24/03/2020
Em
alinhamento com as determinações da Agência Nacional de Energia
Elétrica (Aneel) para o enfrentamento da pandemia do coronavírus
(Covid-19), a Neoenergia ampliou
a disponibilidade de canais digitais e suspendeu o corte de energia
para os mais de 14 milhões de clientes residenciais em todas as áreas de
concessão de suas distribuidoras. A medida atende à determinação da
Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e abrange os estados da
Bahia (Coelba), Pernambuco (Celpe), Rio Grande do Norte (Cosern), interior de São Paulo e cinco municípios do Mato Grosso do Sul ( Elektro).
A atividade de corte será suspensa por 90 dias, conforme Resolução
Normativa do órgão regulador, deliberada pela Diretoria da Aneel, nesta
terça-feira (24).
Apesar
da suspensão excepcional do corte, a Aneel solicitou que os clientes
que tiverem condições de pagar as contas honrem seus compromissos e,
assim, evitem a incidência de encargos. A recomendação da agência
reguladora reforça a importância do setor elétrico para a economia e
para a arrecadação de recursos para os Estados, que utilizam a verba
para implementar políticas públicas e, neste momento, para combater ao
coronavírus. A fatura de energia muitas vezes funciona como meio de
arrecadação para hospitais e instituições beneficentes, que dependem
desse recurso para continuar promovendo atendimentos.
Por
prestar um serviço essencial à população, as distribuidoras manterão
equipes de prontidão trabalhando initerruptamente para assegurar o
regular fornecimento de energia aos clientes. Nesse sentido, todo o
esforço da Neoenergia e de suas distribuidoras será com a finalidade de
permitir o funcionamento, sobretudo, de hospitais, unidades de saúde,
instituições públicas e privadas, além de contribuir com o conforto e o
bem-estar de milhares de famílias.
Em
função da emergência de saúde pública, a Aneel definiu que as
distribuidoras devem evitar a realização de serviços presenciais. Sendo
assim, o envio de faturas de energia poderá ser efetuado por meios
eletrônicos, como e-mails ou disponibilização de códigos de barras por
aplicativos. A empresa orienta seus clientes que cadastrem ou atualizem
seus endereços eletrônicos e solicitem a modalidade de fatura por
e-mail, em substituição à entrega presencial das contas impressas.
Como
medida preventiva e alinhada com as orientações do Ministério da Saúde e
da Aneel para combater o avanço do coronavírus, a Neoenergia já havia
determinado o fechamento das lojas de atendimento e instituiu medidas de
isolamento social. Para suprir a demanda dos clientes, a empresa
viabilizou diversas opções de canais digitais para solicitar serviços
comerciais e emergenciais, disponíveis 24 horas por dia, com a mesma
qualidade e rapidez. As distribuidoras também foram autorizadas pela
Aneel a realizar leituras de consumo por média aritmética para evitar a
exposição de leituristas e clientes ao vírus. Outra opção defendida pelo
regulador é a realização da leitura e envio para a empresa pelo próprio
consumidor, prática já adotada por alguns. Todas essas medidas têm a
finalidade de contribuir com o isolamento social e inibir a proliferação
do coronavírus.
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