sábado, 21 de março de 2009

ASSU NA GUERRA DO PARAGUAI

No meu tempo de criança ouvia-se frequentemente uma referência hilariante usada para ridicularizar a figura autoritária do presidente paraguaio Francisco Solano Lopez, tão sanguinário que ordenou a execução de dois irmãos e submeteu a Conselho de Guerra a própria mãe, deixando que fosse seviciada pelos julgadores. A expressão era "a posição que Lopez perdeu a guerra".

A interpretação é de que o invasor do território brasileiro teria se avacalhado na hora da rendição que lhe foi imposta pelas forças nacionais. Dava a impressão de que teria se "borrado" todo, num "trono" sanitário. Ou que teria sido vítima de uma dessas diarreias líquidas provocadas pelo nervosismo da derrota e da perspectiva de humilhação. Mas, passado o tempo, sabemos hoje que Lopez era de topar parada e não se rendeu como um amedrontando. Repeliu enquanto pôde ao cerco do Exército Brasileiro e foi rendido gritando vivas ao seu paraguaio.

Enquanto isso, aqui no Nordeste brasileiro o "voluntariado" para combater o avanço das tropas de Lopez sobre o Brasil, não era tão "voluntário! e o pessoal encarregado do recrutamento procurava os alistados que se refugiavam no mato para evitar o alistamento. Um dos artifícios utilizados pelos recrutadores era exatamente "tocar chocalhos dentro dos cercados para se confundirem com animais soltos no campo e assim conseguiu que os trânsfugas viesses em defesa de suas lavouras supostamente ameaçadas e aí fossem presos e levados para os batalhões de "voluntários da Pátria".

Mas isto não acontecia com muitos patriotas na defesa da soberania brasileira. Aconteceram casos de patriotas genuínos, como os dos assuenses Ponciano Bisneto Ferreira Souto, Ulisses Olegário Lins Caldas, seu irmão Perceval Lins Caldas e José Correia Teles, entre dezenas de outros filhos do Assu, considerado "um dos municípios que mais denodadamente honraram o Rio Grande do Norte na campanha contra Solano Lopez". Como registrou o historiador Adauto Câmara, citando boletins e Ordens do Dia dos arquivos nacionais ("O Rio Grande do Norte na Guerra do Paraguai", edição do IHGRN - Natal - 1951 - Tip. Galhardo - Rua Chile, 161).
Por que o destaque para estes quatro heróis, apenas?

A história da participação de Ulisses Caldas e Pecerval Caldas na Guerra do Paraguai é a mesma conhecida, embora ainda perdure muita ignorância quanto ao fato de sua bravura no front e até quanto a datas. Ulisses era alferes, em comissão, da Guarda Nacional. Nasceu em 1845 (ano da emancipação política da cidade). "Faleceu em 7 de novembro de 1866, no acampamento do 2. C. do Exército em consequência do ferimento recebido em um reconhecimento feito sobre o campo inimigo", como foi descrito na O>D. - 29 - de 24?11?66 do Visconde de Porto Alegre, general em campanha. Ulisses lançara-se sobre as baterias inimigas "com uma intrepidez que a todos surpreendeu, tomando duas bocas de fogo e fazendo flutuar primeiro no Curuzu o estandarte do Brasil". Fora promovido e era tenete desde 4 de setembro de 1866.

Percerval Caldas, 2. sargento, após o combate de Curuzu foi nomeado Alferes do 36. V.P do Maranhão. "Ferido na 2. Batalha de Tuiuti, foi morto em ação a 19 de março, num ataque a Estabelecimento, lutando junto ao 16. Batalhão de Infantaria". As baixas brasileiras nesse ataque foram: 148 mortos. 339 feridos, 42 contusos.
E Ponciano Bisneto?

Era tenente, nomeado junto com Ulisses Caldas, em 4 de setembro de 1866. Em 3/9 participara do assalto a Curuzu, integrando o 47. V.P. Depois, nomeado capitão por alto de bravura, recebeu a Medalha do Mérito Militar pelos combates de 6. 11 e 21 de dezembro (a Desembrada) em 1868. Ferido em combate. Nasceu em 1845, irmão do jornalista Elias Souto e do escritor José Leão Ferreira Souto. Faleceu a 06/10/1886, depois de ter sido Deputado Provincial no RN (1874-75 e 1876-77) em substituição ao pai, Cel Luiz Antônio Ferreira Souto, que faleceu em 1874.

Alguém no Assu conhece um tal de Correia Teles? Foi general de brigada (1897), combatente na Guerra do Paraguai. Também é filho da terra, onde nasceu em 1835. Foi praça em 1856, começando daí a sua carreira militar. Faleceu em 4/11/1897, depois de reformado.

Participara de toda a Campanha do Paraguai, sendo condecorado pelos governos da Triplice Aliança - Brasil, Uruguai e Argentina, em vários graus. Foi membro da Junta Governativa de Alagoas em 1891. (História do R.G.N. - A. Tavares de Lira).

Mas não é só.
O Assu participou na Guerra do Paraguai com cerca de 60 voluntários. Nenhum recusou o recrutamento. Mas, estes, coitados, entraram para o rol do anônimos.

____________________Celso da Silveira. Em, Salvados do Assu, 1996.

2 comentários:

  1. Ótima postagem, muito interesante, essa é uma página da história de Açu que eu não conhecia.

    ResponderExcluir
  2. Olá, achei muito interessante essa explanação sobre a participação de Ass(ç)u na Guerra do Paraguai. Atualmente desenvolvo pesquisa de mestrado em campo parecido, trato do recrutamento para a Guerra no Rio Grande do Norte, e já consultei as obras que citou, como a de Adauto e Lira, de modo que se tiver qualquer tipo de documentação sobre o tema ou afins, ou souber onde é, eu estou extremamente interessado.
    Ficaria imensamente grato pela ajuda na busca de documentação que possa me ajudar nesse momento que atravesso, sem falar que ajudaria a engrandecer um pouco a história de nosso Estado,
    Meu e-mail Urbano.matthaus@hotmail.com,
    abçs.

    ResponderExcluir

Que eu seja eternamente eterno louco e nunca deixe de sonhar na vida. (João Lins Caldas, pensador potiguar).