quinta-feira, 28 de março de 2024

UM POUCO SOBRE MEUS ANTEPASSADOS


Meus bisavós chamados Manoel Cavalcante de Queiroz e Vigorvina Fontes Fernandes de Queiroz (Fotografias abaixo) nasceram na então Vila de Luiz Gomes, atual município de Luiz Gomes, região serrana do alto oeste do Rio Grande do Norte. Manoel era farmacêutico naquele lugar, mas também explorou o ramo de farmácia em São Miguel, Assu (onde morou na distante década de 1920), Mossoró (aceitando um convite do amigo e também farmacêutico formado, Jerônimo Rosado), Baixa Verde, Ceará Mirim e em Natal. Em 1947, Manoel Queiroz transferiu sua farmácia para o filho Letício Fernandes de Queiroz, recém formado pela antiga Escola de Farmácia de Pernambuco/Recife, naquele mesmo ano.

(Esse Letício, ou Doutor Letício como era mais conhecido em Natal, era pai do poeta Walflan de Queiroz e sogro de Walter Pereira - lembrar Livraria Universitária).
No tempo que aquele casal morava na cidade de Assu, Odete Fontes Fernandes de Queiroz (minha avó), filha do citado casal, e Luiz Lucas Lins Caldas Neto (meu avô) se conheceram e se uniram em matrimônio. Naquela época, Luizinho Caldas como era chamado na intimidade, era estudante no Colégio Dom Bosco, em Cachoeira do Campo, Distrito de Ouro Preto/MG, onde estudou pouco mais de dois anos. De férias no Assu, com o namoro, não quis mais voltar para concluir o curso. - Nada vence o amor!
Do temperamento de Vigorvina, conta-se que era uma mulher austera, decidida. Não fugia da luta. Para ela, o que interessava era a vitória. Do temperamento de ‘Seu’ Queiroz, pouco sei. Sei apenas que era bom pra família e pros amigos!
Fica, portanto, um pouco sobre meus antepassados paternos. Registro e dou fé.
(Fernando Caldas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Assu Antigo (TEXTO DO JORNALISTA E ESCRITOR CELSO DA SILVEIRA, PUBLICADO NO DIÁRIO DE NATAL, 1983, RECHEADO DE VERDADES, TEMOR, FICÇÃO SOB...