por Henrique Araujo
Você sabia que o Rio Grande do Norte tem um filho que foi um dos criadores da Bossa Nova, inspirando até Tom Jobim?
Pois é! Você provavelmente não sabe, mas a cidade de Macau (Rio Grande do Norte) que fica há 175km de Natal, deu luz a um dos precursores da Bossa Nova, o cantor e compositor Hianto Ramalho de Almeida Rodrigues, ou, simplesmente, Hianto Almeida.
A Bossa Nova é o termo pelo qual ficou conhecido um movimento de renovação do samba irradiado a partir do Rio de Janeiro no final da década de 1950. Depois o movimento passou a dar nome ao estilo de interpretação e acompanhamento rítmico dele surgido, conhecido por “batida diferente”. O estilo ganhou o mundo e levou a música brasileira para fora do país.
Hianto de Almeida foi um dos precursores da Bossa Nova. O humorista e compositor Chico Anysio, em entrevista à Playboy no ano de 1987, declarou que Tom Jobim descobriu a batida da bossa nova com Hianto:"Tenho a grande honra de dizer que o primeiro arranjo do Tom foi em cima de uma música com letra minha, Conversa de sofá. Acho que até foi aí que ele aprendeu a compor, porque descobriu que a música de Hianto de Almeida, tinha uma sequência e foi em cima".
Entre os artistas que registraram suas composições, estão "simplesmente": Elza Soares, Cauby Peixoto, Raul de Barros, João Gilberto, Jair Rodrigues, Dalva de Oliveira, Elizeth Cardoso, entre outros.
Nos dias de hoje grandes nomes do movimento "bossanovista" reconhecem a importância das composições de Hianto de Almeida no cenário inicial Bossa Nova, a exemplo do samba-canção “Meia luz”, em parceria com João Luiz, que foi gravado por João Gilberto, em 1952.
Hianto viveu apenas quatro décadas, mas nesse curto espaço de tempo produziu 237 composições, sendo 81 gravadas em discos 78 rotações, 7 discos de dez polegadas, 7 compactos, 89 LPs e 23 CDs.
A cidade de Macau já teve um teatro em sua homenagem: O Teatro Municipal “Hianto de Almeida”, erguido em 2003, mas que infelizmente veio desabar em menos de 3 anos de atividade.
O precursor potiguar da Bossa Nova faleceu em 27 de setembro de 1964.
Se gostou veja 30 músicas potiguares que você precisa ouvir [lista inédita]
Fonte: Hianto de Almeida. dicionariompb.com.br
De: https://curiozzzo.com/2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário