segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Carnaubais/RN dando uma volta no passado e no presente

DESTAQUE DO BLOG - FALANDO IRREVERENTE

Foi Antônio Pereira de Albuquerque o primeiro habitante de uma localidade, onde situava-se uma área com vista ampla, verde e bela, com muitas carnaubeiras ao redor e com boa terra para cultivar. Logo depois chegava Abel Alberto da Fonseca, que iniciou as primeiras construções, se tornando pioneiro na organização urbana da povoação que estava nascendo.
  

Através da participação de figuras dedicadas a comunidade o povoado começou a se desenvolver, e entre elas destacaram-se o Monsenhor Honório, primeiro vigário, a professora Adalgisa Emídia da Costa, a incentivadora cultural Celina Moura e Olavo Lacerda Montenegro, que lutou pela sua emancipação política.
Em 18 de setembro de 1963, através da Lei nº 2.927, Carnaubais desmembrou-se de Assú. Após onze anos de sua emancipação política enfrentou sua mais terrível batalha, a luta contra a fúria das águas.

 Em 1974, uma enchente destruiu a cidade e a população ficou desabrigada. Apesar do sofrimento o povo resistiu e com a participação dos Governos Federal, Estadual e Municipal, a cidade foi reconstruída em outro local.

Novos tempos 


Carnaubais`- Prefeito Luizinho investe hoje na economia local e lançou a moeda própria
Nome da árvore típica do semi-árido, a carnaúba agora também é sinônimo de dinheiro. 

Em Carnaubais, município da região Oeste do Rio Grande do Norte, as cédulas de carnaúba circulam desde agosto como moeda social com o objetivo de estimular a economia local. A ideia segue o exemplo da cidade de São Miguel do Gostoso, no litoral Norte, onde as notas levam o nome de gostoso.


Gente da Gente vizinhos carnaubaenses

Um bom dia muito especial para todos amigos blogueiros que representa a cidade de Carnaubais

Aluízio Lacerda
Toni Martins
Magno Marques
Luizinho Cavalcante
Carnaubais em foco
e demais amigos .




























Nenhum comentário:

PELO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA Se Guilherme de Almeida escreveu 'Raça', em 1925, uma obra literária “que tem como tema a gênese da na...