sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Natal já esteve sob regime comunista por 4 dias

O povo de Natal topou a revolução de pura farra. Saquearam um depósito militar e passaram a andar fantasiados de soldado. O transporte coletivo virou gratuito. Que dia!
Era 23 de Novembro de 1935 e o dia corrida tranquilo na pequena cidade de Natal de cerca de 40 mil habitantes. Um dia bem diferente dos anteriores, que foram marcados por vários incidentes de rua como assaltos a bondes.
Natal estava prestes a ter o maior levante militar de sua história, que ocorreria no Batalhão do Exército. Logo mais em breve a capital potiguar iria cair nas mãos de rebeldes, que destituíram os governantes locais dos seus cargos.

Eis que no quartel militar do 21º Batalhão de Caçadores (21º BC) chega uma informação chave

post-natal-regime-comunista-4-dias-batalhao-exercito-21-cacadores
O 21º Batalhão de Caçadores
A de que o general Manuel Rabello, comandante da 7ª Região Militar do Recife, havia autorizado o licenciamento de alguns cabos, soldados e tenentes que estavam com tempo vencido na carreira militar, e a expulsão de outros, acusados de envolvimento em incidentes de rua ocorridos dias antes em Natal, incluindo assaltos a bondes.
Este documento causou um movimento que estava sendo articulado há alguns dias entre lideranças militares e sindicatos locais junto com membros do PCB estadual. O objetivo era apoiar a revolução nacional que estava sendo preparada pela Aliança Nacional Libertadora (ANL), no Rio de Janeiro.
“Havia uma preparação para o levante sob a direção do Partido Comunista, que atuava no 21º Batalhão de Caçadores e em vários sindicatos locais. Eles apenas aguardavam as orientações do comitê central”, explica Homero de Oliveira Costa, professor de ciências políticas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e estudioso da insurreição de Natal.
Além disso, Homero lembra que a cidade já vivia momentos de tensão política desde o ano anterior: “O Rio Grande do Norte teve uma das mais tumultuadas eleições do país, com diversos conflitos de ruas, assassinatos, prisões e repressão. Isso criou uma situação muito tensa no Estado, e em Natal em particular”, completa.

Mas aconteceu um erro de comunicação

post-natal-regime-comunista-4-dias-luis-carlos-prestes
Luís Carlos Prestes – Bundesarchiv; BArch
Os acontecimentos daquele Sábado foram acontecendo de tal maneira que não houve tempo nem de avisar a ANL, cujos líderes (incluindo Prestes) aguardavam o melhor momento para eclodir a revolução em nível nacional. Em função das expulsões ordenadas pelo comando militar no Recife, o PCB estadual e os integrantes do Batalhão decidiu dar início ao motim naquele mesmo dia.

Aí o caldo entornou

post-natal-regime-comunista-4-dias-militar-quintino-clementino-barros-do-21-batalhao-cacadores
Por volta das 19:30 um grupo de militares rebeldes, liderados pelo sargento Quintino Clementino de Barros, rendeu os oficiais de plantão no Batalhão e, com fuzis apontados para a cabeça dos soldados, ordenaram que estava todo mundo preso por ordem do capitão Luís Carlos Prestes.
Sem apresentar resistência, revolucionários liderados por Quintino e apoiados por grupos civis organizados [como o sindicato dos estivadores, muito forte na cidade], tomaram o quartel e ocuparam locais estratégicos da cidade, tais como: o palácio do governo, a Vila Cincinato – residência oficial do governador -, a central elétrica de Natal, a estação ferroviária e as centrais telefônica e telegráfica da cidade.
Informado sobre a confusão, o governador e demais autoridades civis e militares fugiram e se esconderam na casa de aliados. No quartel da Força Pública, cuja sede ficava próxima ao batalhão rebelado, ensaiou-se uma resistência legalista com policiais fiéis ao governo, vencida pelos militares rebeldes, no momento mais organizados e bem armados.

O dia amanheceu e Natal estava completamente dominada

post-natal-regime-comunista-4-dias-cais-do-porto-tavares-de-lira
Cais da Tavares de Lira, no bairro da Ribeira, em Natal. Uma provinciana capital do Nordeste do Brasil.
Na residência do governador, sede dos rebelados, formou-se uma junta provisória de governo, autodenominada Comitê Popular Revolucionário, que era formada pelo sapateiro José Praxedes (secretário de Abastecimento); sargento Quintino Barros (Defesa); Lauro Lago (Interior e Justiça); estudante João Galvão (Viação); e José Macedo (Finanças), este último funcionário dos Correios.
Foi então que o Comitê Revolucionário saiu da teoria e começou a tomar medidas práticas. A primeira foi um decreto com a destituição do governador do cargo, e a dissolução da Assembleia Legislativa “por não consultar mais os interesses do povo”. As tarifas de bondes foram extintas e o transporte coletivo tornou-se gratuito.
Na segunda-feira, o comércio e os bancos não abriram. À tarde, foram ordenados saques dos cofres da agência do Banco do Brasil e Recebedoria de Rendas. O dinheiro foi confiscado em nome do governo revolucionário e parte dele distribuído à população, que foi ao delírio com a novidade, e não tinham muita noção do que estava acontecendo na cidade.

E a festa popular começou

“A população confraternizava com os rebeldes. Era mais uma festa popular ou um carnaval exaltado, do que uma revolução”, explica o historiador Hélio Silva em seu livro 1935 – A Revolta Vermelha. “Casas comerciais foram despojadas de víveres, roupas e utensílios domésticos que aquela gente não podia comprar. Houve populares que, pela primeira vez, comeram presunto”, diz o historiador.
Um dos líderes do movimento, João Galvão, relatou posteriormente o que aconteceu naqueles dias: “O povo de Natal topou a revolução de pura farra. Saquearam o depósito de material do 21º BC e todos passaram a andar fantasiados de soldado. Minha primeira providência como ‘ministro’ foi decretar que o transporte coletivo seria gratuito. O povo se esbaldou de andar de bonde sem pagar.
Para se comunicar com a população, um avião foi confiscado no aeroporto e sobrevoou a cidade despejando milhares de folhetos. No curto período em que se mantiveram no poder, os revolucionários também distribuíram o primeiro e único número do jornal A Liberdade, impresso nas oficinas da Imprensa Oficial do Estado. Nele, foi publicado o expediente do novo governo e um manifesto.

As medidas práticas dos comunistas

post-fotos-2a-guerra-com-explicacoes-bonde-rua-alecrim-ribeira-rio-branco-1942-1943
Ainda segundo o professor Homero Costa, os revolucionários fariam muito mais ações práticas na cidade, não fosse o pouco tempo em que permaneceram no poder. “Houve boatos de que na Vila Cincinato estavam distribuindo alimentos à população, o que levou muita gente a se deslocar para lá, mas não era verdade”, diz Costa.
Mesmo assim, algumas algumas medidas foram tomadas naquele começo de semana, como salvo-condutos para circulação nas ruas e ordens para que o comércio e os bancos funcionassem normalmente, o que não aconteceu.
“Os comerciantes foram orientados a negociar como de costume, sem estocarem alimentos para elevar os preços. Caso isso ocorresse, os estoques seriam confiscados pelo governo”, diz Elias Feitosa, professor de história do Brasil do Cursinho da Poli, lembrando que alguns gêneros alimentícios, como o pão, também tiveram o preço reduzido.

O levante não foi só em Natal

Vista panorâmica do Centro de São José de Mipibu na primeira metade do século passado.
Vista panorâmica do Centro de São José de Mipibu na primeira metade do século passado.
Legenda: “Foi bala muita”  Fachada do Quartel da Salgadeira, atingido por disparos efetuados pelos comunistas.
O movimento foi parar no interior do Rio Grande do Norte. “Foram formadas três ‘colunas guerrilheiras’ que ocuparam 17 dos 41 municípios do estado, destituindo prefeitos e nomeando outros”, diz Homero Costa.
Pequenas localidades, como São José de Mipibu, Ceará Mirim e Baixa Verde (atual município de João Câmara) foram ocupados sem resistência e os prefeitos substituídos por simpatizantes da ANL. Agências bancárias e do governo (as coletorias de renda) foram saqueadas e o dinheiro enviado para a capital.

E então, acabou

post-natal-regime-comunista-4-dias-ataque-tiros-bala-quartel-da-salgadeira-1935
Resultado do ataque comunista ao Quartel da Salgadeira, no Centro de Natal.
Ao chegar a terça-feira, ocorreu a movimentação de tropas do Exército da Paraíba e de Pernambuco rumo a Natal, foi quando o “novo governo” começou a perder força.
Em uma localidade chamada Serra do Doutor, um dos grupos da ANL foi preso por tropas leais a Getúlio Vargas. Informados de que tropas federais entrariam em Natal e com a possibilidade de bombardeamento aéreo, os líderes do “governo revolucionário” fugiram cada um por si.
Um deles, Praxedes, viveu foragido durante anos. Os demais foram capturados e enviados para o Rio de Janeiro com outros presos políticos, como o escritor Graciliano Ramos.
O mesmo aconteceu nas cidades do interior. Com a fuga, os militares enviados pelo governo federal não tiveram dificuldades de controlar a situação. O governador Rafael Fernandes foi reconduzido ao cargo e, a partir de quarta-feira, dia 27 de novembro, a vida voltou ao normal na cidade que, durante cerca de 90 horas, abrigou, como escreveu Hélio Silva, “o primeiro, único e fugaz governo soviete na história do Brasil.”
No mesmo dia em que o “governo comunista” era encerrado no Rio Grande do Norte, o movimento tenentista deflagrava, no Rio de Janeiro, uma insurreição para derrubar o presidente Getúlio Vargas e instaurar um regime comunista no Brasil. Liderado por Luís Carlos Prestes, o levante ficou conhecido como Intentona Comunista, ou Revolta Vermelha.
O levante em Natal serviu como justificativa para que Getúlio Vargas instaurasse o Estado Novo, em 1937.
Não deixe de ver também: 30 fotos da 2ª Guerra em Natal com impressionantes explicações
Fonte: Marcos Lopes via TOK de História

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  UMA VEZ Por Virgínia Victorino (1898/ 1967) Ama-se uma vez só. Mais de um amor de nada serve e nada o justifica. Um só amor absolve, santi...