quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

SOBRE JEOVÁ LIBERATO


Título do blog.

O Jornal de Fato, em sua revista DOMINGO publicou ontem uma interessante reportagem intitulada “Meu amor de carnaval” na qual conta historias de casais que se conheceram em festas de carnaval. A matéria registra, entre outras historias, a historia de meus pais que, em 2013 farão 50 anos de casados. O texto foi escrito pelo competente jornalista Jota Paiva.

De: Lucinda Liberato Guedes
 

UM CARNAVAL DE 50 ANOS
 

Jeová Liberato da Silva e Francinete Jácome eram da mesma cidade, mas não se conheciam, embora na Campo Grande (antiga Augusto Severo) da década de 1963, todo mundo tivesse um pouco de parentesco. Ela tinha 19 anos, estava noiva de um marinheiro e estudava em Natal. Ele, com 16, havia abandonado os estudos e comprado um caminhão para trabalhar viajando país a fora. Não era noivo oficializado, mas tinha um "namoro velho" que deveria pender para esse rumo, se não fosse o carnaval.
Em fevereiro de 1963, deixa que Jeová resolve ir a festa carnavalesca do clube do colégio e lá encontra Francinete. Não deu outra. Inventaram uma dança que durou a noite inteira. De manhã, mais do que namorados, Jeová e Francinete tinham assumido o que se chamava, na época, de "contrato de risco". Tinham ficado noivos.
Ela já tinha voltado para morar na casa dos pais e ele decidido abandonar a antiga namorada. Resultado: casaram-se em 15 dias. Desde então, os dois viveram uma grande odisséia: depois de casados vieram morar em Mossoró. Daqui, se mudaram para Natal e de lá foram para o Rio de Janeiro onde ele conseguiu um emprego na Linotipo do Brasil, empresa de concepção gráfica. Ganhou um curso técnico na área e acabou sendo chamado para trabalhar no jornal O Globo, onde ficou por 13 anos chegando a ser chefe de reportagem por dois meses.
Durante esse tempo em que ficaram viajando, tiveram seis filhos. Em 1988, decidiram voltar para o Nordeste e fixaram residência no município de Assú, onde, desde então, mantêm um jornal. Neste ano, dependendo da disposição do casal, ele com 71 anos e ela com 74, Jeová e Francinete vão comemorar 49 anos juntos desde o primeiro carnaval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O INTELIGENTE E O SABIDO

Há duas categorias de pessoas que, sobretudo no Rio Grande do Norte, merecem um debruçamento maior, uma atenção mais atenta, um enfoque mais...