Francisca Varela Nobre Soares — Chiquinha
Francisca Varela Nobre Soares, conhecida carinhosamente como Chiquinha, nasceu em Assu, Rio Grande do Norte, no ano de 1903. Era filha do pecuarista Manoel da Fonseca Nobre e de Rita Varela Nobre, proprietários de terras na região, entre elas a propriedade denominada Cuó. Era a quarta filha de uma prole de oito irmãos.
Casou-se com Manoel Soares, também pecuarista, conhecido pelo apelido de Bile Soares. Dessa união nasceram três filhos: Odete, Oldanir e Onier — esta última, jornalista e advogada, chegou a presidir a OAB em Natal.
Na década de 1940, a família mudou-se para a capital potiguar. Residiu na Rua Jundiaí, bairro do Tirol, em um belíssimo casarão de estilo neoclássico. Aos domingos ,Chiquinha cultivava o hábito de receber os irmãos em almoços de mesa farta e de requintado bom gosto, sempre acompanhados de música e cantoria, com o violão e a voz de seu sobrinho, o renomado compositor potiguar Chico Elion.
Faleceu na década de 1980. O casarão foi preservado por quase vinte anos após sua morte, mantido por sua filha Onier Nobre Soares, que faleceu em 2016. Após o falecimento de Onier, o imóvel foi vendido pelos netos e herdeiros da família.
Fátima Nobre

Nenhum comentário:
Postar um comentário