segunda-feira, 14 de março de 2022

O RELÓGIO PERDIDO

“Um idoso encontra um jovem que lhe pergunta:
- Se lembra de mim? E o idoso diz NÃO.
Então o jovem lhe diz que era seu aluno.
E o professor pergunta a ele:
- O que você está fazendo, o que você faz?
O jovem responde:
- Bem, eu me tornei um professor.
- Ah, bom como EU? (o idoso disse a ele)
- Pois sim.
Na verdade, me tornei um professor porque você me inspirou a ser como você.
O idoso, curioso, pergunta ao jovem que momento foi que o inspirou a se tornar professor.
E o jovem conta-lhe a seguinte história:
- Um dia chegou um amigo meu, também estudante, com um lindo relógio novo, e eu decidi que queria pra mim e roubei, tirei do bolso.
Logo depois, meu amigo percebeu o roubo e imediatamente reclamou para o nosso Professor, que era você. Então, você falou para a classe:
- O relógio do seu colega foi roubado durante a aula de hoje.
Quem roubou, por favor, devolva.
Não devolvi porque não queria.
Então você fechou a porta e disse a todos nós para levantarmos e que você iriam um por um vasculhar nossos bolsos até encontrar o relógio.
Mas, ele nos disse para fecharmos os olhos, porque ele só iria procurá-lo se todos estivéssemos com os olhos fechados.
Fizemos isso e você foi de bolso em bolso e, quando chegou ao meu, encontrou o relógio e o pegou.
Você continuou a vasculhar os bolsos de todos e, quando terminou, disse:
- "Abra os olhos. Já temos o relógio."
Você não me disse nada e nunca mencionou o episódio.
Nem nunca disse quem foi que roubou o relógio.
Naquele dia, você salvou minha dignidade para sempre.
Foi o dia mais constrangedor da minha vida.
Mas também foi o dia em que minha dignidade foi salva de não me tornar um ladrão, uma pessoa má, etc. Você nunca me disse nada e, embora não tenha me repreendido ou chamado minha atenção para me dar uma lição de moral, entendi claramente a mensagem.
E graças a você entendi que isso é o que um verdadeiro educador deve fazer.
Você se lembra daquele episódio, professor?
E o Professor responde:
- "Lembro-me da situação, do relógio roubado, que procurava em todos, mas não me lembrava de ti, porque também fechei os olhos enquanto procurava"
Esta é a essência do ensino:
Se para corrigir você precisa humilhar; você não sabe ensinar. 
 
 Pode ser um desenho animado de uma ou mais pessoas e texto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E a experiência?  A experiência se consegue a proporção que os dias se passam! (Fernando Caldas).