quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Flipipa terá painel sobre modernismo e Cascudo

"Não gosto de sertão verde, sertão de violeiro e de açude cheio, sertão de rio descendo lento, largo, limpo (...) Prefiro o sertão vermelho, bruto, bravo, com o couro da terra furado pelos serrotes hirtos, altos, secos, híspidos e a terra é cinza poalhando um sol de cobre..."  a estética do sertão, o contraste e a musicalidade contidos no poema "Não Gosto de Sertão Verde" são apenas alguns dos muitos aspectos que colocaram Luís da Câmara Cascudo nas rodas do movimento modernista brasileiro. O poema, publicado originalmente na revista Terra Roxa e Outras Terras, revista que teve entre colaboradores nomes como Mário de Andrade, será um dos temas do painel "O Modernismo na Poética de Câmara Cascudo", que abre o 4º Festival Literário da Pipa-Flipipa, dia 22 de novembro, às 17h30, na Tenda dos Autores.

A abordagem modernista e a inclusão de Cascudo escritor serão visitados sob vários olhares. Cinco convidados participam do Painel, três deles ligados ao Núcleo Câmara Cascudo de Estudos Norte-Rio-Grandenses, vinculado ao Departamento de Letras da UFRN, entre outros departamentos: Humberto Hermenegildo, Suely Costa, José Luiz Ferreira, além do pernambucano Neroaldo Pontes e do potiguar radicado no Rio de Janeiro, professor Nonato Gurgel, que será o mediador.

Especialista em Literatura brasileira, crítica literária e modernismo, além de pesquisador do Núcleo Câmara Cascudo, o professor Humberto Hermenegildo evocará as relações entre Câmara Cascudo e o pernambucano Joaquim Inojosa de Andrade através das correspondências trocadas pelos intelectuais, tendo como interlocutor o paulista Mário de Andrade. Além de estabelecer vínculos entre os autores, as cartas apontam o cenário de difusão do movimento no Nordeste e este para o Brasil.

De acordo com o professor José Luiz Ferreira, o painel vai percorrer o movimento modernista a partir de Cascudo. "Como o tempo será curto, cada convidado vai abordar um aspecto dessa temática. No meu caso, farei a leitura comentada do poema Não Gosto de Sertão Verde'", comentou o professor. "Neste poema, a própria temática do sertão é o elemento estético que o insere no modernismo. Cascudo apresenta o sertão a partir desse aspecto duplo." José Luiz Ferreira é professor da área de Letras na UFERSA e atua em temas como tradição literária e cultural, modernismo, regionalismo e modernidade literária.

A leitura poética também foi a escolha da escritora e professora Maria Suely da Costa. Sua participação será a leitura do poema "Banzo".

O modernismo no Nordeste será a abordagem do pernambucano Neroaldo Pontes de Azevedo. Ex-reitor da Universidade Federal da Paraíba, Neroaldo é  um estudioso do tema. A mediação do painel ficará a cargo de Nonato Gurgel, professor de Teoria Literária na UFRJ. Nonato também lançará durante o Flipipa o livro "Luvas na Marginália - escritos em torno da poética de Ana C".

O Flipipa acontece de 22 a 24 de novembro na avenida Baía dos Golfinhos . A entrada é franca. Entre os autores convidados estão Luís Fernando Veríssimo, Sérgio Santa'Anna, Reinaldo Moraes, João Paulo Cuenca, Tatiana Salem Levy, Zuenir Ventura, Joyce Pascowitch, Bené Fonteles, Ana Miranda, Nelson Xavier, Antônio Cícero.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DELÍRIO Por que é que nós vivemos tão distantes, Si estamos neste sonho todo incerto: - Eu ao teu lado em pulsações vibrantes, E tu, long...