quarta-feira, 28 de março de 2018

Professor Luiz Correia Soares de Araújo



Professor Luiz Correia Soares de Araújo, um assuense que se tornou a maior referência do escotismo na terra potiguar.
Homem simples e austero, perseverante e dinâmico, com uma singular vocação para educador.
Nasceu, em 18 de janeiro de 1888, na cidade de Assu. Concluiu o curso primário no Atheneu Norte-riograndense. Era filho do Cel. Pedro Soares de Araújo e Ana Senhorinha Soares de Araújo. Posteriormente, concluiu a Escola Normal e foi diplomado na primeira turma (1910). Em 1911, foi nomeado diretor do Grupo Escolar Almino Afonso, em Martins. No mesmo ano foi transferido para Assu, com a missão de estruturar e operacionalizar o Grupo Escolar Tenente Coronel José Correia, inaugurado naquele ano, sendo o seu primeiro diretor até 1913.
Fundou a Policlínica do Alecrim, atualmente Hospital Professor Luiz Soares; bem como a Liga de Esportes de Natal, hoje Federação Norte-riograndense de Esportes; as faculdades de Direito, Farmácia e Odontologia. Foi membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, da Academia Potiguar de Letras e do Conselho Estadual de Educação e Cultura do RN. Faleceu no dia 13 de agosto de 1967, em Natal, vítima de ataque cardíaco. O seu cortejo fúnebre foi sob os acordes da Banda de Música dos Escoteiros do Alecrim. Pelo seu trabalho de excelência, várias honrarias lhe foram outogardas por inúmeras instituições. Mais uma personalidade assuense de destaque no âmbito da educação norte-riograndense.
Por Pedro Otávio Oliveira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

UM POUCO SOBRE MEUS ANTEPASSADOS

Meus bisavós chamados Manoel Cavalcante de Queiroz e Vigorvina Fontes Fernandes de Queiroz (Fotografias abaixo) nasceram na então Vila de Lu...