segunda-feira, 28 de março de 2022

Fotografia tirada na praia de Iracema, Fortaleza, em 1946. Da esquerda para direita os assuenses Fernando Tavares Filho (meu tio materno), Emilio Dantas da Silveira (Filho de João Celso Flho), Edmilson Lins Caldas (meu querido pai) e José Santiago. Este último era cearense. Emilio era estudante em Fortaleza no colégio militar daquela capital cearense e fez carreira no Exercito Brasileiro. Por sinal, foi superintendente da Polícia Federal no Rio de Janeiro. Este Emilio Dantas da Silveira (que é nome de rua no Assu), quando visitava a sua terra natal, em 1970, esteve na nossa casa no Assu, visitando meu pai, seu amigo, com sua família com destino a Fazenda Camelo/Limoeiro localizada nos sertões do Assu. Foi naquele tempo que tive eu, o privilegio de conhecer Emílio, figura ilustre que engrandece e dignifica a importante cidade do Assu. Emílio é irmão de. Celso Da Silveira. João Celso neto depõe que seu tio Emílio "era da Arma de Artilharia, chegou a Coronel. Foi o Superintendente do DPF no RJ anos depois de passar para a reserva do EB. Formou-se em Direito pela FND, creio que em 1965 (ainda Capitão na Ativa, motivo de não ter podido ter sua carteirinha da OAB; morreu Bacharel). Foi Sup. no RJ do DPF em 1975, se não me engano. Faleceu em 1976". Fica o registro sobre Emílio, figura ilustre que engrandece e danifica o Assu.
 
(Fernando Caldas/Fan




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O INTELIGENTE E O SABIDO

Há duas categorias de pessoas que, sobretudo no Rio Grande do Norte, merecem um debruçamento maior, uma atenção mais atenta, um enfoque mais...