segunda-feira, 27 de novembro de 2023

A flor do maracujá


Encontrando-me com um sertanejo

Perto de um pé de maracujá

Eu lhe perguntei:


Diga-me caro sertanejo

Porque razão nasce roxa

A flor do maracujá?


Ah, pois então eu lhi conto

A estória que ouvi contá

A razão pro que nasci roxa

A flor do maracujá


Maracujá já foi branco

Eu posso inté lhe ajurá

Mais branco qui caridadi

Mais brando do que o luá


Quando a flor brotava nele

Lá pros cunfim do sertão

Maracujá parecia

Um ninho de argodão


Mais um dia, há muito tempo

Num meis que inté num mi alembro

Si foi maio, si foi junho

Si foi janero ou dezembro


Nosso sinhô Jesus Cristo

Foi condenado a morrer

Numa cruis crucificado

Longe daqui como o quê


Pregaro Cristo a martelo

E ao vê tamanha crueza

A natureza inteirinha

Pois-se a chorá di tristeza


Chorava us campu

As foia, as ribera

Sabiá também chorava

Nos gaio a laranjera


E havia junto da cruis

Um pé de maracujá

Carregadinho de flor

Aos pé de nosso sinhô


I o sangue de Jesus Cristo

Sangui pisado de dô

Nus pé du maracujá

Tingia todas as flor


Eis aqui seu moço

A estoria que eu vi contá

A razão proque nasce roxa

A flor do maracujá


[Catulo da Paixão Cearense


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Do face de  Fernando Caldas Somente no amor o homem está de joelhos; porque o amor é a única escravidão que não desonra. Vargas Vila, poeta...