domingo, 18 de julho de 2010

NATAL SEDIA QUARTO ENCONTRO NACIONAL DE LÉSBICAS

Pela primeira vez Natal recebeu o Encontro Nacional de Lésbicas, que em sua quarta edição discutiu-durante três dias- temas importantes como à violência contra a mulher (hétero ou homossexual), preconceito e à luta pela efetivação de mais políticas públicas que diminuam as desigualdades sociais e respeitem a opção sexual. Paralelo ao Encontro foi realizado o VI Seminário Estadual Cidadania Lésbicas e Bissexual do Rio Grande Norte.


Cerca de 100 mulheres, de todo o país, participaram do Encontro que terminou na manhã deste domingo (18). “Neste evento também revisamos nossa carta de princípios e montamos nossa agenda de atividades para todo o ano”, disse a articuladora nacional da Liga Brasileira de Lésbicas no RN, Goretti Gomes.

Ainda segundo a Goretti, a LBL tem crescido bastante, só em Natal são cerca de mil mulheres cadastradas. Apesar desse crescimento ainda é grande o preconceito contra os homossexuais.

“Avançamos muito, não há o que negar. Mas ainda sofremos bastante com o preconceito e o nosso papel como cidadã é debater o assunto, provocar o debate com a sociedade para diminuir o preconceito”, disse Goretti Gomes.

Outro ponto discutido durante o evento foi a necessidade de inclusão dos crimes homofóbicos na legislação brasileira.

A Liga Brasileira de Lésbicas está presente em 14 estados brasileiros, das regiões Nordeste, Sul e Sudeste. Fundada em 2003 durante o Fórum Mundial de Porto Alegre, a LBL tem realizado um importante trabalho em todo o país. “Nesses sete anos de criação da LBL percebemos muitos avanços, inclusive, uma maior aceitação das lésbicas na sociedade. Porém, ainda é preciso lutar por mais autonomia da mulher no mercado de trabalho e políticas públicas voltadas para nós. Não somos muitas, mas já realizamos muitas coisas”, disse a articuladora nacional da LBL, Lurdinha Rodrigues

Fonte: Tribuna do Norte, 18.7.2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Marmore Ltda O granito Nero Ikeda tem uma combinação harmoniosa de cores e texturas, adicionando um toque extra de elegância a qualquer pr...