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Paulo Davim (deputado estadual-RN) assumirá o senado em razão da indicação de Garibaldi Alves Filho (senador reeleito pelo Rio Grande do Norte) para o Ministério da Previdência no Governo Dilma Rousseff.
Postado por Fernando Caldas
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
POEMETO
O homem, a mais bela vida.
O mais belo destino, a mais bela alegria.
Um dia
Eu poderia ter sido essa alegria, eu poderia ter sido esse destino.
João Lins Caldas, poeta potiguar
O mais belo destino, a mais bela alegria.
Um dia
Eu poderia ter sido essa alegria, eu poderia ter sido esse destino.
João Lins Caldas, poeta potiguar
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
CONVITE
A IGREJA BATISTA REGULAR DO ASSU, tem a honra e a alegria de convidar V.Sa. e família para participar juntamente conosco da Programação do 54º aniversário de fundação que realizar-se-á nos dias 17,18 E 19 de Dezembro de 2010, às 19h30m.
A IGREJA BATISTA REGULAR DO ASSU, tem a honra e a alegria de convidar V.Sa. e família para participar juntamente conosco da Programação do 54º aniversário de fundação que realizar-se-á nos dias 17,18 E 19 de Dezembro de 2010, às 19h30m.
Tema: “A GENUINA GRAÇA DE DEUS”
Preletor: Miss. Luiz Carlos Nicolas
Missionário da Missão Novas Tribos do Brasil Caucaia -CE
Local: Templo da Igreja Batista Regular Endereço: Rua Bernardo Vieira S/N Centro Assu - RN
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
WALTINHO VEM AÍ!
A imprensa natalense começa a vislumbrar uma hipótese anteriormente alardeada pelo o blog.
O deputado Walter Alves faz parte do projeto de renovação politica da familia Alves com o todo o respaldo estrutural do PMDB, sigla que pretende reconquistar a hegemonia eleitoral e politica da capital do estado.
Que o deputado Walter Alves, poderá ser a bola da vez para 2.012, não será surpresa nenhuma, vejam o que postou o blogueiro Heitor Gregório:
O PMDB deverá ter candidato próprio na disputa pela Prefeitura de Natal, em 2012.
E o nome já está pré-escolhido: o deputado estadual Walter Alves.
E Waltinho tem duas qualidades que estão acima das outras.
Além de ser filho de um senador de mais de 1 milhão de votos, é filho também de um ministro. Pronto!
Neste caso, precisa somar experiência, agregar apoios substanciais para a disputa e vontade politica para o exercicio do poder.
Tem no elixir da juventude força adequada para confrontar-se com os eventuais disputantes.
Escrito por aluiziolacerda
CARTAS DE BRASILIDADE
Alex Regis
Cartass trocadas entre Cascudo e Mário de Andrade, de 1924 a 1944, estão reunidas no livro lançado hoje, no luduvicus. Na mesma noite, será lançado "coronel cascudo", de Anna Maria.
Maria Betânia Monteiro - repórter
Câmara Cascudo costurou sua obra com as linhas do folclore, da história, das bibliotecas, dos livros. O fio de Mário de Andrade era outro (não muito diferente): o do romance, da poesia, da arte. Com recortes e estampas particulares criaram tecidos únicos e afins: tinham exclusivamente as cores do Brasil. Apesar da distância territorial existente entre os dois, um no Rio Grande do Norte, outro em São Paulo, trocavam ideias constantemente. O veículo do diálogo foram as cartas (escritas entre 1924 e 1944). As palavras grafadas por ambos ganharão o público esta noite, às 19h, no Ludovicus (Instituto Câmara Cascudo), quando será lançado o livro “Câmara Cascudo e Mário de Andrade”. Na mesma ocasião será lançada outro livro inédito, “Coronel Cascudo – o herói oculto”, de Anna Maria Cascudo Barreto.
Cartas trocadas entre cascudo e Mário de andrade, de 1924 a 1944, estão reunidas no livro lançado hoje, no ludovicus. Na mesma noite, será lançado “coronel cascudo”, de Anna Maria“Câmara Cascudo e Mário de Andrade” é uma edição da Global, organizada pelo pesquisador Marcos Antonio de Moraes. O livro trata da correspondência de dois escritores conscientes de sua brasilidade. Mário de Andrade dizia a Luís da Câmara Cascudo, que ambos deveriam dar uma alma ao Brasil. Cascudo, em toda a sua trajetória de pesquisador e escritor, procurou cumprir esta meta.
Os manuscritos das correspondências de Mário de Andrade (65 mensagens) e de Luís da Câmara Cascudo (94 mensagens) estavam conservados no Ludovicus e no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de Sâo Paulo (IEB-USP).
As cartas trocadas pelos dois amigos são documentos de fundamental importância. Elas têm, entre outras virtudes, o de ser uma das fontes de duas décadas da história literária do país e, talvez, a primeira ligação intelectual entre o Sudeste e o Nordeste. Mário apresenta Cascudo aos grandes intelectuais do sudeste, e é apresentado por este aos valores nordestinos.
Câmara Cascudo dizia a Mário de Andrade que era preciso registrar a verdadeira identidade do Brasil. Nessas correspondências de duas décadas, eles pretenderam tornar ainda mais nítido o relevo de suas obras. Desde 1922, ano em que foi publicada a obra “Pauliceia desvairada”, Mário de Andrade se propôs a renovar a literatura brasileira, afastando a artificial influência europeia.
A amizade dos dois tinha bases muito sólidas. Em carta a Manuel Bandeira, de 19 de março de 1926, Mário descreve o perfil do novo amigo: “Vou na Bahia, Recife e Rio Grande do Norte onde vive um amigo de coração que no entanto nunca vi pessoalmente, o Luís da Câmara Cascudo, é um temperamento estupendo e sujeito de inteligência vivíssima e ainda por cima um coração de ouro brasileiro. Gosto dele”.
O primor das missivas
A correspondência entre Câmara Cascudo e Mário de Andrade é também um exemplo da época da frase bem torneada, da adjetivação precisa, da ênfase na exata medida do pensamento. Cascudo e Mário foram duas figuras tão notáveis, que a veiculação de sua correspondência marca um esplêndido momento da história cultural brasileira, sendo matéria permanente para reflexão dos que se preocupam com o país.
Coronel Cascudo
Segundo a jornalista e Procuradora da Justiça, Anna Maria Cascudo, o folclorista potiguar herdou do pai., a inteligência. “Ele foi a raiz pulsante e ativa da sabedoria de Câmara Cascudo, esta árvore de conhecimento, do qual eu sou apenas um fraco arbusto”, disse Anna Maria. Ela conheceu o avô através dos relatos. Francisco Justino de Oliveira Cascudo morreu cinco anos antes do nascimento da neta. De Câmara Cascudo, Anna ouvia palavras de afeto, delineando um homem doce, sonhador. Da avó Donana (esposa do coronel) também ouviu descrições emotivas sobre “Seu Chico”.
Mas a curiosidade foi tanta, que Anna Maria Cascudo precisou dar um passo adiante, pesquisar de forma sistematizada até descobrir quem foi o seu avô. O livro está sendo lançado pela EDUFRN. O membro da Academia Paulista de Letras, Hernânio Donato escreveu: “Vida e obra, obra e vida do Coronel Cascudo ganham dimensão maior no texto da neta feliz com o ser neta e pesquisadora-escritora hábil. Artesã no procurar e artista no alinhar a fartura de informações. Pois, da biografia do avô fez também resumida, porém vívida biografia do Estado, do Brasil, do tempo e do lugar”.
Serviço:
“Câmara Cascudo e Mário de Andrade” e “Coronel Cascudo – o herói oculto”, lançamento duplo hoje, às 19h, no Ludovicus (Instituto Câmara Cascudo). Av Câmara Cascudo, Cidade Alta. Vendas nas livrarias da cidade e no Ludovicus (R$ 48,00). Coronel Cascudo (vendas na Cooperativa por R$ 30,00.
bate - papo - Anna Maria Cascudo
A relação entre Cascudo e Mário de Andrade se encerrava nos assuntos profissionais?
Não. Eles foram grandes amigos. Papai queria que ele fosse padrinho de Fernando Luís, meu irmão mais velho. Isso só não foi possível em função das agendas lotadas, tanto de papai, quanto de Mário. Além disso, o deslocamento naquela época era difícil. Tudo era feito de navio ou no lombo de um cavalo.
Mesmo com a distância, Câmara Cascudo conseguiu aproximar Mário de Andrade ao nordeste?
A obsessão de papai era trazer Mário de Andrade para observar o sertão e o nordeste, mesmo sabendo que Mário não gostava de regionalismos. Papai conseguiu.
Sobre a biografia de Coronel Cascudo, foi possível manter uma distância para analisar os fatos?
Mesmo eu sendo jornalista e entendendo que é preciso ser imparcial, não consegui me envolver com o trabalho. Basta dizer que os dois últimos capítulos do livro terminaram em lágrimas.
(Tribuna do Norte, 15.12.010)
Cartass trocadas entre Cascudo e Mário de Andrade, de 1924 a 1944, estão reunidas no livro lançado hoje, no luduvicus. Na mesma noite, será lançado "coronel cascudo", de Anna Maria.
Maria Betânia Monteiro - repórter
Câmara Cascudo costurou sua obra com as linhas do folclore, da história, das bibliotecas, dos livros. O fio de Mário de Andrade era outro (não muito diferente): o do romance, da poesia, da arte. Com recortes e estampas particulares criaram tecidos únicos e afins: tinham exclusivamente as cores do Brasil. Apesar da distância territorial existente entre os dois, um no Rio Grande do Norte, outro em São Paulo, trocavam ideias constantemente. O veículo do diálogo foram as cartas (escritas entre 1924 e 1944). As palavras grafadas por ambos ganharão o público esta noite, às 19h, no Ludovicus (Instituto Câmara Cascudo), quando será lançado o livro “Câmara Cascudo e Mário de Andrade”. Na mesma ocasião será lançada outro livro inédito, “Coronel Cascudo – o herói oculto”, de Anna Maria Cascudo Barreto.
Cartas trocadas entre cascudo e Mário de andrade, de 1924 a 1944, estão reunidas no livro lançado hoje, no ludovicus. Na mesma noite, será lançado “coronel cascudo”, de Anna Maria“Câmara Cascudo e Mário de Andrade” é uma edição da Global, organizada pelo pesquisador Marcos Antonio de Moraes. O livro trata da correspondência de dois escritores conscientes de sua brasilidade. Mário de Andrade dizia a Luís da Câmara Cascudo, que ambos deveriam dar uma alma ao Brasil. Cascudo, em toda a sua trajetória de pesquisador e escritor, procurou cumprir esta meta.
Os manuscritos das correspondências de Mário de Andrade (65 mensagens) e de Luís da Câmara Cascudo (94 mensagens) estavam conservados no Ludovicus e no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de Sâo Paulo (IEB-USP).
As cartas trocadas pelos dois amigos são documentos de fundamental importância. Elas têm, entre outras virtudes, o de ser uma das fontes de duas décadas da história literária do país e, talvez, a primeira ligação intelectual entre o Sudeste e o Nordeste. Mário apresenta Cascudo aos grandes intelectuais do sudeste, e é apresentado por este aos valores nordestinos.
Câmara Cascudo dizia a Mário de Andrade que era preciso registrar a verdadeira identidade do Brasil. Nessas correspondências de duas décadas, eles pretenderam tornar ainda mais nítido o relevo de suas obras. Desde 1922, ano em que foi publicada a obra “Pauliceia desvairada”, Mário de Andrade se propôs a renovar a literatura brasileira, afastando a artificial influência europeia.
A amizade dos dois tinha bases muito sólidas. Em carta a Manuel Bandeira, de 19 de março de 1926, Mário descreve o perfil do novo amigo: “Vou na Bahia, Recife e Rio Grande do Norte onde vive um amigo de coração que no entanto nunca vi pessoalmente, o Luís da Câmara Cascudo, é um temperamento estupendo e sujeito de inteligência vivíssima e ainda por cima um coração de ouro brasileiro. Gosto dele”.
O primor das missivas
A correspondência entre Câmara Cascudo e Mário de Andrade é também um exemplo da época da frase bem torneada, da adjetivação precisa, da ênfase na exata medida do pensamento. Cascudo e Mário foram duas figuras tão notáveis, que a veiculação de sua correspondência marca um esplêndido momento da história cultural brasileira, sendo matéria permanente para reflexão dos que se preocupam com o país.
Coronel Cascudo
Segundo a jornalista e Procuradora da Justiça, Anna Maria Cascudo, o folclorista potiguar herdou do pai., a inteligência. “Ele foi a raiz pulsante e ativa da sabedoria de Câmara Cascudo, esta árvore de conhecimento, do qual eu sou apenas um fraco arbusto”, disse Anna Maria. Ela conheceu o avô através dos relatos. Francisco Justino de Oliveira Cascudo morreu cinco anos antes do nascimento da neta. De Câmara Cascudo, Anna ouvia palavras de afeto, delineando um homem doce, sonhador. Da avó Donana (esposa do coronel) também ouviu descrições emotivas sobre “Seu Chico”.
Mas a curiosidade foi tanta, que Anna Maria Cascudo precisou dar um passo adiante, pesquisar de forma sistematizada até descobrir quem foi o seu avô. O livro está sendo lançado pela EDUFRN. O membro da Academia Paulista de Letras, Hernânio Donato escreveu: “Vida e obra, obra e vida do Coronel Cascudo ganham dimensão maior no texto da neta feliz com o ser neta e pesquisadora-escritora hábil. Artesã no procurar e artista no alinhar a fartura de informações. Pois, da biografia do avô fez também resumida, porém vívida biografia do Estado, do Brasil, do tempo e do lugar”.
Serviço:
“Câmara Cascudo e Mário de Andrade” e “Coronel Cascudo – o herói oculto”, lançamento duplo hoje, às 19h, no Ludovicus (Instituto Câmara Cascudo). Av Câmara Cascudo, Cidade Alta. Vendas nas livrarias da cidade e no Ludovicus (R$ 48,00). Coronel Cascudo (vendas na Cooperativa por R$ 30,00.
bate - papo - Anna Maria Cascudo
A relação entre Cascudo e Mário de Andrade se encerrava nos assuntos profissionais?
Não. Eles foram grandes amigos. Papai queria que ele fosse padrinho de Fernando Luís, meu irmão mais velho. Isso só não foi possível em função das agendas lotadas, tanto de papai, quanto de Mário. Além disso, o deslocamento naquela época era difícil. Tudo era feito de navio ou no lombo de um cavalo.
Mesmo com a distância, Câmara Cascudo conseguiu aproximar Mário de Andrade ao nordeste?
A obsessão de papai era trazer Mário de Andrade para observar o sertão e o nordeste, mesmo sabendo que Mário não gostava de regionalismos. Papai conseguiu.
Sobre a biografia de Coronel Cascudo, foi possível manter uma distância para analisar os fatos?
Mesmo eu sendo jornalista e entendendo que é preciso ser imparcial, não consegui me envolver com o trabalho. Basta dizer que os dois últimos capítulos do livro terminaram em lágrimas.
(Tribuna do Norte, 15.12.010)
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
A TRADIÇÃO E A RENOVAÇÃO - POETAS, ESCRITORES E INTELECTUAIS
A vida intelectual, no Rio Grande do Norte, estava ligada ao jornalismo político. E a "modinha", no dizer de Câmara Cascudo, representava a "exteriorização literária".
O mesmo autor descreve o contexto da época: "os poetas ficavam na classe populesca dos improvisados ou dos modinheiros, versos eram musicados e cantados nas serenatas, acompanhados pelos vilões sonoros".
Alguns poetas que se destacaram na época foram Miguel Vieira de Melo (1821-1856), Gustavo da Silva (1832-1856), Rafael Aracanjo da Fonseca (1811-1882), etc.
O primeiro jornal do Rio Grande do Norte, o "Nordeste", foi fundado pelo padre Francisco Brito Guerra, em 1832.
Depois, João Manuel de Carvalho, fundou o primeiro órgão de imprensa de caráter literário, chamado 'O Recreio'.
Outros jornais foram surgindo com maior ou menor duração, revelando para a comunidade diversos jornalistas e intelectuais: Joaquim Fagundes (1857-1877) e José Teófilo (1852-1879), por exemplo.
Na década 1870 - 1880, os bailes, que eram mensais, se transformaram em locais onde as pessoas cantavam e declamavam poesias.
Merece destaque uma potiguar que passou vinte e oito anos na Europa e se tornou célebre pela sua luta a favor do soerguimento da mulher, sendo igualmente, uma grande escritora. Dionísia Gonçalves Pinto, mais conhecida pelo seu pseudônimo Nísia Floresta, nasceu no sítio Floresta, em Papari (hoje Nísia Floresta, em sua homenagem), no dia 12 de outubro de 1810, falecendo na França, em Rouen, a 24 de abril de 1885. A sua bibliografia é ampla: "Daciz ou a Jovem Completa" (Rio, 1847), "Itineraire d'un voyage en Allemagne" (Paris, 1857), "A Mulher" (Londres, 1856), etc.
Falando sobre Nísia Floresta, Maria Eugênia M. Montenegro classificou-a como "ilustre pensadora e idealista, a autodidata, a revolucionária, a enfermeira, a jornalista e abolicionista e republicana, que pregava a igualdade das províncias e das casas. "(Revista Brasília, no LXX, abril - maio de 1996).
Constância Lima Duarte publicou, em 1995, um livro sobre a vida e obra de Nísia Floresta, onde constata "que a história de Nísia Floresta não se limita às primeiras páginas onde apresento dados específicos referentes a sua vida e obra. Nem termina realmente ao final da análise do último texto. Se cada um deles introduz dados, revela traços de sua personalidade, de suas lutas, de suas obsessões, de seus conflitos, a figura de Nísia Floresta Brasileira Augusta fica por ainda se compor, a partir de tudo isso que aí está, e de tudo o mais, que teima em se manter oculto aos nossos olhos".
Luís Carlos Lins Wanderley é o autor de "Mistério de um Homem", em dois volumes. É apontado por alguns como sendo o primeiro romance escrito no Rio Grande do Norte.
Isabel Urbana de Albuquerque Gondim nasceu, provavelmente, em 1839, também em Papari. Foi professora, poetisa e a primeira historiadora do Estado. Escreveu várias obras, como 'Sedição de 1817, na Capitania do ora Estado do Rio Grande do Norte"(1919), "O Sacrifício do Amor" (1919), "Lira Singela" (1933), etc.
No movimento abolicionista, brilhou Segundo Wanderley.
Vem, depois, a geração do Oásis que, como disse Câmara Cascudo, "nasceu literalmente com o advento republicano". Dessa fase se destacaram dois irmãos: "Henrique Castriciano e Auta de Souza.
Henrique Castriciano, bacharel em Direito, muito viajado, e possuidor de uma grande cultura, chegou a ser vice-governador do Estado. Como disse Romulo Wanderley, foi "jornalista, escritor, crítico, impões-se aos seus contemporâneos pelo talento, pela cultura e pela inspiração poética".
São seus os seguintes versos:
"Ah! Como é triste o aboio! Ah, como é triste o canto sem palavras - tão vago - a saudade exprimindo.
Das selvas do sertão, no mês de junho rindo.
Pelos olhos azuis das crianças, enquanto
No tamarinho verde, asas abertas, trina
À beira dos currais, o galo de campina!
Auta de Souza, poetisa, escreveu apenas um livro, "Horto", com várias edições.
A poesia "Meu Pai", começa assim:
"Desce, meu Pai, a noite baixou mansa
Nem uma nuvem se vê mais no céu:
Aninham-se aqui no peito meu,
Onde, chorando, a negra dor descansa".
Os primeiros teatros de Natal foram barracões de palha, construídos no local onde hoje é a praça Gonçalves Lêdo. Todos os três foram destruídos pelo fogo.
Os grupos de amadores, contudo, não desanimam. "Representavam em teatrinhos improvisados", disse Câmara Cascudo.
O comerciante João Crisóstomos de Oliveira fundou o Teatro de Santa Cruz, localizado na atual João Pessoa, em 1880. Não dava lucro. Os amadores se apresentavam de graça. Falando sobre a importância desse teatro, Câmara Cascudo fez o seguinte comentário: "De 1880 em diante o Santa Cruz reúne todas demonstrações literárias da terra. Com a abolição aí se funda a Libertadora Natalense. Com a República, aí discursaram os tribunos, Olinto Meira, Braz de Melo, Nascimento de Castro, Augusto Severo, Pedro Velho. Nas cisões políticas, aí acampam os oposicionistas com o Clube Republicano 15 de novembro. Ali a companhia de José de Lima Penante recebeu aplausos e deixou saudades".
No dia 17 de abril de 1894, caiu a cobertura do teatro que desapareceu nesse momento.
O século XX é a frase da Oficina Literária, onde se destacaram Francisco Cavalcanti, Jorge Fernandes, Clementino Câmara.
Um grande poeta dessa geração foi Manoel Virgílio Ferreira Itajubá, que nasceu em Natal, escrevendo versos como os que se seguem:
"Vi-te. Era noite. A lua decorada
Brilhava nas paragens luminosas
E a noite estava toda embalsamada,
Porque exalavam no canteiro as rosas".
No dia 29/3/1902, foi fundado o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, por um grupo de intelectuais, entre eles, Vicente Lemos, autor do clássico "Capitães Mores e Governadores do Rio Grande do Norte". Faziam parte do instituto Luís Fernandes, Manoel Dantas,. Pedro Soares e tantos outros. O instituto publica, ainda hoje, uma revista. O seu atual presidente é o advogado Enélio Lima Petrovich.
O Teatro Carlos Gomes foi inaugurado em 1904, no primeiro governo de Alberto Maranhão. O ilustre político, não satisfeito, ao assumir o governo pela segunda vez, promoveu grandes reformas no teatro que hoje tem o seu nome. Câmara Cascudo descreveu que "nasceu outro teatro, amplo, confortável, arejado, moderno".
No início do século, o coronel Francisco Justino de Oliveira Cascudo fundou "A Imprensa" (1914-1926), que teria brilhante trajetória. O Centro Polimático (1920-1924) lançou uma revista que publicava importantes estudos, que segundo Humberto Hermenegildo de Araújo, foi "de valor fundamental para a compreensão do processo de criação de uma consciência, digamos "potiguar". "Apareceu também uma revista feminina, chamada Via Láctea (1914-1915), onde se destacaram Palmira e Carolina Wanderley.
Foi uma época de grande efervescência literária, onde brilharam nomes como Nascimento Fernandes, Anfilóquio Câmra, Armando Seabra, Jayme Wanderley. Segundo Humberto Hermenegildo de Araújo, "publicaram-se, naquela década, alguns títulos que ainda hoje são de fundamental importância para a compreensão do início da nossa vida literária: "Alma patrícia" (1921) e "Joio" (1924), ambos de Luís da Câmara Cascudo; "Poetas Rio-Grandenses do Norte" (1922), de Ezequiel Wanderley", "Versos" (1927), de Lourival Açucena'e "Terra Natal" (1927), de Ferreira Itajubá".
Câmara Cascudo, atendendo a um apelo da Federação das Academias de Letras, com um grupo de amigos e intelectuais, fundou a Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, em 14/11/1936, na sede do Instituto de Música, sendo eleito Henrique Castriciano, presidente. Entre os fundadores da academia, podem ser citados os seguintes intelectuais: Adauto Câmara, Otto de Brito Guerra, H. Castriciano, Edgar Barbosa, Antonio Soares de Araújo, Nestor dos Santos Lima, Januário Cicco, Floriano Cavalcanti, Lu;is Gonzaga do Monte.
O atual presidente dessa academia é o advogado Diógenes da Cunha Lima.
A partir do século XX, surgiram vários jornais, em diversos municípios do Rio Grande do Norte. Em Açu: "O Alphabeto" (1917), "A Cidade" (1901 a 1908), "Jornal do Sertão" (1928), "O Vale (1937). Em Caicó: "A Folha" (1928), "Jornal de Caicó" (1930), "O Seridó" (1900-1901), "A Verdade" (1933). Em Macau: "Folha Nova" (1913), "Gazeta de Macau" (1909), "O Imparcial" (1918), "O Nacionalista" (1959), "A Voz de Macau" (1951). Em Mossoró: "Jornal do Oeste" (1948), "A Palavra" (1926), "O Trabalho" (1926), "Desfile" (1946).
A "Coleção Mossoroense" tem editada uma série muito grande de livros, prestando, assim, uma efetiva colaboração ao desenvolvimento cultural do Estado. Publicou "Notas e Documentos para a História de Mossoró", de Luís da Câmara Cascudo; "Lampião em Mossoró", de Raimundo Nonato; "Um possível caso de telegonia entre os nossos indígenas", de Jerônimo Vingt Rosado Maia, etc.
De Açu, brilha Maria Eugênia Montenegro. Natural de Lavras (MG), se integrou no movimento literário potiguar. Publicou livros de poesias ("Azul Solitário') e, inclusive, um de ficção filosófica ("Alfar, A que Está Só").
Pertence às academias de letras de vários Estados e à do Rio Grande do Norte.
De Macau, Edinor Avelino, jornalista, colaborou em diversos jornais da capital ("A Imprensa", "A República", "A Opinião" e "Democrata") e em outros do interior: "Folha Nova" (Macau), "A Cidade" (Açu), "O mossoroense" (Mossoró).
No poema "Macau", considerado como sendo sua obra-prima, escreveu:
"A minha terra, calma e boa, trago-a nas cismas de saudade em que ando atento,
contemplando-a com os olhos cheios d'água.
nos grandes vôos do meu pensamento.
É das mais ricas terras pequeninas.
Apraz-me repetir, quando converso;
possui alvas e esplêndidas salinas,
as melhores salinas do universo".
De Ceará-Mirim, três nomes. Nilo Pereira, que tece, entretanto, uma grande atuação em Pernambuco, onde foi diretor da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco, com extensa bibliografia, podendo se citados: "O destino das Faculdades de Filosofia na Universidade" (Natal, 1957), "Humanismo de Luiz de Camões" (Recife, 1957) e "Evocação do Ceará-Mirim" (Recife 1959), etc.
José Sanderson Deodato Fernandes de Negreiros, poeta, jornalista, quando foi eleito para a Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, era o mais jovem daquela instituição. Trabalhou na "Tribuna do Norte", "Diário de Natal", sendo também, redator e repórter de duas revista do Sul do País, "Manchete" e "Visão".
Autor de "Ritmo da Busca" (1956) e "Lances Exatos" (1966), é também de sua autoria a poesia "O gesto":
Despe o corpo, tatuado de
relâmpagos. Ensarilhas ventos
ao som da ternura e apunhalas
o horizonte. Mas dentro de ti,
o coração canta, além.
do remoto mar das tapeçarias.
Deitaste o pão e água em minha
solidão, e amo-te por me teres
amado pelo próprio amor
desprotegida, ó incendiária do repouso".
Edgar Barbosa, formado em Direito, no Recife, em 1932, trabalhou em vários jornais: "A República", "O Debate", "A Ordem", etc. Foi fundador da Faculdade de Filosofia e seu primeiro diretor. Escreveu, entre outros livros: "História de uma campanha (1936), "Três Ensaios" (Recife, 1960), "Imagens do Tempo" (Natal, 1966).
De Nova Cruz, Diógenes da Cunha Lima Filho, poeta, advogado, professor, ex-reitor da UFRN, ex-presidente da Educação e Cultural do Estado, publicou "Lua Quatro Vezes Sol" (1967), "Tradição e Cultura de Massa" (1973), "Câmara Cascudo, um homem feliz", etc.
Em "Memórias das Águas", diz Diógenes da Cunha Lima:
"O espectro do rio foge
Quando dorme o Potengi.
Sua memória lavada
Em muitas águas desliza
Das nascentes do verão".
De São Vicente, D. José Adelino Dantas, com grande atuação no Seridó. Foi bispo de Caicó, nomeado pelo papa Pio XII, em 1952. Colaborou no jornal "A Ordem". Depois, foi nomeado bispo de Garanhuns (PE) e, a seguir, de Rui Barbosa, na Bahia.
Pertenceu à Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, tendo publicado "A Formação do Seminarista"(1947), "Homens e Fatos do Seridó Antigo" (1962), "O Coronel de Milícias Caetano Dantas" (S/Data).
Falando sobre D. Adelino Dantas, disse Sanderson Negreiros: "pesquisador que se debruça sobre o documento faz isso com amor e sabedoria, com calor humano e absoluta sinceridade de propósitos".
Em abril de 1963, o governo Aluízio Alves inaugurou a Fundação José Augusto que funcionou inicialmente "como faculdade para os cursos de Jornalismo, Sociologia e Política e Escola Superior de Administração, além de manter o Instituto Juvenal Lamartine de Pesquisas Sociais e a Gráfica Manibu. Somente a partir de 1968, com a mudança do Estatuto, é que a Fundação passa a fazer o trabalho de fomento à cultura potiguar, exercendo um papel semelhante ao de uma Secretaria de Cultura estadual".
"Presente na vida cultural do Estado, desde a edição de livros, promoção de eventos, até a preservação do patrimônio histórico, a Fundação José Augusto também detém a guarda e manutenção de importantes prédios e instituições, como o Forte dos Reis Magos e o Memorial Câmara Cascudo, a Biblioteca Pública Câmara Cascudo, Museu Café Filho e o de Arte Sacra".
"O teatro Alberto Maranhão, onde funciona uma Escola de Danças, o Instituto de Música Waldermar de Almeida, com mais de 500 alunos matriculados, são outras entidades geridas pela Fundação José Augusto, presidida pela segunda vez pelo jornalista Woden Madruga (a primeira gestão ocorreu de 1987 a 1990)".
"Uma Orquestra Sinfônica em plena atividade, que realiza concertos oficiais, populares e educativos mensais, sempre trazendo ao Estado renomados solistas, um coral (Canto do Povo), com reconhecimento nacional e no exterior, tendo representado o Brasil em 1995 em temporada na Alemanha, França e Itália, onde se apresentou para o papa João Paulo II, são outros dos orgulhos da Fundação José Augusto".
"Na atual administração, vários projetos de sucesso têm sido desenvolvidos, como o Projeto Seis e Meia, que é apresentado todas as terças-feiras, às 18h30, no Teatro Alberto Maranhão, sempre com um cantor local e um nacional. Esse projeto, que tem uma média de público, por sessão de 620 pessoas, é no estilo do extinto Projeto Pexinguinha, que foi realizado em todo o País na década de 70. Por ele já passaram artistas como Paulinho da Viola, Leila Pinheiro, Jamelão e Sivuca, entre tantos outros.
"Na luta para revitalizar os grupos e artistas populares, foram dadas indumentárias, instrumentos, oportunidades de apresentação em Natal e fora do estado, e criado o Projeto Chico Traíra, que edita e distribui com os autores de jovens e contemporâneos. Edita ainda o jornal cultural "O Galo", mensalmente, promovendo Salões de Artes Plásticas e de Humor e dando apoio às atividades teatrais, seja através da apresentação do teatro brasileiro, como Amir Haddad". (Documento fornecido pela Asssessoria de Imprensa da Fundação José Augusto - 1997).
(Fascículo 14 - Educação e Cultura - TN)
Postado por Fernando Caldas
O mesmo autor descreve o contexto da época: "os poetas ficavam na classe populesca dos improvisados ou dos modinheiros, versos eram musicados e cantados nas serenatas, acompanhados pelos vilões sonoros".
Alguns poetas que se destacaram na época foram Miguel Vieira de Melo (1821-1856), Gustavo da Silva (1832-1856), Rafael Aracanjo da Fonseca (1811-1882), etc.
O primeiro jornal do Rio Grande do Norte, o "Nordeste", foi fundado pelo padre Francisco Brito Guerra, em 1832.
Depois, João Manuel de Carvalho, fundou o primeiro órgão de imprensa de caráter literário, chamado 'O Recreio'.
Outros jornais foram surgindo com maior ou menor duração, revelando para a comunidade diversos jornalistas e intelectuais: Joaquim Fagundes (1857-1877) e José Teófilo (1852-1879), por exemplo.
Na década 1870 - 1880, os bailes, que eram mensais, se transformaram em locais onde as pessoas cantavam e declamavam poesias.
Merece destaque uma potiguar que passou vinte e oito anos na Europa e se tornou célebre pela sua luta a favor do soerguimento da mulher, sendo igualmente, uma grande escritora. Dionísia Gonçalves Pinto, mais conhecida pelo seu pseudônimo Nísia Floresta, nasceu no sítio Floresta, em Papari (hoje Nísia Floresta, em sua homenagem), no dia 12 de outubro de 1810, falecendo na França, em Rouen, a 24 de abril de 1885. A sua bibliografia é ampla: "Daciz ou a Jovem Completa" (Rio, 1847), "Itineraire d'un voyage en Allemagne" (Paris, 1857), "A Mulher" (Londres, 1856), etc.
Falando sobre Nísia Floresta, Maria Eugênia M. Montenegro classificou-a como "ilustre pensadora e idealista, a autodidata, a revolucionária, a enfermeira, a jornalista e abolicionista e republicana, que pregava a igualdade das províncias e das casas. "(Revista Brasília, no LXX, abril - maio de 1996).
Constância Lima Duarte publicou, em 1995, um livro sobre a vida e obra de Nísia Floresta, onde constata "que a história de Nísia Floresta não se limita às primeiras páginas onde apresento dados específicos referentes a sua vida e obra. Nem termina realmente ao final da análise do último texto. Se cada um deles introduz dados, revela traços de sua personalidade, de suas lutas, de suas obsessões, de seus conflitos, a figura de Nísia Floresta Brasileira Augusta fica por ainda se compor, a partir de tudo isso que aí está, e de tudo o mais, que teima em se manter oculto aos nossos olhos".
Luís Carlos Lins Wanderley é o autor de "Mistério de um Homem", em dois volumes. É apontado por alguns como sendo o primeiro romance escrito no Rio Grande do Norte.
Isabel Urbana de Albuquerque Gondim nasceu, provavelmente, em 1839, também em Papari. Foi professora, poetisa e a primeira historiadora do Estado. Escreveu várias obras, como 'Sedição de 1817, na Capitania do ora Estado do Rio Grande do Norte"(1919), "O Sacrifício do Amor" (1919), "Lira Singela" (1933), etc.
No movimento abolicionista, brilhou Segundo Wanderley.
Vem, depois, a geração do Oásis que, como disse Câmara Cascudo, "nasceu literalmente com o advento republicano". Dessa fase se destacaram dois irmãos: "Henrique Castriciano e Auta de Souza.
Henrique Castriciano, bacharel em Direito, muito viajado, e possuidor de uma grande cultura, chegou a ser vice-governador do Estado. Como disse Romulo Wanderley, foi "jornalista, escritor, crítico, impões-se aos seus contemporâneos pelo talento, pela cultura e pela inspiração poética".
São seus os seguintes versos:
"Ah! Como é triste o aboio! Ah, como é triste o canto sem palavras - tão vago - a saudade exprimindo.
Das selvas do sertão, no mês de junho rindo.
Pelos olhos azuis das crianças, enquanto
No tamarinho verde, asas abertas, trina
À beira dos currais, o galo de campina!
Auta de Souza, poetisa, escreveu apenas um livro, "Horto", com várias edições.
A poesia "Meu Pai", começa assim:
"Desce, meu Pai, a noite baixou mansa
Nem uma nuvem se vê mais no céu:
Aninham-se aqui no peito meu,
Onde, chorando, a negra dor descansa".
Os primeiros teatros de Natal foram barracões de palha, construídos no local onde hoje é a praça Gonçalves Lêdo. Todos os três foram destruídos pelo fogo.
Os grupos de amadores, contudo, não desanimam. "Representavam em teatrinhos improvisados", disse Câmara Cascudo.
O comerciante João Crisóstomos de Oliveira fundou o Teatro de Santa Cruz, localizado na atual João Pessoa, em 1880. Não dava lucro. Os amadores se apresentavam de graça. Falando sobre a importância desse teatro, Câmara Cascudo fez o seguinte comentário: "De 1880 em diante o Santa Cruz reúne todas demonstrações literárias da terra. Com a abolição aí se funda a Libertadora Natalense. Com a República, aí discursaram os tribunos, Olinto Meira, Braz de Melo, Nascimento de Castro, Augusto Severo, Pedro Velho. Nas cisões políticas, aí acampam os oposicionistas com o Clube Republicano 15 de novembro. Ali a companhia de José de Lima Penante recebeu aplausos e deixou saudades".
No dia 17 de abril de 1894, caiu a cobertura do teatro que desapareceu nesse momento.
O século XX é a frase da Oficina Literária, onde se destacaram Francisco Cavalcanti, Jorge Fernandes, Clementino Câmara.
Um grande poeta dessa geração foi Manoel Virgílio Ferreira Itajubá, que nasceu em Natal, escrevendo versos como os que se seguem:
"Vi-te. Era noite. A lua decorada
Brilhava nas paragens luminosas
E a noite estava toda embalsamada,
Porque exalavam no canteiro as rosas".
No dia 29/3/1902, foi fundado o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, por um grupo de intelectuais, entre eles, Vicente Lemos, autor do clássico "Capitães Mores e Governadores do Rio Grande do Norte". Faziam parte do instituto Luís Fernandes, Manoel Dantas,. Pedro Soares e tantos outros. O instituto publica, ainda hoje, uma revista. O seu atual presidente é o advogado Enélio Lima Petrovich.
O Teatro Carlos Gomes foi inaugurado em 1904, no primeiro governo de Alberto Maranhão. O ilustre político, não satisfeito, ao assumir o governo pela segunda vez, promoveu grandes reformas no teatro que hoje tem o seu nome. Câmara Cascudo descreveu que "nasceu outro teatro, amplo, confortável, arejado, moderno".
No início do século, o coronel Francisco Justino de Oliveira Cascudo fundou "A Imprensa" (1914-1926), que teria brilhante trajetória. O Centro Polimático (1920-1924) lançou uma revista que publicava importantes estudos, que segundo Humberto Hermenegildo de Araújo, foi "de valor fundamental para a compreensão do processo de criação de uma consciência, digamos "potiguar". "Apareceu também uma revista feminina, chamada Via Láctea (1914-1915), onde se destacaram Palmira e Carolina Wanderley.
Foi uma época de grande efervescência literária, onde brilharam nomes como Nascimento Fernandes, Anfilóquio Câmra, Armando Seabra, Jayme Wanderley. Segundo Humberto Hermenegildo de Araújo, "publicaram-se, naquela década, alguns títulos que ainda hoje são de fundamental importância para a compreensão do início da nossa vida literária: "Alma patrícia" (1921) e "Joio" (1924), ambos de Luís da Câmara Cascudo; "Poetas Rio-Grandenses do Norte" (1922), de Ezequiel Wanderley", "Versos" (1927), de Lourival Açucena'e "Terra Natal" (1927), de Ferreira Itajubá".
Câmara Cascudo, atendendo a um apelo da Federação das Academias de Letras, com um grupo de amigos e intelectuais, fundou a Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, em 14/11/1936, na sede do Instituto de Música, sendo eleito Henrique Castriciano, presidente. Entre os fundadores da academia, podem ser citados os seguintes intelectuais: Adauto Câmara, Otto de Brito Guerra, H. Castriciano, Edgar Barbosa, Antonio Soares de Araújo, Nestor dos Santos Lima, Januário Cicco, Floriano Cavalcanti, Lu;is Gonzaga do Monte.
O atual presidente dessa academia é o advogado Diógenes da Cunha Lima.
A partir do século XX, surgiram vários jornais, em diversos municípios do Rio Grande do Norte. Em Açu: "O Alphabeto" (1917), "A Cidade" (1901 a 1908), "Jornal do Sertão" (1928), "O Vale (1937). Em Caicó: "A Folha" (1928), "Jornal de Caicó" (1930), "O Seridó" (1900-1901), "A Verdade" (1933). Em Macau: "Folha Nova" (1913), "Gazeta de Macau" (1909), "O Imparcial" (1918), "O Nacionalista" (1959), "A Voz de Macau" (1951). Em Mossoró: "Jornal do Oeste" (1948), "A Palavra" (1926), "O Trabalho" (1926), "Desfile" (1946).
A "Coleção Mossoroense" tem editada uma série muito grande de livros, prestando, assim, uma efetiva colaboração ao desenvolvimento cultural do Estado. Publicou "Notas e Documentos para a História de Mossoró", de Luís da Câmara Cascudo; "Lampião em Mossoró", de Raimundo Nonato; "Um possível caso de telegonia entre os nossos indígenas", de Jerônimo Vingt Rosado Maia, etc.
De Açu, brilha Maria Eugênia Montenegro. Natural de Lavras (MG), se integrou no movimento literário potiguar. Publicou livros de poesias ("Azul Solitário') e, inclusive, um de ficção filosófica ("Alfar, A que Está Só").
Pertence às academias de letras de vários Estados e à do Rio Grande do Norte.
De Macau, Edinor Avelino, jornalista, colaborou em diversos jornais da capital ("A Imprensa", "A República", "A Opinião" e "Democrata") e em outros do interior: "Folha Nova" (Macau), "A Cidade" (Açu), "O mossoroense" (Mossoró).
No poema "Macau", considerado como sendo sua obra-prima, escreveu:
"A minha terra, calma e boa, trago-a nas cismas de saudade em que ando atento,
contemplando-a com os olhos cheios d'água.
nos grandes vôos do meu pensamento.
É das mais ricas terras pequeninas.
Apraz-me repetir, quando converso;
possui alvas e esplêndidas salinas,
as melhores salinas do universo".
De Ceará-Mirim, três nomes. Nilo Pereira, que tece, entretanto, uma grande atuação em Pernambuco, onde foi diretor da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco, com extensa bibliografia, podendo se citados: "O destino das Faculdades de Filosofia na Universidade" (Natal, 1957), "Humanismo de Luiz de Camões" (Recife, 1957) e "Evocação do Ceará-Mirim" (Recife 1959), etc.
José Sanderson Deodato Fernandes de Negreiros, poeta, jornalista, quando foi eleito para a Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, era o mais jovem daquela instituição. Trabalhou na "Tribuna do Norte", "Diário de Natal", sendo também, redator e repórter de duas revista do Sul do País, "Manchete" e "Visão".
Autor de "Ritmo da Busca" (1956) e "Lances Exatos" (1966), é também de sua autoria a poesia "O gesto":
Despe o corpo, tatuado de
relâmpagos. Ensarilhas ventos
ao som da ternura e apunhalas
o horizonte. Mas dentro de ti,
o coração canta, além.
do remoto mar das tapeçarias.
Deitaste o pão e água em minha
solidão, e amo-te por me teres
amado pelo próprio amor
desprotegida, ó incendiária do repouso".
Edgar Barbosa, formado em Direito, no Recife, em 1932, trabalhou em vários jornais: "A República", "O Debate", "A Ordem", etc. Foi fundador da Faculdade de Filosofia e seu primeiro diretor. Escreveu, entre outros livros: "História de uma campanha (1936), "Três Ensaios" (Recife, 1960), "Imagens do Tempo" (Natal, 1966).
De Nova Cruz, Diógenes da Cunha Lima Filho, poeta, advogado, professor, ex-reitor da UFRN, ex-presidente da Educação e Cultural do Estado, publicou "Lua Quatro Vezes Sol" (1967), "Tradição e Cultura de Massa" (1973), "Câmara Cascudo, um homem feliz", etc.
Em "Memórias das Águas", diz Diógenes da Cunha Lima:
"O espectro do rio foge
Quando dorme o Potengi.
Sua memória lavada
Em muitas águas desliza
Das nascentes do verão".
De São Vicente, D. José Adelino Dantas, com grande atuação no Seridó. Foi bispo de Caicó, nomeado pelo papa Pio XII, em 1952. Colaborou no jornal "A Ordem". Depois, foi nomeado bispo de Garanhuns (PE) e, a seguir, de Rui Barbosa, na Bahia.
Pertenceu à Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, tendo publicado "A Formação do Seminarista"(1947), "Homens e Fatos do Seridó Antigo" (1962), "O Coronel de Milícias Caetano Dantas" (S/Data).
Falando sobre D. Adelino Dantas, disse Sanderson Negreiros: "pesquisador que se debruça sobre o documento faz isso com amor e sabedoria, com calor humano e absoluta sinceridade de propósitos".
Em abril de 1963, o governo Aluízio Alves inaugurou a Fundação José Augusto que funcionou inicialmente "como faculdade para os cursos de Jornalismo, Sociologia e Política e Escola Superior de Administração, além de manter o Instituto Juvenal Lamartine de Pesquisas Sociais e a Gráfica Manibu. Somente a partir de 1968, com a mudança do Estatuto, é que a Fundação passa a fazer o trabalho de fomento à cultura potiguar, exercendo um papel semelhante ao de uma Secretaria de Cultura estadual".
"Presente na vida cultural do Estado, desde a edição de livros, promoção de eventos, até a preservação do patrimônio histórico, a Fundação José Augusto também detém a guarda e manutenção de importantes prédios e instituições, como o Forte dos Reis Magos e o Memorial Câmara Cascudo, a Biblioteca Pública Câmara Cascudo, Museu Café Filho e o de Arte Sacra".
"O teatro Alberto Maranhão, onde funciona uma Escola de Danças, o Instituto de Música Waldermar de Almeida, com mais de 500 alunos matriculados, são outras entidades geridas pela Fundação José Augusto, presidida pela segunda vez pelo jornalista Woden Madruga (a primeira gestão ocorreu de 1987 a 1990)".
"Uma Orquestra Sinfônica em plena atividade, que realiza concertos oficiais, populares e educativos mensais, sempre trazendo ao Estado renomados solistas, um coral (Canto do Povo), com reconhecimento nacional e no exterior, tendo representado o Brasil em 1995 em temporada na Alemanha, França e Itália, onde se apresentou para o papa João Paulo II, são outros dos orgulhos da Fundação José Augusto".
"Na atual administração, vários projetos de sucesso têm sido desenvolvidos, como o Projeto Seis e Meia, que é apresentado todas as terças-feiras, às 18h30, no Teatro Alberto Maranhão, sempre com um cantor local e um nacional. Esse projeto, que tem uma média de público, por sessão de 620 pessoas, é no estilo do extinto Projeto Pexinguinha, que foi realizado em todo o País na década de 70. Por ele já passaram artistas como Paulinho da Viola, Leila Pinheiro, Jamelão e Sivuca, entre tantos outros.
"Na luta para revitalizar os grupos e artistas populares, foram dadas indumentárias, instrumentos, oportunidades de apresentação em Natal e fora do estado, e criado o Projeto Chico Traíra, que edita e distribui com os autores de jovens e contemporâneos. Edita ainda o jornal cultural "O Galo", mensalmente, promovendo Salões de Artes Plásticas e de Humor e dando apoio às atividades teatrais, seja através da apresentação do teatro brasileiro, como Amir Haddad". (Documento fornecido pela Asssessoria de Imprensa da Fundação José Augusto - 1997).
(Fascículo 14 - Educação e Cultura - TN)
Postado por Fernando Caldas
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
CONVITE - SEGUNDO SARAU DO REENCONTRO
AO(A) PREZADO(A) E ILUSTRE AMIGO(A):
TENHO A HONRA DE CONVIDAR V.SA. E FAMÍLIA PARA O "2º SARAU DO REENCONTRO" EM CEARÁ-MIRIM/RN,
DIA 22-01-2011, ÀS 16 HORAS, NO IDIANA RECEPÇÕES, À RUA PRISCO ROCHA, Nº 1070, BAIRRO PASSA E FICA.
DAQUI DESTE LONGÍNQUO E BELO PAÍS - PORTUGAL - NÃO VEJO A HORA DA CHEGADA DE TÃO PRECIOSO
MOMENTO, QUANDO ESTAREMOS TODOS FESTEJANDO COM O MELHOR DA LITERATURA - A POESIA.
AGUARDO PRESENÇA.
CEIÇINHA CÂMARA
VILA DO BISPO/ALGARVE - PORTUGAL
********************
DETALHES DO EVENTO:
A cearamirinense MARIA CONCEIÇÃO CÂMARA DA SILVA, mais conhecida por CEICINHA CÂMARA, radicada em Vila do Bispo/Região Algarve-PORTUGAL, promove, juntamente com a SPVA-RN (Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte), o “2º SARAU DO REENCONTRO” e tem a honra de convidá-lo (a) para prestigiar esse belo evento, no dia 22 de Janeiro de 2011, a partir das 16 horas, em Idiana Recepções, rua Prisco Rocha, nº 1070, bairro Passa e Fica, Ceará-Mirim/RN.
O evento tem como objetivo precípuo, a divulgação dos artistas da terra, através de intercâmbio cultural entre CEARÁ-MIRIM e VILA DO BISPO, como também, apresentar e reconhecer, as grandes riquezas culturais e os grandes valores artísticos que o nosso VERDE VALE possui.
Também contará com a presença de várias personalidades ligadas à cultura, com participação espontânea de todos os poetas.
TERÁ MUITAS SURPRESAS! CONTAMOS COM SUA PRESENÇA!
Haverá serviço de bar terceirizado ao público.
VALOR DA ENTRADA: LIVRE PARA TODOS QUE GOSTAM
DE POESIA E DE MÚSICA!
PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS:
» Lúcia Helena Pereira - neta de Madalena Antunes Pereira.
» Poetas Membros da SPVA-RN.
» Pedro Simões Neto - Advogado e Escritor.
» Ciro José Tavares - Escritor, sobrinho-neto da poetisa "Adelle de Oliveira"
» Gibson Machado - Professor de Arte e Pesquisador.
» Silvino Potêncio - Poeta português, radicado em Natal/RN.
» Flauzineide Machado - Poeta e Escritora, Diretora de Eventos da SPVA-RN.
» Alice Brandão - Artista Plástica e Escritora (*)
» Rause Câmara – Mentor da CMTV – Televisão on-line de cearamirinense (*)
» Francisca Lopes – Professora e Poeta.
PARTICIPAÇÕES POÉTICAS:
» Cosme Lopes – Cordelista.
» Euds Martineri – Cordelista.
» Lillyan Siqueira.
PARTICIPAÇÕES ARTÍSTICAS:
» Múcio Vicente – Com literatura de Cordel.
» Crésio Tôrres – Com o monólogo “Canto da Boca da Mata”.
» Francisco Martins Neto – Com o lendário “Mané Beradeiro”.
EXPOSIÇÃO COLETIVA DOS ARTISTAS PLÁSTICOS:
» Ruy Lima; Santana; Vilela; Fábio di Ojuara; Walter luz; Euds Martineri; Idiana Rodrigues.
PARTICIPAÇÕES MUSICAIS:
» Família Câmara – Marcos; Railton; Maurício; Mocinha; Rayanne; Ana Priscila.
» Sâmia Rafaela;
» Eliel Silva;
» Giancarlos.
(*) Alice Brandão não estará presente pessoalmente e a CMTV estará participando ao vivo.
***************************
SEGUE EM ANEXO CARTAZ DO EVENTO
E O MAPA DO LOCAL.
Um cordial abraço, do além-mar...
CEIÇINHA CÂMARA
.
MÁRIO BARBALHO, O VAQUEIRO
Mário Barbalho é o vaqueiro vivo mais antigo das bandas dos sertões do Açu. Derrubador de gado dos bons. Reside na cidade de Açu na antiga rua da Palma, atual 11 de agosto. Todas as manhãs e à noite, quem passar por aquele logradouro vai encontrar Mário de cadeira na calçada, com aquele seu jeitão calado. Ele é meu primo segundo por ser filho de uma tia materna de minha mãe chamada Cecília Barbalho - Tia Cecília. Salvo engano, Mário derrubou gado até os seu bons sessenta anos de idade. Fica, portanto, a homenagem deste blog. E diz Renato Caldas:
Vaqueiro de minha terra!!
Subindo e descendo serra,
muntado em seu alazão...
Num intrincheirado de espinho,
Sem verêda e sem caminho,
Cum os óios presos no chão!
Precura a rez tresviada...
Pra onde foi. In que aguáda
Terá ela ido bebê...
- Grande mistério da vida!
Eu tenho uma rez perdida...
Qui nunca mais hei de vê...
Seu nome, era mocidade!
Deixô uma cria: - a Sodade,
No currá do coração...
Eu, muitas vezes campeio,
Num cavalo, magro e feio
Que eu chamo Rescordação.
- Nas noites inluaradas
Oiço rolá nas quebradas,
"O luar do meu sertão"...
É Catulo véio de guerra"!
Subindo e descendo serra
No seu cavalo alazão...
Vaqueiros de minha terra!
Bandeiras do meu Sertão.
Postado por Fernando Caldas
Vaqueiro de minha terra!!
Subindo e descendo serra,
muntado em seu alazão...
Num intrincheirado de espinho,
Sem verêda e sem caminho,
Cum os óios presos no chão!
Precura a rez tresviada...
Pra onde foi. In que aguáda
Terá ela ido bebê...
- Grande mistério da vida!
Eu tenho uma rez perdida...
Qui nunca mais hei de vê...
Seu nome, era mocidade!
Deixô uma cria: - a Sodade,
No currá do coração...
Eu, muitas vezes campeio,
Num cavalo, magro e feio
Que eu chamo Rescordação.
- Nas noites inluaradas
Oiço rolá nas quebradas,
"O luar do meu sertão"...
É Catulo véio de guerra"!
Subindo e descendo serra
No seu cavalo alazão...
Vaqueiros de minha terra!
Bandeiras do meu Sertão.
Postado por Fernando Caldas
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
CHICO BURREGO
Por Leonardo Sodré, jornalista e escritor
O diálogo acontecia num tradicional bar e restaurante de Mossoró, na época, nas cercanias da cidade, em meados dos anos 1980:
-Compadre, eu vou me deitar na mesa e você faz o discurso da minha despedida aqui da terra. Você prometeu que faria isso quando eu morresse, e, eu quero escutar, porque não tenho certeza se no dia eu vou estar atento, sorriu.
Depois de o garçom esvaziar a mesa de inúmeras cervejas e tira-gostos, que incluía deliciosos pedaços de galinha caipira, ele deitou-se e o discurso foi dito. Discurso que emocionou os amigos e todos os que estavam por perto. Até o defunto chorou.
Depois de tudo arrumado, a farra continuou, com os dois amigos rindo da empreitada. Raimundo Soares de Souza, ex-prefeito de Mossoró nos anos 1960 e Chico Burrego, seu fiel motorista, amigo e compadre. Anos depois o discurso de Raimundo foi repetido, dessa vez, de verdade, no túmulo de um dos maiores motoristas de Mossoró, que por ironia do destino, havia morrido atropelado.
Eles protagonizaram muitas histórias engraçadas. Nos meses de janeiro e fevereiro Raimundo costumava alugar casa de veraneio em uma das praias do litoral de Natal e lá ouvi muitas histórias e vivi pelo menos uma, pois na ausência de um bom jogador de buraco, fui escolhido para compor uma dupla com Burrego. Jogávamos contra Raimundo e seu filho Silvério (meu compadre) e durante toda uma tarde, entrando pela noite, não havíamos perdido uma só parada. Eu estava impressionado comigo mesmo – que jogo terrivelmente mal - e com a perspicácia de Burrego, que batia uma atrás da outra.
Raimundo reclamava e Silvério, na sua eterna calma, nada dizia, apenas alisava a barba, que naquele tempo usava. Em dado momento, numa das batidas de Burrego, que imediatamente começava a contagem e juntava todas as cartas, Silvério foi mais rápido e descobriu as cartas, encontrando por baixo muitas que não compunham jogo algum, as chamadas “bêbadas”, que Burrego, ardilosamente, colocava por baixo das que formavam o jogo final.
A reação de Burrego ao olhar fuzilante de Raimundo, que detestava perder foi inusitada:
-Compadre, esse menino está ficando muito sabido!
Raimundo vingou-se contando uma história do tempo em que era prefeito de Mossoró. Disse que em determinada ocasião saiu com seu compadre para inspecionar obras em alguns distritos, aproveitando para conversar com suas bases eleitorais. As estradas eram precárias, e já a noite, no caminho de volta para casa, ele coloca a mão no ombro de Burrego, que dirigia em silêncio, e diz:
-Você sabe como o povo é compadre. Nós somos muito amigos, sempre estamos juntos, almoçamos juntos, jantamos juntos, visitamos os distritos juntos, você me leva para a prefeitura, vai buscar...
Burrego, aproveitando uma das freadas, num dos inúmeros buracos da estrada, interrompe Raimundo e pergunta a razão daquela conversa toda. Raimundo, ainda com o braço rodeando o ombro de burrego e segurando o riso, responde procurando ficar o mais sério possível, com voz grave:
O povo está falando...
Burrego não diz uma palavra, continua atento a estrada e mexe os ombros, como se tivesse sido picado por um inseto, conseguindo tirar a mão de Raimundo do seu ombro. Passam-se uns três minutos, a estrada já estava mais lisa, e ele olhando para Raimundo, pergunta:
-Compadre, me diga uma coisa: prefeito não tem cu não é?
O diálogo acontecia num tradicional bar e restaurante de Mossoró, na época, nas cercanias da cidade, em meados dos anos 1980:
-Compadre, eu vou me deitar na mesa e você faz o discurso da minha despedida aqui da terra. Você prometeu que faria isso quando eu morresse, e, eu quero escutar, porque não tenho certeza se no dia eu vou estar atento, sorriu.
Depois de o garçom esvaziar a mesa de inúmeras cervejas e tira-gostos, que incluía deliciosos pedaços de galinha caipira, ele deitou-se e o discurso foi dito. Discurso que emocionou os amigos e todos os que estavam por perto. Até o defunto chorou.
Depois de tudo arrumado, a farra continuou, com os dois amigos rindo da empreitada. Raimundo Soares de Souza, ex-prefeito de Mossoró nos anos 1960 e Chico Burrego, seu fiel motorista, amigo e compadre. Anos depois o discurso de Raimundo foi repetido, dessa vez, de verdade, no túmulo de um dos maiores motoristas de Mossoró, que por ironia do destino, havia morrido atropelado.
Eles protagonizaram muitas histórias engraçadas. Nos meses de janeiro e fevereiro Raimundo costumava alugar casa de veraneio em uma das praias do litoral de Natal e lá ouvi muitas histórias e vivi pelo menos uma, pois na ausência de um bom jogador de buraco, fui escolhido para compor uma dupla com Burrego. Jogávamos contra Raimundo e seu filho Silvério (meu compadre) e durante toda uma tarde, entrando pela noite, não havíamos perdido uma só parada. Eu estava impressionado comigo mesmo – que jogo terrivelmente mal - e com a perspicácia de Burrego, que batia uma atrás da outra.
Raimundo reclamava e Silvério, na sua eterna calma, nada dizia, apenas alisava a barba, que naquele tempo usava. Em dado momento, numa das batidas de Burrego, que imediatamente começava a contagem e juntava todas as cartas, Silvério foi mais rápido e descobriu as cartas, encontrando por baixo muitas que não compunham jogo algum, as chamadas “bêbadas”, que Burrego, ardilosamente, colocava por baixo das que formavam o jogo final.
A reação de Burrego ao olhar fuzilante de Raimundo, que detestava perder foi inusitada:
-Compadre, esse menino está ficando muito sabido!
Raimundo vingou-se contando uma história do tempo em que era prefeito de Mossoró. Disse que em determinada ocasião saiu com seu compadre para inspecionar obras em alguns distritos, aproveitando para conversar com suas bases eleitorais. As estradas eram precárias, e já a noite, no caminho de volta para casa, ele coloca a mão no ombro de Burrego, que dirigia em silêncio, e diz:
-Você sabe como o povo é compadre. Nós somos muito amigos, sempre estamos juntos, almoçamos juntos, jantamos juntos, visitamos os distritos juntos, você me leva para a prefeitura, vai buscar...
Burrego, aproveitando uma das freadas, num dos inúmeros buracos da estrada, interrompe Raimundo e pergunta a razão daquela conversa toda. Raimundo, ainda com o braço rodeando o ombro de burrego e segurando o riso, responde procurando ficar o mais sério possível, com voz grave:
O povo está falando...
Burrego não diz uma palavra, continua atento a estrada e mexe os ombros, como se tivesse sido picado por um inseto, conseguindo tirar a mão de Raimundo do seu ombro. Passam-se uns três minutos, a estrada já estava mais lisa, e ele olhando para Raimundo, pergunta:
-Compadre, me diga uma coisa: prefeito não tem cu não é?
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
GARIBALDI FOI CONFIRMADO MINISTRO DA PREVIDÊNCIA
O senador pelo Rio Grande do Norte Garibaldi Alves Filho vai ser Ministro da Previdência Social. O convite da presidente eleita Dilma foi aceito pelo senador potiguar hoje â tarde na Granja do Torto. No seu microblog Garibaldi diz: "Estive há pouco na Granja do Torto. Onde tive um encontro com a presidente eleita Dilma e o futuro ministro, Antonio Palocci. E nesse encontro, a presidente oficializou o convite que eu assuma o Ministério da Previdència, desafio que eu aceitei com muita honra".
Postado por Fernando Caldas
HISTÓRIAS ORIGINAIS
Maria Betânia Monteiro - repórter
Não é uma biografia, adverte o escritor, jornalista e advogado Pedro Simões. Em seu livro “A Intriga do Bem”, o perfil de 21 personalidades potiguares é traçado de forma inédita. Utilizando a linguagem literária, Pedro fez dos perfilados personagens de suas próprias histórias. “Não é um livro extraordinário, porque eu não sou extraordinário, sou feijão com arroz, mas é no mínimo inédito”, disse o autor. A Intriga do Bem será lançado hoje, às 18h30, no Sesc da Cidade Alta. No momento do lançamento, a artista plástica potiguar, radicada em São Paulo, Alice Brandão, fará duas exposições. Uma dos retratos dos perfilados, pintados à óleo, e outra, uma releitura muito peculiar das obras do pintor Pablo Picasso.
Sobre o título do livro, o autor justifica: “Luís da Câmara Cascudo, disse certa vez que são muitos os que se ocupam em falar mal e poucos os que cuidam da intriga do bem”. Pois bem. Estes perfis servem a este tipo de intriga. No livro, Pedro trata de alguns amigos que teve a fortuna de “(re)colher” ao longo do tempo e também de admirá-los, pela preciosa e rara essência espiritual.
Alguns desses dispensam apresentação como a escritora Ana Maria Cascudo, o artista Dorian Gray Caldas, o jornalista Paulo Macedo. Outros precisam de prefácio, como Zé Félix, amigo da família. Sobre ele, Pedro escreveu: “Era de baixa estatura, talvez metro e meio. E andava com as pernas muito abertas, (era um tanto tortas, como os caubóis dos filmes de faroeste) e os pés na posição de quinze para as três”. O trecho retirado do livro é uma mostra da boa utilização dos recursos literários e da sensibilidade em descrever o perfilado.
Algo que só foi possível, graças à proximidade do autor com cada um de seus personagens. Aliás, foi da intensa amizade entre Pedro e o professor de direito Jales Costa que nasceu o livro. Depois da morte do professor, Pedro elaborou o seu perfil, lamentando a sua ausência e contando alguns causos. “Mostrei aos amigos e eles gostaram tanto, que me pediram para fazer outros perfis”, Explicou Pedro.
O critério para escolher 21 nomes já foi dito. Deveriam ser personalidades potiguares e fazerem parte de seu ciclo de amizade. No final das contas o livro é uma ode à amizade e à vida destes personagens públicos. Algo que fica bem claro quando se refere a Harmando Holanda: “dizem que os produtores de bons clichês que o verdadeiro amigo é como se fora um irmão com a vantagem de ter sido escolhido por nós, para o oposto. Pois é assim mesmo”.
Neste mesmo capítulo em que o autor se dedica ao irmão (de coração) Harmando Holanda, ele também dá uma pista sobre como trata as personagens biografadas. “Penso como seria Harmando sem os seus defeitos... algo insosso, insalure, fosco”. Ou seja, a imagem que pinta de cada um deles é tridimensional. Tem superfície, lateralidade, mas graceja da profundidade.
A contradição de seus personagens é retocada com o pincel da amizade. O exemplo disso pode ser visto no texto do jornalista Franklin Jorge. “Franklin aluga um castelo para colocar seus desafetos e um quarto para os amigos”, disse Pedro. Os defeitos de cada personagem estão contextualizados na razão de ser de cada um. A intenção foi compreendê-los, abrindo mão do julgamento. “Eles não se tornam bons por serem meus amigos, são meus amigos por serem bons e originais nas suas individualidades”, pontuou o autor. As figuras retratadas em “A Intriga do Bem” são seres humanos. Neles não reside o mítico, nem o lendário. São construções imperfeitas. São multifacetados, com certos ângulos simétricos, de incompreensível assimilação, de tal modo que só uma câmera que alcance grandes angulares e sensibilidade na perfeita captação da imagem sutil pode revelá-los num contexto de claridade e nitidez.
Ilustrando cada um dos biografados, a artista Alice Brandão, fez um trabalho minucioso. Conhecida nacionalmente por saber fazer a realidade virar imagens pinceladas, Alice recebeu as fotos, algumas deterioradas e em preto e branco, e deu bastante vida a cada uma delas. As telas foram impressas no livro, em preto e branco e em tamanho muito pequeno, mas estarão bem vivas na exposição, que acontecerá excepcionalmente durante o lançamento do livro.
Serviço
Lançamento do livro “A Intriga do Bem”, de Pedro Simões, hoje às 18h30, no Sesc Cidade Alta. Com telas de Alice Brandão.
Fonte: Tribuna do Norte
Não é uma biografia, adverte o escritor, jornalista e advogado Pedro Simões. Em seu livro “A Intriga do Bem”, o perfil de 21 personalidades potiguares é traçado de forma inédita. Utilizando a linguagem literária, Pedro fez dos perfilados personagens de suas próprias histórias. “Não é um livro extraordinário, porque eu não sou extraordinário, sou feijão com arroz, mas é no mínimo inédito”, disse o autor. A Intriga do Bem será lançado hoje, às 18h30, no Sesc da Cidade Alta. No momento do lançamento, a artista plástica potiguar, radicada em São Paulo, Alice Brandão, fará duas exposições. Uma dos retratos dos perfilados, pintados à óleo, e outra, uma releitura muito peculiar das obras do pintor Pablo Picasso.
Sobre o título do livro, o autor justifica: “Luís da Câmara Cascudo, disse certa vez que são muitos os que se ocupam em falar mal e poucos os que cuidam da intriga do bem”. Pois bem. Estes perfis servem a este tipo de intriga. No livro, Pedro trata de alguns amigos que teve a fortuna de “(re)colher” ao longo do tempo e também de admirá-los, pela preciosa e rara essência espiritual.
Alguns desses dispensam apresentação como a escritora Ana Maria Cascudo, o artista Dorian Gray Caldas, o jornalista Paulo Macedo. Outros precisam de prefácio, como Zé Félix, amigo da família. Sobre ele, Pedro escreveu: “Era de baixa estatura, talvez metro e meio. E andava com as pernas muito abertas, (era um tanto tortas, como os caubóis dos filmes de faroeste) e os pés na posição de quinze para as três”. O trecho retirado do livro é uma mostra da boa utilização dos recursos literários e da sensibilidade em descrever o perfilado.
Algo que só foi possível, graças à proximidade do autor com cada um de seus personagens. Aliás, foi da intensa amizade entre Pedro e o professor de direito Jales Costa que nasceu o livro. Depois da morte do professor, Pedro elaborou o seu perfil, lamentando a sua ausência e contando alguns causos. “Mostrei aos amigos e eles gostaram tanto, que me pediram para fazer outros perfis”, Explicou Pedro.
O critério para escolher 21 nomes já foi dito. Deveriam ser personalidades potiguares e fazerem parte de seu ciclo de amizade. No final das contas o livro é uma ode à amizade e à vida destes personagens públicos. Algo que fica bem claro quando se refere a Harmando Holanda: “dizem que os produtores de bons clichês que o verdadeiro amigo é como se fora um irmão com a vantagem de ter sido escolhido por nós, para o oposto. Pois é assim mesmo”.
Neste mesmo capítulo em que o autor se dedica ao irmão (de coração) Harmando Holanda, ele também dá uma pista sobre como trata as personagens biografadas. “Penso como seria Harmando sem os seus defeitos... algo insosso, insalure, fosco”. Ou seja, a imagem que pinta de cada um deles é tridimensional. Tem superfície, lateralidade, mas graceja da profundidade.
A contradição de seus personagens é retocada com o pincel da amizade. O exemplo disso pode ser visto no texto do jornalista Franklin Jorge. “Franklin aluga um castelo para colocar seus desafetos e um quarto para os amigos”, disse Pedro. Os defeitos de cada personagem estão contextualizados na razão de ser de cada um. A intenção foi compreendê-los, abrindo mão do julgamento. “Eles não se tornam bons por serem meus amigos, são meus amigos por serem bons e originais nas suas individualidades”, pontuou o autor. As figuras retratadas em “A Intriga do Bem” são seres humanos. Neles não reside o mítico, nem o lendário. São construções imperfeitas. São multifacetados, com certos ângulos simétricos, de incompreensível assimilação, de tal modo que só uma câmera que alcance grandes angulares e sensibilidade na perfeita captação da imagem sutil pode revelá-los num contexto de claridade e nitidez.
Ilustrando cada um dos biografados, a artista Alice Brandão, fez um trabalho minucioso. Conhecida nacionalmente por saber fazer a realidade virar imagens pinceladas, Alice recebeu as fotos, algumas deterioradas e em preto e branco, e deu bastante vida a cada uma delas. As telas foram impressas no livro, em preto e branco e em tamanho muito pequeno, mas estarão bem vivas na exposição, que acontecerá excepcionalmente durante o lançamento do livro.
Serviço
Lançamento do livro “A Intriga do Bem”, de Pedro Simões, hoje às 18h30, no Sesc Cidade Alta. Com telas de Alice Brandão.
Fonte: Tribuna do Norte
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
LIVRO EM HOMENAGEM A NATAL É PRODUZIDO PELA EDITORA DA UFRN
Foto: Vladimir Alexandre
Lançamento será no dia 12 de dezembro, às 17h, na Livraria Siciliano do shopping Midway Mall.
Por César Augusto, com dados da Agecom.A
Dorian Gray Caldas, membro da Academia Norte-riograndense de Letras.Carta aberta para a muito amada cidade de Natal. Esse é o tema do livro em homenagem a Natal, produzido pela Editora Universitária da UFRN e pelo artista Dorian Gray na comemoração dos 411 anos da cidade.
O lançamento será no dia 12 de dezembro, às 17h, na Livraria Siciliano do shopping Midway Mall. Na ocasião, o livro estará sendo vendido pelo valor de R$ 20 reais. A publicação contém reproduções de obras do artista e um poema de sua autoria, em um design diferenciado com folhas duplas.
O livro foi lançado inicialmente no Festival Literário da Pipa (Flipipa), em novembro passado, como parte de um projeto junto à ONG Educapipa. Os 100 exemplares produzidos para a ocasião possuíam capa única, produzidas por crianças moradoras de Pipa. A nova edição traz uma pintura de Dorian Gray impressa na capa.
O autor, Dorian Gray Caldas, nasceu em Natal no ano de 1930. Ele também é desenhista, escultor, gravador, ceramista, tapeceiro e escritor. Atualmente, é membro da Academia Norte-riograndense de Letras.
Do Portal Nominuto
Lançamento será no dia 12 de dezembro, às 17h, na Livraria Siciliano do shopping Midway Mall.
Por César Augusto, com dados da Agecom.A
Dorian Gray Caldas, membro da Academia Norte-riograndense de Letras.Carta aberta para a muito amada cidade de Natal. Esse é o tema do livro em homenagem a Natal, produzido pela Editora Universitária da UFRN e pelo artista Dorian Gray na comemoração dos 411 anos da cidade.
O lançamento será no dia 12 de dezembro, às 17h, na Livraria Siciliano do shopping Midway Mall. Na ocasião, o livro estará sendo vendido pelo valor de R$ 20 reais. A publicação contém reproduções de obras do artista e um poema de sua autoria, em um design diferenciado com folhas duplas.
O livro foi lançado inicialmente no Festival Literário da Pipa (Flipipa), em novembro passado, como parte de um projeto junto à ONG Educapipa. Os 100 exemplares produzidos para a ocasião possuíam capa única, produzidas por crianças moradoras de Pipa. A nova edição traz uma pintura de Dorian Gray impressa na capa.
O autor, Dorian Gray Caldas, nasceu em Natal no ano de 1930. Ele também é desenhista, escultor, gravador, ceramista, tapeceiro e escritor. Atualmente, é membro da Academia Norte-riograndense de Letras.
Do Portal Nominuto
domingo, 5 de dezembro de 2010
ESCRITOR POTIGUAR: O PRESENTE DE NATAL
Públio José – jornalista
publiojose@gmail.com
Saber das dificuldades de se praticar cultura por aqui – não é novidade; saber que governos preferem extrair da cultura seu lado festeiro – é púbico e notório; saber da penúria orçamentária vivida pelos órgãos estatais, que têm na cultura sua razão de existir – é coisa do arco da velha; saber do pouco lastro cultural que possuem nossos políticos – é notícia antiga; saber que, agindo para com a cultura com desprezo cavalar, os políticos são, por consequência, responsáveis pelo surgimento de levas sucessivas de gerações incultas, de pouquíssimo contato com elementos culturais, e hábitos de leitura semelhantes aos de nações de quinto mundo – tal fato até os postes reconhecem. Nomear as agruras que têm vitimado por aqui a cultura em geral, e a literatura em particular, tem sido inócuo, repetitivo e antiprodutivo. Pois todo mundo sabe, de cor e salteado, o enumerado no texto deste parágrafo – e muito mais.
Entretanto, chegando por aqui um marciano, e tomando conhecimento dos relatórios dos dirigentes públicos, vai ter inveja. E se encantará com o desempenho dos tais para com a cultura. Gastos estonteantes. Eventos numerosos... A glória! Por quê? Ora, por que! Eles descobriram que cultura rende voto. Como? Promovendo e patrocinando eventos de caviloso e distorcido conteúdo cultural. Geralmente, festas em datas comemorativas, realizadas em praça pública, com dinheiro estatal, e notórias pela vantagem de reunir grande número de pessoas. Para tanto, basta contratar uma banda de forró – de preferência a mais brega, de visual mais chamativo e de letras que há muito ultrapassaram o terreno do duplo sentido. Essas atraem. São grupos musicais que agradam pelo descarado apelo aos maus hábitos, à quebra de valores, à incitação ao alcoolismo, à vagabundagem e à sensualidade irresponsável.
Com eles a festa vai bombar! Sucesso garantido! E, para todos os efeitos, de “profundo cunho cultural”. Tudo pago pelos Ministérios da Cultura, do Turismo, como se fossem de natureza folclórica, turística, cultural. Para o governante só vantagem: faz política sem botar um tostão do bolso; se exibe para um grande público presente; posa para uma comunidade inculta como um grande promotor da alegria e do entretenimento aos mais humildes; além de registrar, nas prestações de contas aos órgãos de praxe, tais eventos como “voltados ao desenvolvimento cultural da comunidade”. Essa é uma postura tão enraizada, principalmente no interior, que seus dirigentes não conseguem mais enxergar o que é cultura – e o que não é. Certa vez, sugeri a um prefeito criar em seu município um coral. Ele ficou olhando pra mim “abestado” (como diria Tiririca), “como se fosse um boi olhando prum prédio”.
O quê fazer diante de tal quadro? Propor o quê? Seria extraordinário se fosse possível arrancar do coração estatal essa postura torta, enviesada. Porém, como – se bem aceita pelo povo? Pensando em contribuir de alguma forma, propusemos uma campanha, aproveitando o período natalino, que induza as pessoas a presentear com livros, já que presentear é da tradição natalina. Contatos feitos com entidades públicas, privadas, imprensa – e a receptividade tem sido muito boa. A campanha, em sua essência, pretende valorizar o livro para efeito de presente. Lembrando: livro de escritor potiguar. É pouco? É muito? Pela repercussão que a campanha vem obtendo, comprova-se que avançamos. Instituições e pessoas comuns já externam a ela seu comprometimento. Comentários se generalizam. Algo novo surge. E tudo tão simples. É só ir à livraria e adquirir um livro. De escritor local! Dará certo? Giremos a roda.
Postado por Fernando Caldas
publiojose@gmail.com
Saber das dificuldades de se praticar cultura por aqui – não é novidade; saber que governos preferem extrair da cultura seu lado festeiro – é púbico e notório; saber da penúria orçamentária vivida pelos órgãos estatais, que têm na cultura sua razão de existir – é coisa do arco da velha; saber do pouco lastro cultural que possuem nossos políticos – é notícia antiga; saber que, agindo para com a cultura com desprezo cavalar, os políticos são, por consequência, responsáveis pelo surgimento de levas sucessivas de gerações incultas, de pouquíssimo contato com elementos culturais, e hábitos de leitura semelhantes aos de nações de quinto mundo – tal fato até os postes reconhecem. Nomear as agruras que têm vitimado por aqui a cultura em geral, e a literatura em particular, tem sido inócuo, repetitivo e antiprodutivo. Pois todo mundo sabe, de cor e salteado, o enumerado no texto deste parágrafo – e muito mais.
Entretanto, chegando por aqui um marciano, e tomando conhecimento dos relatórios dos dirigentes públicos, vai ter inveja. E se encantará com o desempenho dos tais para com a cultura. Gastos estonteantes. Eventos numerosos... A glória! Por quê? Ora, por que! Eles descobriram que cultura rende voto. Como? Promovendo e patrocinando eventos de caviloso e distorcido conteúdo cultural. Geralmente, festas em datas comemorativas, realizadas em praça pública, com dinheiro estatal, e notórias pela vantagem de reunir grande número de pessoas. Para tanto, basta contratar uma banda de forró – de preferência a mais brega, de visual mais chamativo e de letras que há muito ultrapassaram o terreno do duplo sentido. Essas atraem. São grupos musicais que agradam pelo descarado apelo aos maus hábitos, à quebra de valores, à incitação ao alcoolismo, à vagabundagem e à sensualidade irresponsável.
Com eles a festa vai bombar! Sucesso garantido! E, para todos os efeitos, de “profundo cunho cultural”. Tudo pago pelos Ministérios da Cultura, do Turismo, como se fossem de natureza folclórica, turística, cultural. Para o governante só vantagem: faz política sem botar um tostão do bolso; se exibe para um grande público presente; posa para uma comunidade inculta como um grande promotor da alegria e do entretenimento aos mais humildes; além de registrar, nas prestações de contas aos órgãos de praxe, tais eventos como “voltados ao desenvolvimento cultural da comunidade”. Essa é uma postura tão enraizada, principalmente no interior, que seus dirigentes não conseguem mais enxergar o que é cultura – e o que não é. Certa vez, sugeri a um prefeito criar em seu município um coral. Ele ficou olhando pra mim “abestado” (como diria Tiririca), “como se fosse um boi olhando prum prédio”.
O quê fazer diante de tal quadro? Propor o quê? Seria extraordinário se fosse possível arrancar do coração estatal essa postura torta, enviesada. Porém, como – se bem aceita pelo povo? Pensando em contribuir de alguma forma, propusemos uma campanha, aproveitando o período natalino, que induza as pessoas a presentear com livros, já que presentear é da tradição natalina. Contatos feitos com entidades públicas, privadas, imprensa – e a receptividade tem sido muito boa. A campanha, em sua essência, pretende valorizar o livro para efeito de presente. Lembrando: livro de escritor potiguar. É pouco? É muito? Pela repercussão que a campanha vem obtendo, comprova-se que avançamos. Instituições e pessoas comuns já externam a ela seu comprometimento. Comentários se generalizam. Algo novo surge. E tudo tão simples. É só ir à livraria e adquirir um livro. De escritor local! Dará certo? Giremos a roda.
Postado por Fernando Caldas
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