quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

MORRE MARIA OLÍMPIA (MAROQUINHA) ÚNICA MULHER A GOVERNAR A CIDADE DO ASSÚ


Faleceu hoje em Brasília capital federal Maria Olímpia Neves de Oliveira (Maroquinha), aos 98 anos de idade, funcionária aposentada do INCRA, sendo esta a única mulher a exercer cargo de prefeita na cidade de Assú. 
Maroquinha foi uma baluarte na vida política do seu esposo ex-prefeito Costa Leitão, organizada e competitiva, venceu Walter Leitão numa acirrada disputa, onde se digladiavam pela prefeitura com os cognomes de  " Onça e Golinha".
Maroquinha pela sua garra e coragem recebeu o apelido de Onça e Walter Leitão,  ficou conhecido como Golinha, um pássaro silvestre cantador.

Lembro-me  de Dona Maroquinha, mostrando a papai (Inácio Lacerda) que era vereador de sua bancada o seu organizado fichário com todos os dados dos seus eleitores: filiação, data de nascimento, escolaridade endereço e para ficar mais fácil de identificar cada um colocava em parêntese o apelido.

 Outra forte recordação era ver chegar em nossa casa, toda terça feira pela manhã: seu Manoelzinho Deó, motorista da prefeitura, indo buscar lá Timbaúba papai para as sessões ordinárias e extraordinárias, quando a prefeita convocava.
Esta figura mereceu do povo assuense o título de cidadã, tendo o autor da proposição vereador Waldson Bezerra, ido diretamente à Brasília entregar em mãos a honraria conferida.

Nossa redação presta aos assuenses que conviveram e sabe desta importante contribuição dado a cidade dos poetas para o seu desenvolvimento. Através da sua gestão e do ex-prefeito Arcelino Costa Leitão, nossos sentimentos de pesar com esta referência póstuma a esta grande mulher.

Aluízio Lacerda

Nenhum comentário: