domingo, 25 de agosto de 2013

Por Madson Moraes, Tempo de Mulher

Não beijei ainda minha infância

MADSON MORAES: "Volta e meia recuo ao passado de minha infância, este exercício saboroso com gosto de bolacha recheada, e pergunto-me: será que já beijei minha infância o suficiente?".
Não beijei ainda minha infância / Foto: Thinkstock
Não beijei ainda minha infância / Foto: Thinkstock
Por MADSON MORAES

Volta e meia recuo ao passado da infância vivida no Maranhão, infância, este colégio saboroso com gosto de bolacha recheada. Lembro-me das fantasias combinadas durante o futebol, dos beijos beijados nas bocas completamente imaturas, das apostas apaixonadas de amor feitas durante a criancice, os inúmeros briga-faz-as-pazes, briga-faz-as-pazes, e pergunto-me, apaixonado pela recordação da meninice, como estão os amigos? O que todos fizeram de suas infâncias ou o que ela fez com eles?

A rua da infância é nossa Constituição. Não há artigos proibitivos. Bastava a liberdade da porta e lá estávamos soltos, naquela aposta de descobrir o mundo além de qualquer quarteirão. Mesmo a Comissão de Preocupação e Proibição de Peraltices da Infância, a que chamamos de mães, tinham pouco apelo quando só queríamos desvendar os segredos do céu. Qualquer invenção com papelão colocavam Hans Donner no chinelo. Chinelo, aliás, que servia de traves para a bola de todo fim de tarde. A bola, esse brinquedo essencial do homem como definiu Paulo Mendes Campos em "Adoradores da bola".

O quero contar é que tenho inveja boa, boa mesmo, dos amigos que até hoje convivem com os mesmos camaradas da infância. Não pude torturá-los por não presenciar suas arquiteturas interrompidas de amores não realizados. Nem fiz ressalvas a eles pela infância invadida severamente pelos hormônios da adolescência, esta fase em que se alfabetiza o sofrimento. E tampouco pude dar conselhos disfarçados assim que surgiram, neles, o elemento homem. Não me tornei até hoje um "caçador de achadouros da infância", para roubar a expressão do poeta Manoel de Barros.

Passei recibo de saudade a todos os amigos de infância que deixei. Emiti provisórias de "Um dia nos veremos" que até hoje não consegui executar. O fato mesmo é que ainda não beijei o bastante minha infância. Não beijei a garota da cantina da escola aos 12 anos porque cheguei atrasado duas eternidades. Não beijei minha meninice e o que ela faz da vítima que tento não ser hoje. Não beijei nem mesmo a crise da adolescência, este desabrochar espontâneo e indeciso. Não beijei a necessidade do desengano como sempre beijei a  previsibilidade do acerto na infância. Não beijei a lembrança com o esquecimento necessário que consolide a resiliência essencial para qualquer tipo de esquecimento.

Não beijei ainda o impossível, esta célula de esperança que teima em coagular algumas vezes quando se é adulto e que jorra sem equívocos na infância. Não beijei sequer minhas experiências infantis, e nem beijei secamente meus fracassos. Não beijei minhas mãos estendidas no adeus dos amigos, e nem beijei as mãos que um dia me deram um Deus cheio de raiva. Não beijei o que era inesperado e nem esperei beijos que eram para acontecer em esperas. Não beijei os caminhos puros que inventei na infância, e nem beijei os caminhos que, por força maior, surgiram alheios a qualquer vontade depois de grande. Não beijei as propriedades avariadas dos sonhos realizados, nem beijei os desejos prematuros, nus.

Não beijei meu oceano cósmico de perdas e nem beijei meus mares cheios de barcos e trevas. Não beijei ainda o bastante minha infância mesmo. Cada homem ou mulher, uma hora, apela para a memória da meninice num resgate, ora bem sucedido, ora não, de reatualizar a memória infantil que oriente o tempo presente. Como não sei o que fizeram os amigos de infância, fico com a imaginação, este recurso que nos salva de qualquer loucura. Você beijou a sua infância hoje?

* Madson Moraes é colunista e repórter do Tempo de Mulher. Escreve no blog madsonmoraes.tumblr.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DELÍRIO Por que é que nós vivemos tão distantes, Si estamos neste sonho todo incerto: - Eu ao teu lado em pulsações vibrantes, E tu, long...