dando a nossa contrapartida”, disse.

Além de bares e restaurantes, estão integrados ao Viva Petrópolis lojas de conveniências, delicatessens e docerias. O primeiro projeto já começou com as ‘Terças gourmet’ e a Semana Viva Petrópolis, com pratos ao preço de R$ 15 durante toda a terceira semana de cada mês. Também foi lançado o cartão desconto, que poderá ser adquirido nos estabelecimentos associados a R$ 50, garantido descontos de 10% de segunda à quarta, e 5% de quinta a domingo.

O diretor regional do Sesc, Helder Cavalcanti, disse que a entidade está responsável por uma pesquisa nos estabelecimentos e entre os clientes, para identificar e diagnosticar necessidades do consumidor e do comércio local. Já o Senac, através de Laumir Barreto, anunciou que a tradicional Corrida do Comerciário, dia 1º de maio, terá ações culturais e desportivas durante todo o dia em torno da praça Pedro Velho.

Fonte: Tribuna do Norte - Viver

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UM POUCO SOBRE MEUS ANTEPASSADOS

Meus bisavós chamados Manoel Cavalcante de Queiroz e Vigorvina Fontes Fernandes de Queiroz (Fotografias abaixo) nasceram na então Vila de Lu...