terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

 Por Paulo Caldas Neto

Minha homenagem ao poeta, sociólogo e memorialista Eduardo Gosson. Em 2011, tornei-me associado da União Brasileira de Escritores - Seção RN. Ele era o presidente. Após ser admitido na respectiva entidade cultural, tive a honra de ser agraciado com o 1o lugar no Concurso Eulício Faria de Lacerda. A foto abaixo registra a premiação no dia 24 de outubro daquele ano na Academia Norte-rio-grandense de Letras durante o Encontro Potiguar de Escritores. 

 
Mais do que um amigo, Eduardo Gosson foi o meu maior incentivador. Lamento profundamente não ter podido me despedir dele, porque não estava no RN. Ainda que estivesse, em razão da pandemia de Covid-19, eu teria me resguardado em casa por conviver com uma pessoa que tem comorbidades. 
 
Em 2013, assumi o posto de 2o secretário da Diretoria executiva da UBE-RN na Presidência de Roberto Lima de Souza, posteriormente meu parceiro musical em algumas canções populares. Lembro-me que, nesse mesmo ano, finalizei minha obra lítero-musical ainda inédita. Dela, retiro e republico aqui o poema abaixo que, à época, dediquei a Eduardo Gosson. Este entrou na Nau da eternidade!
 
Ainda escreverei e divulgarei aqui outros escritos em homenagem àquele que foi um verdadeiro militante da cultura do RN. Vá em paz, amigo! E obrigado por tudo!
 
CANCIÓN A MIS HIJOS
 
(Ao poeta Eduardo Gosson.)
Partiram ao canto do rouxinol,
Sem ouvirem as notas ritmadas.
O piano não estava mais ao sol.
Outra vez não viram as alvoradas.
O tom da música, seu arrebol!
As vozes se calaram forçadas;
Partiram ao canto do rouxinol,
Sem ouvirem as notas ritmadas.
O consolo da chuva, aquele anzol,
Esquecido depois da pescaria;
A brincadeira de todo dia;
As vozes, que a canção queria,
Partiram ao canto do rouxinol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DELÍRIO Por que é que nós vivemos tão distantes, Si estamos neste sonho todo incerto: - Eu ao teu lado em pulsações vibrantes, E tu, long...