segunda-feira, 2 de agosto de 2021

O dia em que o Fortaleza jogou no Açu/RN

Numa época em que o intercambio futebolístico era raro, mesmo entre clubes da capital potiguar e do interior do Rio Grande do Norte, amadores ou profissionais, existia um time que realizava amistosos, dentro e fora de casa, contra o América, ABC e representantes de outros estados nordestinos.

Inclusive era comum os times mossoroenses, no período de 20 a 40, receber elencos paraibanos, como o Treze de Campina Grande. Foi o extinto Centro Esportivo Açuense (CEA) quem quebrou estas regras, como atestam os seguintes jogos com as fichas técnicas. (logo abaixo)

Porém uma das partidas mais sensacionais aconteceu no domingo, 16 de novembro de 1952, quando o CEA empatou em 3 a 3 com o Fortaleza, o famoso tricolor da capital cearense. O embate ocorreu no antigo Estádio Senador João Camara, assim denominado em homenagem ao político norte norte-rio-grandense morto quatro anos antes.

Certamente o jogo do CEA com o Leão do Pici teve o endosso do paraibano radicado em Açu, Arcelino Costa Leitão, que, na época, chegou a presidente do clube da capital do Ceará, e, nos anos 60, prefeito no município açuense (ver postagem de 2/10/2016).

O jogo foi noticiado, sem mais detalhes (exceto placar, data e local) no jornal diário vespertino católico A Ordem, na página 3, edição da segunda-feira. Em meio ao informe do ‘Domingo esportivo – Os jogos disputados no Brasil’, do campeonato carioca, paulista, mineiro, gaúcho e amazonense ao paraibano.

América 3 x 1 Centro Esportivo Açuense
Data: segunda-feira, 28/5
Competição: amistoso
Estádio: Juvenal Lamartine
Cidade: Natal/RN
Árbitro: Eugenio Silva
Gols: Franklin (2), Pernambuco e Melado
América: Gerim, Artemio, Barbosa, Ozi, Pretinha, Ernani, Gilvan, Dieb, Franklin, Pernambuco (Tico) e Gilvandro
CEA: Jairo, Mimi, Saraiva, Zezinho, Edson, Dedito, Lino, Melado, Juarez, Piolho e Waldir
No domingo abc 3 a 0 CEA.

América 1 x 3 CEA
Data: 10/9
Competição: amistoso
Estádio: Senador João Camara

Cidade: Açu/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UM POUCO SOBRE MEUS ANTEPASSADOS

Meus bisavós chamados Manoel Cavalcante de Queiroz e Vigorvina Fontes Fernandes de Queiroz (Fotografias abaixo) nasceram na então Vila de Lu...