sábado, 27 de fevereiro de 2021

 UMA TIRADA - Renato Caldas foi um poeta do Assu, de versos matutos, populares, mas também produziu versos de qualidade literária. Ele foi um dos responsáveis ao lado de Catulo da Paixão Cearense (poeta maranhense, autor da célebre canção Luar do Sertão) e Zé da luz, pela introdução da poesia popular na literatura brasileira. Era Renato, boêmio, irreverente, gracioso. As suas tiradas de espíritos, além dos seus versos, atravessaram fronteiras. Pois bem, Renato namorava uma jovem chamada Maria Da Conceição que resolveu ir à São Paulo rever familiares e amigos. Isso aconeteceu na década de vinte. Aquela sua namorada comprometeu-se com ele, Renato, passar na capital paulistana apenas uns vinte dias. Na despedida, devia ter ocorrido numa estação de trem. Renato entregou a sua amada um bilhete rimado com a seguinte inscrição:

Maria da Conceição
Faça uma boa viagem
E leve meu coração
Dentro da sua bagagem.
Passaram-se dias, meses, anos, e nada de Conceição retornar. Renato, ao tomar conhecimento que ela, Conceição, teria se casado, bem como do seu endereço, vingou-se num telegrama rimado, dizendo assim:
Maria da Conceição
Você fez boa viagem?
Devolva meu coração
Que foi na sua bagagem.
Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  UMA VEZ Por Virgínia Victorino (1898/ 1967) Ama-se uma vez só. Mais de um amor de nada serve e nada o justifica. Um só amor absolve, santi...