sábado, 9 de março de 2019

Cândido Jonas Batista - "Cândido de Vemvem como era mais conhecido (foto abaixo que eu tirei em 1970) era m velho e querido vaqueiro de meu avô materno Fernando Tavares - Vemvem que era pecuarista nos sertões do Assu/RN. Com a morte de meu avô, Cândido ficou sendo vaqueiro de meu pai chamado Edmilson Lins Caldas. Tanto é bonito o seu nome como bonito era o seu coração recheado de ternura e bondade. Amigo leal, a minha tinha ele, Cândido, como uma pessoa da família. É tanto que eu ainda jovem, quando ele veio a morrer ao tentar salvar um jumento que ele muito estimava, que se encontrava ilhado em nossa propriedade agrícola denominada Baldum, situada no município de Ipanguaçu, em razão de uma grande cheia do rio Piranha/Açu, morrera afogado. Pois bem. Disposto ainda, muito jovem, aos 27 anos de idade, hoje com meus 64 anos, eu tive o privilégio de resgatá-lo mesmo sem vida. Gesto este que faz bem ao meu coração. Afinal, Cândido, além de vaqueiro era negociante de carne e sabia como ninguém, comprar e vender gado, alem de ter sido um exemplo de honestidade e, sobretudo de lealdade e amor ao próximo.Ele era, afinal, tipo daquele que não sabe dizer 'não' a renguém. Fica o registro.

Fernando Caldas.
Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Natal antiga colorizada Jeronymo Tinoco     Paróquia de nossa senhora dos navegantes, praia da redinha, anos 80. ( Foto p&b acervo de ...