Terminou hoje, com um compromisso dos governadores no Ministério da Educação da Alemanha, à missão na Europa do Consórcio Nordeste.
Os governadores se encontraram com o diretor para Cooperação Internacional em Educação e Pesquisa, Frithjof Maennel e solicitaram apoio para a Educação Profissional e para promover intercâmbio de alunos do ensino médio dos 9 estados nordestinos com a Alemanha.
Participaram da missão os governadores Fátima Bezerra (RN), Rui Costa (BA), Renan Filho (AL), Camilo Santana (CE), João Azevêdo (PB), Paulo Câmara (PE), Wellington Dias (PI) e Belivaldo Chagas (SE), e o vice-governador Carlos Brandão (MA).
Antes da Educação os governadores nordestinos foram aos Ministérios da Economia e da Cooperação e Desenvolvimento Econômico.
“Temos muitas empresas com experiências nos setores de saneamento e energias limpas que podem se interessar por projetos no Nordeste. Queremos fazer uma parceria com vocês nessas áreas. Para nós é importante a preservação da floresta amazônica para aceitação desses projetos com o Brasil”, explicou o secretário de Estado do Ministério da Economia, Ulrich Nussbaum.
“Sabemos que a proteção do clima e das florestas tropicais é uma das temáticas mais importantes. Temos muito interesse em cooperar com o consórcio, em ações como a proteção ambiental. Sabemos do grande potencial que seus estados têm na área de energia renovável”, disse o diretor para a América Latina do Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento, Volker Oel.
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, informou que o Estado trabalha com mapa eólico e solar que identifica novas áreas favoráveis à instalação de novos campos de produção de energia. “Isso abre caminhos para atrair novos investimentos, estreitar laços e ampliar a integração econômica e cultural”, afirmou.
Fotos Elisa Elsie
Nenhum comentário:
Postar um comentário