quarta-feira, 27 de outubro de 2021

UM POUCO SOBRE O GINÁSIO PEDRO AMORIM - ASSU

 

Antiga Carteira de estudante pertencente ao editor deste blog.


O Ginásio Pedro Amorim, de Assu/RN, pertencia a CNEG - Campanha Nacional de Educandários Gratuitos, atual CNEC. Na cidade de Assu, aquela escola fora instalado ainda no início dos anos sessenta. Padre Hélio foi seu primeiro diretor. Aquele educandário funcionou no Instituto Padre Ibiapina, no Colégio Jk e, por último, onde hoje está assentado o Campus Avançado do Assu, da UERN. Foi seu primeiro diretor Padre Hélio. Foram professores do GPA do meu tempo, Padre Canindé (professor de inglês) Auri Sales, (professora de geografia), Waldeir Oliveira (professor de desenho), Nair Fernandes (professora de matemática), dentre outros. Dirigiram ainda aquele colégio, além de Padre Hélio, João Marcolino de Vasconcelos, Adonias Bezerra de Araújo, e Noé Rogério da Costa.  

A carteira de estudante (imagem acima) é uma relíquia, data de 1971. Era seu diretor naquele tempo (1971), Noé Rogério da Costa e o presidente do Grêmio era o Sr. Francisco de Medeiros Dias (Chico Dias). Há informações que em 1961 foi professor de Latim naquele educandário, Padre Alfredo Simonette. 

Por fim, era um prazer estudar no GPA, escola que eu diria de excelência pelo nível dos seus professores e professoras, e que guardo boas recordações e lembranças. Fica, portanto, mais um registro da memória do velho Assu.

Fernando Caldas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  UMA VEZ Por Virgínia Victorino (1898/ 1967) Ama-se uma vez só. Mais de um amor de nada serve e nada o justifica. Um só amor absolve, santi...