quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

 

Por Wandyr Villar

 

UMA PIONEIRA – Clara Soares (minha tia bisavó): primeira pessoa a colecionar livros, periódicos, fotos e documentos do RN, ainda no século XIX. Primeira mulher a possuir uma câmera fotográfica e gravador, em Natal. Primeira mulher a ouvir um gramophone em Natal. Primeira musicóloga do RN, colecionadora de discos, modinhas e partituras. Genealogista, pesquisadora da memória do estado, com várias colaborações em nossa imprensa periódica.

Durante mais de 70 anos devotou à vida ao Instituto Histórico e Geográfico do RN – que foi presidido e fundado por seu pai Cel. Pedro Soares de Araújo (meu trisavô) e igualmente por Vicente de Lemos (meu trisavô) – sogro de seu irmão Antônio Soares (meu bisavô) – doando coleções de jornais que ela mesma pagava a encadernação, doou vários artefatos para o museu da instituição, fez várias doações em dinheiro, além de inúmeros livros e um grande montante do acervo fotográfico. O Instituto Histórico e Geográfico do RN, NUNCA prestou uma homenagem à Clara Soares – nem mesmo uma foto em uma de suas paredes – uma VERGONHA, se é que a instituição (e sócios) sabe o que esta palavra significa.

Graças ao trabalho BENEMÉRITO de Clara Soares em Natal existe a Praça Padre João Maria (seu grande amigo). Foi uma árdua defensora da educação feminina do estado, se dedicou vários anos à Escola Doméstica e à Liga de Ensino, também fundada por seu pai. Graças a ela, a memória da escola existe, já que quase todo o acervo documental da instituição, foi doado por ela – fato que a professora Noilde Ramalho, amava me lembrar.

Também se dedicou à educação das mulheres, juntamente com seu outro irmão Luiz Soares, na prática do escotismo. Foi uma das grandes entusiastas do desporto no RN, ajudando a criar várias agremiações. Um grande nome da caridade em Natal. Nasceu em Assu em 1881, se encantou em Natal em 1975 [Wandyr Villar].


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tudo tem origem nos sonhos. Primeiro sonhamos, depois fazemos (Monteiro Lobato)