sábado, 2 de janeiro de 2021

 Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo

No dia 30 de dezembro de 1898, há 122 anos, na Rua das Virgens, bairro da Ribeira, em Natal, nascia LUÍS DA CÂMARA CASCUDO. Segundo ele, era pois um "canguleiro". Foi batizado pelo santo padre João Maria e, em sua adolescência, era chamado de "Príncipe do Tirol". Em jornais potiguares, começou a escrever em 1918 e, no ano de 1921, publicou o seu primeiro livro, "Alma Patrícia". Após dez anos de pesquisa solitária e dedicação constante, em 1954, lançou a monumental obra "Dicionário do folclore brasileiro", firmando-se como um dos mais importantes folcloristas do Brasil. Foi professor durante toda a sua vida, título do qual tinha mais orgulho.

Para nós, que fazemos o Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo, ele representa não apenas a razão da nossa existência institucional, mas o motivo maior de nossa missão, que é perpetuar o seu legado e difundir a sua obra. Hoje, um dia muito especial para nós, comemoramos o seu aniversário e saudamos uma vida inteira dedicada ao estudo, à pesquisa e à valorização da cultura brasileira. Feliz Aniversário! Viva Cascudo!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Luizinho Cavalcante IV Cultura Viva, acontecerá no 1º de junho no bar de Ninha - Pacheco O blog Carnaubais Para Todos segue promovendo a n...