sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Osteoartrose (artrose), exercício ou repouso?


Osteoartrose (artrose)

Autor: Mariane S. de A. Machado


OSTEOARTROSE (ARTROSE)

Indivíduos que possuem osteoartrose (artrose) podem fazer exercícios ou devem priorizar o repouso?
Essa é uma dúvida recorrente dos pacientes, e é bom saber que tanto o exercício quanto o repouso são importantes, desde que realizados em equilíbrio, por períodos adequados, com baixas cargas e sempre com a orientação de um especialista.
Seguem abaixo algumas dicas importantes para quem tem osteoartrose, quer fazer exercícios, mas não sabe como começar...
1) Um programa de fortalecimento muscular associado a sessões de alongamento é indicado na maioria dos casos, pois uma musculatura forte e, ao mesmo tempo flexível, promove estabilidade na articulação. Os exercícios devem ser feitos com baixa carga, respeitando os eixos do movimento, sem impacto e com um número crescente de repetições.
2) Exercícios excêntricos (que são contrações freando o movimento, por exemplo, a descida dos abdominais) devem ser evitados, pois aumentam a concentração plasmática de citocinas - substâncias que facilitam o surgimento de inflamações.
3) Caminhadas diárias não são contra-indicadas, desde que sejam realizadas em um curto período de duração, sempre com bons calçados que amorteçam impactos e em pisos planos, evitando assim sobrecarregar as articulações.
4) O repouso é essencial quando a articulação está dolorida ou inflamada. Superada essa fase, devem-se alternar, de maneira equilibrada, períodos de atividade física com períodos de repouso articular.
5) Durante as atividades de vida diária, procure intercalar as posturas sentada e em pé. Por exemplo, após lavar a louça em pé, que tal secá-la sentada?
6) A postura corporal deve ser avaliada e trabalhada sempre, pois desalinhamentos posturais geram sobrecargas nas articulações.
7)     Reduza a descarga de peso sobre a articulação. Para isso, evite posturas que levem a
descarregar todo o peso em um só segmento (por exemplo, apoiar-se em uma só perna); tente perder peso; evite carregar objetos pesados no lado do corpo com a articulação afetada pela osteoartrose; diminua a freqüência com que você desce e sobe escadas ou ladeiras; etc.
Considere o edema (inchaço) e a dor após as atividades físicas como um "superuso” da articulação. Se isso ocorrer, a crioterapia (uso de bolsa de água fria/ gelo sobre a articulação) e o repouso com certeza ajudarão a diminuir os sintomas. Se a articulação não estiver inflamada, bolsa de água quente ou compressas com rolos de toalhas umedecidas e quentes também ajudam a aliviar a dor.

Mariane S. de A. Machado
Fisioterapeuta atuante nas áreas de Neurologia, Postura e Equilíbrio
Cel: (11) 8494-3731
email: mariandrade@terra.com.br
Autor: Mariane S. de A. Machado
E-mail: marianeandrade@uol.com.br

Nenhum comentário:

MANOEL CALIXTO CHEIO DE GRAÇA E quem não se lembra de Manoel Calixto Dantas também chamado de "Manoel do Lanche?" Era um dos nosso...